terça-feira, 5 de abril de 2022

COLUNA DO JOÃO PAULO

HOJE VAMOS FALAR DE CRÉDITO DE CARBONO
Para entender mais sobre o CRÉDITO DE CARBONO temos que voltar um pouco para a década de 70. Foi nessa época que aconteceram as primeiras reuniões globais entre os países, para tratar sobre a questão ambiental. A primeira grande reunião foi na Suécia em Estocolmo e ficou conhecida como Estocolmo 72. A grande temática desta reunião era no momento a questão de desenvolvimento, esse foi o grande embate entre os países subdesenvolvido e os desenvolvidos, assim eram chamados na época.

Na década de 80 veio outra grande conferencia desta vez em Nairóbi mais não teve grandes resultados. No final da década de 80 já se falava sobre a questão do meio ambiente em si, a questão de acordo mais significativos. Depois teve a reunião em 92 chamada de ECO 92 foi no rio de janeiro e nesta, foi elaborada a agenda 21, ai já começam apensar em ações mais significativas, mais fortes esta reunião foi tão importante que a partir dela todas as reuniões que são realizadas a cada 10 anos, ficaram chamada de rio: Rio + 10, Rio + 20 dai por diante. Em uma dessas reuniões, mais precisamente no ano de 1997, na cidade Kyoto no Japão foi assinado o “Protocolo de Kyoto”, onde os países se responsabilizam por diminuir a emissão de gases do efeito estufa, criando metas a serem atingidas por estas nações.

No protocolo de Kyoto foi criado o CRÉDITO DE CARBONO, um certificado que comprova que uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) deixou de ser emitida para a atmosfera. A ideia da criação deste crédito é incentivar a criar novas alternativas de produção. Por exemplo, uma empresa ela usa como combustível a queima de carvão mineral, ela muda esse combustível para gás natural. Fazendo isso ela deixa de emitir gases e substâncias poluentes. A cada tonelada de substâncias poluentes que a empresa de emitir é transformada em CRÉDITO DE CARBONO que são negociadas com empresa e bolsas de valores. Dai um país que é altamente poluente e tem que reduzir conforme os índices de poluição conforme os acordos compra dessas empresas ou  desses países que ganharam os créditos por reduzir a emissão. Então essas empresas ou países que não conseguem atingir esses índices acordados pagam para continuar poluindo, porque esta pagando lá o direito de poluir.

Partindo do principio que países e empresas compram esses créditos, muitos empresários tiveram a ideia de produzir CARBONO para vender, tornando assim o mercado bastante lucrativo.


Pesquisar este blog