quarta-feira, 15 de junho de 2022

RIO DE JANEIRO REGISTRA O PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS.

A secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) confirmou hoje (15/6) o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. A vítima é um brasileiro, de 38 anos, mas que mora em Londres, na Inglaterra. Ele chegou ao Brasil no Sábado (11/6) e, no dia seguinte, procurou atendimento médico no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz).

As amostras clínicas foram encaminhadas ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é referência nacional. O resultado positivo para a doença foi liberado ontem (14/6).

"Ele está com sintomas leves, em isolamento domiciliar e sob monitoramento da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS-Rio). Todos os seus cinco contactantes estão em investigação para orientações e monitoramento", informou a secretaria. 

Acrescentou, ainda, que a SVS-Rio mantém vigilância ativa para detecção oportuna de casos de doença no Rio. Superintendência de Vigilância "também está monitorando o cenário epidemiológico nacional e internacional mantendo as unidades de saúde informadas e orientadas para vigilância, alerta e resposta a eventos de saúde pública", finalizou.
fonte: Agência Brasil.

Pesquisar este blog