sexta-feira, 20 de março de 2020

FORMA GRAVE DA DENGUE PODE SER FATAL; DESCUBRA OS GRUPOS QUE CORREM MAIS RISCOS.

Neste ano, já forma notificados mais de 94 mil casos prováveis de dengue em todo o país. Destes, 682 foram confirmados como dengue grave ou dengue com sinais de alerta, que podem matar.
Neste ano, já foram notificados mais de 181 mil casos prováveis de dengue em todo o país. Destes, 1.472 foram confirmados como dengue grave ou dengue com sinais de alerta, que podem matar. No ano passado, a doença transmitida pelo Aedes aegypti matou 728 brasileiros. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, a dengue grave pode ser fatal por causar acúmulo de líquidos, dificuldade respiratória, insuficiência de órgãos e até hemorragias. Os sinais de alerta ocorrem de três a sete dias após os primeiros sintomas e incluem intensa dor abdominal, tontura, sede intensa, vômito constante, respiração ofegante, sangramento na gengiva e fadiga. 

O médico sanitarista e pesquisador da Fiocruz, Cláudio Maierovitch, ressalta a importância de se hidratar, logo ao perceber os sinais de alerta, e procurar assistência médica o quanto antes para evitar o agravamento da doença: 

“Dengue grave é uma evolução desta situação em que aparecem os sinais de alarme. Às vezes, aparecem os sinais de alarme e a pessoa se recupera completamente. Mas, às vezes, a pessoa pode ter sangramentos ‘importantes’ e pode ter uma queda da pressão, a ponto de que seja uma doença fatal. Então, qualquer caso com a pessoa suspeitando que tem dengue – seja dengue comum, com sinais de alerta ou até com sinal de agravamento maior – ela tem que se hidratar muito, beber muita água até que consiga acesso à assistência médica.” 

Ainda segundo Maierovitch, o primeiro fator que aumenta as chances da dengue evoluir para um quadro grave é a pessoa já ter contraído outro sorotipo da doença anteriormente. A dengue também oferece mais riscos a quem tem alguma deficiência nos mecanismos de defesa, como pessoas que tomam medicamentos corticoides ou que fazem tratamento para câncer. O especialista explica, ainda, que determinadas faixas etárias, como crianças e idosos, também correm mais riscos de que a doença evolua para o quadro grave: 

“Crianças muito pequenas, que ainda não têm seu sistema imunológico bem desenvolvido, ou os idosos, que, além de terem, muitas vezes, problemas imunológicos, com muita frequência já têm outras doenças – como doenças cardíacas, pulmonares, renais - então essas pessoas são mais frágeis caso elas tenham uma infecção por dengue, portanto têm mais chances de que a doença se complique.”  

Maierovitch ressalta ainda que pessoas idosas ou com problemas cardíacos e renais devem ter atenção redobrada, uma vez que o tratamento para a dengue é baseado em hidratação intensa. Esses grupos podem apresentar dificuldade ao ingerir muito líquido, então é necessário tomar cuidado para não sobrecarregar o coração, os pulmões e os rins. 
Fonte: Agência Rádio Mais.

Escute essas e outras notícias na nossa rádio:



Baixe o aplicativo.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.shoutcast.stm.conexaoweb

Pesquisar este blog