terça-feira, 12 de outubro de 2021

12 DE OUTUBRO

DIA DE NOSSA SENHORA DE APARECIDA

A Igreja Católica comemora hoje o dia da Padroeira do Brasil Nossa Senhor da Conceição Aparecida.

O dia 12 de outubro é considerado feriado nacional, por meio do decreto lei 6.802 como forma de homenagear a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil.

HISTÓRIA
Segundo relatos registrados nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a imagem da Santa apareceu na segunda quinzena de outubro de 1717, no vale do Rio Paraíba do Sul (chamado na época de Rio Itaguaçu), em São Paulo. 

Na época, o governador da província de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida – também conhecido como Conde de Assumar – resolveu fazer uma visita na Vila de Guaratinguetá, antes de seguir viagem para Vila Rica, em Minas Gerais. 

A população então decidiu organizar uma festa de boas-vindas para receber o Conde de Assumar. Para prepararem a comida, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso tiveram a dura missão de fisgar muitos peixes no Rio Paraíba do Sul. 

Como em outubro não era temporada de pesca, os três ficaram por horas tentando pegar peixes, mas sem sucesso. Eles chegaram até fazer uma oração, pedindo ajuda à Virgem Maria, mãe de Deus. 

Após inúmeras tentativas, já na altura de Porto Itaguaçu e quase desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede pela última vez, e acabou pegando a imagem de uma santa degolada. Muito emocionado e achando que era um sinal divino, o pescador jogou a rede novamente, e assim, conseguiu fisgar a cabeça da santa. 

Ao juntarem e limparem a escultura, os pescadores viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, figura de Virgem Maria. A partir daquele momento, as redes encheram-se de peixes, a ponto do barco quase afundar, sendo considerado então um verdadeiro milagre pelos pescadores e por todo o povo de Guaratinguetá. 
Como a santa foi “aparecida”, eles nomearam a imagem de Nossa Senhora Aparecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog