terça-feira, 9 de novembro de 2021

DOIS ZÉ VAQUEIRO?

Cantores de forró tinham mesmo nome artístico e histórias parecidas até 2020, quando um deles estourou. Agora, o outro vira 'Zé Estilizado' e diz que escritório do Zé mais famoso rompeu acordo.
      José Jacson                                         Wesley dos Santos  
"É o Zé Vaqueiroooooo, o originaaaaal..." É difícil não ouvir por aí o bordão do dono de hits como "Tenho Medo", "Letícia", "Cangote" e "Volta comigo bb". Ele se cham José Jacson de Siqueira dos Santos Júnior, tem o nome artístico Zé Vaqueiro e é um dos cantores mais ouvidos do Brasil.

Muita gente não sabe que o termo "o original" no bordão surgiu par diferenciá-lo de um homônimo de história parecida, trajetória semelhante no interior de Pernambuco e que chegou a contestar o registro do nome artístico, mas acabou comendo poeira, com sucesso bem menor.

Agora, o "outro Zé Vaqueiro", nascido Wesley dos Santos Vieira, mudou o nome artístico para Zé Estilizado. Ele desistiu da disputa no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Wesley diz que foi traído pelo Vybbe, empresa de Xand Avião, que contratou o Zé Vaqueiro famoso. 

A ideia de Wesley era mudar voluntariamente o nome e abandonar a contestação no INPI. Em troca, a Vybbe o ajudaria a pagar o material de divulgação com a nova marca. Mas ele diz que acabou ficando sem o nome artístico e sem a ajuda supostamente prometida. 

A coincidência da origem impressiona: José Jacson fazia pequenos shows no sertão de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueriro. Ele despontou ao compor um hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Vem me amar", seguido dos sucessos citados no início. 

Wesley também fazia pequenos shows no interior de Pernambuco quando entrou na onda da pisadinha com o nome artístico Zé Vaqueiro. Ele despontou ao compor outro hit famoso na voz de Jonas Estilizado, "Investe em mim", seguido de músicas que até passaram da marca do milhão no YouTube, mas não decolaram.

Ambos dizem que não sabiam da existência do outro ao escolher o nome, se conheceram e até beberam juntos. Wesley até colocou o complemento "Estilizado" no nome para diferenciar.

Os dois passaram rapidamente de vídeos caseiros com pouca repercussão e a clipes vistos milhões de vezes no YouTube. Até o início de 2002, estavam em patamar semelhante de sucesso. Mas desde então José Jacson disparou e ainda assinou contrato com a Vybbe.

Na internet, os primeiros registros musicais usando o nome encontrados são de José Jacson. Wesley foi o primeiro a tentar fazer o registro no INPI, mas agora desistiu da causa.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog