quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

GOVERNO DECIDE ENCERRAR O PROGRAMA MAIS MÉDICOS.

A ideia é substituir o programa por um plano de carreiras que irá tornar regiões de "difícil provimento" mais atrativas aos profissionais.
Quase dois meses após o governo cubano suspender a participação dos profissionais no Programa Mais Médicos, o governo de Jair Bolsonaro decidiu encerrar o programa e informou que um novo projeto será implementado. A ideia é substituir o Mais Médico por um plano de carreiras que irá tornar algumas regiões do Brasil Mais atrativas aos profissionais.

De acordo com a secretária de gestão no trabalho e educação em saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, não serão mais abertos editais do Mais Médicos Com isso, os profissionais que atuam no programa permanecerão até o final dos contratos, que têm duração de três anos. Cerca de 8.500 vagas foram abertas após a saída dos cubanos e até o momento ainda restam 1.462 vagas não preenchidas. "Todas as vagas do atual edital foram completadas por brasileiros inscritos. E esse deverá ser o último edital do programa, que será substituído pela carreira federal em áreas de difícil provimento e que está em elaboração", declarou Mayra.

Com a ocupação total das vagas, que, segundo a pasta da saúde, poderá ser preenchida com os cerca de 3.700 médicos brasileiros que são formados no exterior e se inscreverão no edital ainda esta semana, os profissionais estrangeiros inscritos no programa, que deveriam escolher os municípios nos dias 18 e 19 deste mês, não devem mais participar dos Mais Médicos.

O governo de Cuba anunciou no dia 14 de novembro de 2018 a retirada do Programa Mais Médicos após a rejeição das modificações anunciadas pelo, até então, presidente eleito Jair Bolsonaro. "O ministério de Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos, assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa", disse o comunicado.

O programa Mais Médicos foi criada em 2013 pelo Governo Dilma Roussef com o objetivo de que os profissionais atuassem em áreas distantes e vulneráveis do País.
Fonte: NE10.

Pesquisar este blog