sábado, 2 de outubro de 2021

02 DE OUTUBRO

HOJE NA HISTÓRIA

1910
- Em Milão-Itália. Ocorreu o primeiro acidente entre dois aviões na história - Há 111 anos.

1914- Fundação do município de Porto Velho (capital do Estado de Rondônia).- Há 107 anos.

1924-
Acontece o primeiro gol olímpico (gol marcado diretamente de uma cobrança de escanteio) registrado na história do futebol. O gol aconteceu em um jogo amistoso entre as seleções de Argentina e Uruguai. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari. Chama-se gol olímpico, porque foi marcado contra o Uruguai, que era o atual campeão olímpico. 
O jogo foi vencido pela argentina pelo placar de 2x1. Há 87 anos. 

1960- Inauguração do Estádio do Morumbi e São Paulo. Há 61 anos. 

1961- O Congresso nacional aprova emenda constitucional que institui o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assuma a presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros. Há 60 anos.

1974-
Última partida de Pelé com a camisa do Santos. A partida aconteceu na Vila Belmiro contra a Ponte Preta, em um jogo válido pelo campeonato paulista naquele ano. Ao ser substituído, Pelé se ajoelhou e ergueu os braços em direção ao céu. A imagem ficou marcada na história do futebol mundial. Após o gesto, o "Rei" deu a famosa volta olímpica diante de sua torcida. Há 47 anos. 

1992- Chacina do presídio do Carandiru, em São Paulo, com 111 detentos mortos pela Polícia Militar após uma rebelião.  
Fernando Collor é afastado da Presidência até o Senado concluir o processo de impeachment. O vice-presidente Itamar Franco Assume. Há 29 anos. 

1997-
Terceira e última  visita do Papa João Paulo II ao Brasil. A visita aconteceu na cidade do Rio de Janeiro-RJ. A visita do Papa reuniu dois milhões de pessoas no aterro do Flamengo. Ao se despedir o João Paulo II prometeu uma próxima visita, que não veio acontecer, por motivos da saúde do Papa que se agravou nos anos seguintes. Há 24 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog