sábado, 12 de outubro de 2019

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS


ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS.
O DIA DAS CRIANÇAS foi criado no Brasil antes de ser comemorado no resto do mundo.
A ideia foi de um político Brasileiro (deputado federal Galdino do Valle Filho), em 1920, e oficializada em 5 de novembro de 1924 pelo então presidente Arthur Bernandes. 
Por quase quatro décadas, a data passou meio despercebida. A situação mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se associaram para lançar a promoção "Semana do Bebê Robusto" aproveitando a comemoração já existente para alavancar a venda de produtos para crianças, e foi dai que ela passou a se celebrada em 12 de outubro.

O dia 12, porém não é uma data universal. O dia das crianças é comemorado em mais de 100 países, porém em dias diferentes.

A data mais unificada, em que a maioria dos países celebram as crianças, é o dia 20 de novembro, que é o dia em que a UNICEF oficializou a Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Alguns países têm outras datas para essa celebração. Por exemplo: No Japão esse dia celebrado separadamente, os meninos é comemorado no dia 5 de maio e as meninas 3 de março (igual também na China). 

Em Moçambique, essa celebração ocorre no dia 1° de junho para marcar o dia em que as forças nazistas, assassinaram cruelmente muitas crianças pequena (fato ocorrido no ano de 1943).

Na Nova Zelândia o dia das crianças é comemorado no primeiro domingo de março. É o dia que se aproveita para passar mais tempo com a família. 


Pesquisar este blog