sexta-feira, 19 de outubro de 2018

CHINA VAI LANÇAR LUA ARTIFICIAL PARA ILUMINAR A TERRA.

A China vai lançar no espaço até 2020 uma lua artificial, que refletirá na Terra a luz do sol durante a noite e permitirá economizar iluminação.

Este satélite, equipado com uma película refletora terá como missão iluminar a grande cidade de Chengdu (sudoeste) e deverá ser oito vez mais luminoso do que o astro lunar, noticiou o jornal China Daily. 

Um primeiro exemplar deverá ser enviado para o espaço, seguido, em caso de sucesso, de três outros em 2022, explicou ao diário Wu Chunfeng, chefe da Tian Fu New Area Science Society, organismo responsável pelo projeto. 

"A primeira lua será sobretudo experimental, mas as três a enviar em 2022 constituirão o produto final. Terão um grande potencial em termos de serviços à população e do ponto de vista comercial", acrescentou. 

Ao reenviar para a Terra a luz do sol, o satélite, que subirá a 500 quilómetros de altitude, deverá substituir parcialmente as lâmpadas. Poderá também fazer poupar cerca de 1,2 mil milhões de yuan (150 milhões de euros) em eletricidade na cidade de Chengdu se conseguir iluminar uma superfície de 50 quilômetros quadrados. 

A fonte de iluminação artificial poderá igualmente ser usada após catástrofes naturais, enviando os raios solares para as zonas terrestres onde a iluminação elétrica tenha sido cortada, sublinhou Chunfeng.
Fonte/Notícias ao Minuto.

Pesquisar este blog