quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

POLICIA FEDERAL ALERTA PARA O GOLPE DO MATERIAL ESCOLAR.

Imagem: PF-PE
Mês de janeiro é sinônimo de compra de material escolar para os filhos, e é justamento a época que mexe bastante com o orçamento das famílias, pois é nesse mês que chegam muitas despesas, IPTU, IPVA, Taxas de condomínios, seguros de carro entre outras, além das despesas herdadas das compras de fim de ano. Então a ordem dos pais é pesquisar, barganhar e pechinchar o quanto pode.

E é nesse cenário que a Policia Federal está alertando para um novo golpe que estar começando a ganhar visibilidade nas redes sociais - desta vez a estratégia para enganar as pessoas promete material escolar gratuito, através do compartilhamento de mensagens instantâneas. Até agora mais de 560 mil brasileiros já foram enganados. Os bandidos estão se aproveitando da alta procura por itens de material nos primeiros dias do ano para iludir suas vítimas oferecendo brindes. 

Os criminosos sempre procuram chamar a atenção para temas que atraiam o maior número possível de pessoas para clicar no link malicioso e assim, potencializar os ataques. O golpe começa através de uma mensagem enviada pelo WhatsApp que está circulando desde o dia 03 de janeiro e promete, caso seja compartilhada com mais cinco amigos, amostras grátis de produtos de uma empresa especializada em material escolar (Faber-Castell). Após este procedimento, o usuário é redirecionado para uma página que requisita informações pessoais (número de telefones e documentos, e-mail, endereço) para que supostamente os produtos sejam entregues. A intenção é roubar dados a serem utilizados em golpes financeiros através de um vírus instalado no celular ou computador e também dar lucro ao golpista com downloads de programas e comerciais para os quais estão sendo direcionados. Uma novidade no golpe é que os falsários estão usando o aplicativo *Facebook Messenger para enviar as mensagens.*

COMO SE PROTEGER
1-Evite clicar em links suspeitos nos quais você não sabe a procedência;
2-Preste atenção em erros ortográficos do anúncio;
3-Faça uma consulta na internet sobre a informação para ver se não trata-se de um golpe;
4-Desconfie de promoções que parecem boas demais e dizem presentear usuários com brindes em troca de compartilhamento;
5-Se receber qualquer promoção em seu celular ou computador, vá até o site oficial da empresa e verifique se a oferta está mesmo sendo oferecida. 

A empresa Faber-Castell já se manifestou através de nota informando que não está realizando nenhuma ação promocional via canais de terceiros. Além disso, a companhia esclareceu que quando realiza uma promoção, faz por meio de seus canais oficiais como sites e redes sociais. 

Tal crime é previsto pela Lei Carolina Dieckmann (Lei 12.737-2012) por invasão de dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita, além do crime de estelionato previsto no artigo 171 do código penal -  por obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento cujas penas variam de 1 ano de detenção a 5 anos de reclusão.  

Página Falsa distribuída pelos golpistas.
Foto: PF-PE.
Página de alerta da empresa Faber Castell.
Foto:PF-PE
Fonte: Polícia Federal de Pernambuco
Colaboração: Jornalista Izaias Néu.

Pesquisar este blog