sexta-feira, 16 de agosto de 2019

DIÁLOGOS INDICAM LOBBY ENTRE DELTAN, STV E GOVERNO BOLSONARO PARA EMPLACAR NOVO PGR.

Novas mensagens divulgadas sugerem articulação entre procuradores, ministros e, inclusive, políticos investigados pela Operação Lava Jato.

O procurador Deltan Dellagnol usou do prestígio que ganhou como coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba para faze lobby com ministros do governo Bolsonaro (PSL), senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e emplacar seu aliado no Ministério Público Federal (MPF), o procurador regional da república Vladimir Aras, como o novo comandante da Procuradoria-Geral da República (PGR).

É o que apontam novas mensagens divulgadas nesta sexta-feira pelo UOL e enviadas por fonte anônima ao site The Intercept Brasil. Tais diálogos atribuídos ao procurador e Aras revelam seu engajamento pessoal na campanha do aiado e, ao mesmo tempo, receio que sua ajuda viesse a público. "bom ficarmos [sic] na sombra", disse Deltan a Aras. 

Quem é Vladimir Aras?
O procurador Vladimir Aras é o atual coordenador do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri Federal da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF. Ele já ocupou os postos de: secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR na gestão do ex-PGR Rodrigo Janot e fez parte dos GTs (Grupos de Trabalho) de Crime Organizado e de Lavagem de Dinheiro e Crimes Financeiros da PGR.

Confira as mensagens.

11 de outubro de 2018.
Vladimir: Fala como Moro sobre minha candidatura a PGR com Bolsonaro eleito, vou me candidatar.

Deltan: Pra ter contexto, qual o objetivo de falar com ele agora? Pedir o apoio dele quando for ministro do STR? rs. Ver o que ele acha?

Vlademir: Precisamos ter continuidade na PGR Eu já falei com ele. Ele disse que sou bom candidato. Mas achava que era requisito ser Sub. Ele já tem prestigio agora Onys será Casa Civil. Ele vai ser ouvido pelo presidente na indicação.

Deltan: conseguimos articular sua indicação. Temos várias pessoas pra chegar lá. Várias pessoas que se associaram a nós na luta contra a corrupção e que estão por perto dele.

No dia 14 de abril, às 15h33, Deltan fala: 'Peço reserva, mas Moro confirmou pra mim que Você é o candidato que ele vai defender'.

No dia 19 de fevereiro, Aras pede a ajuda de Dallagnol para ter acesso à cúpula do judiciário. 'Você poderia me apresentar a Barroso e Fachin?", questionou. "Preciso de aliados no STF', disse.

E 4 de março, Deltan envia para Aras uma lista de senadores em postos de liderança que deveriam ser procurados em busca de apoio.

Qual é a função do PGR?
Só o procurador-geral da república pode processar o presidente da República e membros do Congresso Nacional. Além disso ele é responsável por comandar a estrutura administrativa do MPF, autar junto ao STF e acusar a inconstitucionalidade de leis, decretos e outras medidas legislativas ou o descumprimento de alguma prática inconstitucional. Ainda cabe ao PGR criar e renovar o funcionamento das forças-tarefa, como a Lava Jato. 
Fonte: NE10.

Pesquisar este blog