quarta-feira, 16 de junho de 2021

PIONEIRISMO NA POLÍTICA DE IBIRAJUBA. (Reprise)

M
ARIA CALADO DE COUTO (MARIQUINHA DE ZÉ DE TOTA), nasceu em 25 de abril de 1947. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Ibirajuba. Ele se elegeu para o cargo com 185 (cento e oitenta e cinco) votos, sendo a quarta colocada naquele pleito. Quando ocupou o cargo de vereadora, Dona Mariquinha tinha 41 anos.

Naquela época, era muito difícil o ingresso das mulheres na política, era um período que as mulheres tinham pouca ou quase nenhuma liberdade de expressão. Por isso dona Mariquinha teve um papel importantíssimo, de coragem, pioneirismo e abertura de espaços para a voz feminina na politica local.

Dona Mariquinha também se destaca, porque ele faz parte do grupo de parlamentares que aprovara a Lei Orgânica do Município.

Hoje Maria Calado de Couto tem 74 anos, é viúva e reside na cidade de Ibirajuba junto com os seus familiares.

Precisa-se de mais mulheres na política brasileira. No Brasil para cada sete vereadores um é mulher, (aqui em Ibirajuba não temos nenhuma na legislatura atual) um índice ainda muito baixo, porque segundo o IBGE o número de eleitores do sexo feminino é superior ao do sexo oposto.

Bom seria que as escolas e os meios de comunicação e as redes sociais incentivassem mais a participação das mulheres na política.

"Tenha JESUS o seu coração"
ATÉ BREVE

Pesquisar este blog