sábado, 26 de janeiro de 2019

JUSTIÇA DETERMINA BLOQUEIO DE R$ 1 BILHÃO DA VALE APÓS DESASTRE EM MG

Rompimento de barragem da mineradora em Brumadinho matou pelo menos nove pessoas e deixou 300 desaparecidos.
Após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, a Justiça de Minas Gerais determinou no fim da noite desta sexta-feira (25) o bloqueio de R$ 1 bilhão em contas da mineradora. 

A medida atende a um pedido do governo do estado de MG para "imediato e efetivo amparo às vítimas e redução das consequências" do desastre. O valor será transferido para uma conta judicial. Além disso, a Vale fica obrigada a apresentar um relatório acerca das medidas já tomadas de ajuda às vítimas em até 48 horas. 

A sentença também determina que a mineradora “cumpra protocolo para desastres, para estancar os vazamento da barragem em até 5 dias”, que “dê início à remoção do volume de lama lançado pelo rompimento da barragem”, “que realize mapeamento para elaborar um plano de recomposição da área afetada” e “que adote medidas para evitar a contaminação de nascentes” e “que controle, imediatamente, a proliferação de pragas e vetores de doenças”. 

O desastre aconteceu no início da tarde da sexta. Até a madrugada deste sábado (26), foram confirmadas nove mortes. Há cerca de 300 desaparecidos. Outras 189 pessoas foram resgatadas.
Fonte: Notícias ao Minuto.

Pesquisar este blog