quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

SERÁ QUE O FIM DA PANDEMIA SE APROXIMA NO BRASIL E NO MUNDO?

Recentemente, a OMS disse que a cepa Ômicro pode significar o fim da pandemia na Europa.
Em 23 de janeiro desse ano, a Organização Mundial de Saúde declarou que é possível que a fase crítica da pandemia do coronavírus possa acabar já neste ano. 

Conforme disse Hans Kluge, diretor regional da organização para o Europa, "é plausível que a pandemia esteja chegando perto do fim na região". O microbiologista e professor do canal Microbiologia Prática, avaliou essas questões.

De acordo com o especialista, as falas sobre a provável transição para o fim da pandemia no continente europeu graças à nova variante Ômicron devem-se aos seguinte fator: como essa cepa foi responsável por muitos casos da covid-19 na Europa, isso fez com que grande parte da população adquirisse imunidade contra o coronavírus. 

Contundo, em sua opinião, ainda é muito cedo para falar sobre o fim total da pandemia, particularmente em outras partes do mundo, onde isso não é afirmado com tanta frequência. No Brasil, em contraste com a Europa, a questão ainda não foi trazida à tona: os números de casos da Covid-19 decorrentes de infecção pela Ômicron estão aumentando cada dia mais.

RISCOS PERMANECEM
Na União Europeia (UE), novas medidas foram divulgadas, principalmente em relação à flexibilização de quarentenas e à necessidade de exames para entrada em países. Porém, há preocupações de que medidas como estas levem ao efeito reverso e aumentem o risco de perpetuação da pandemia.

Bruno Brunetti acredita que não seria um efeito reverso, mas que a flexibilização das medidas sanitárias pode sim favorecer a contaminação da população. Adicionalmente, além da circulação da Ômicron, "temos que ter em mente que outras variantes surgirão". Segundo o professor, é um questão do tempo.

O microbiologista ressalta que, mesmo com chances da pandemia chegar ao fim, devemos certamente continuar com as campanhas de vacinação, e exorta aos que ainda não se imunizaram contra c covid-19, que façam isso o quanto antes.

Neste contexto, é também "de extrema importância" a participação das crianças nos programas de vacinação, uma vez que elas, como os adultos, podem adquirir o coronavírus. "As vacinas são capazes de protegê-los da manifestação das formas graves dessa doença", ressalta o especialista. 

Embora para a maior parte do mundo o fim da pandemia ainda esteja longe, o dia em que será decretado o seu final chegará. Mas na prática, todos os meios de proteção que foram impostos desde o início - as máscaras, o álcool em gel, o passaporte de vacina, o distanciamento social - podem se tornar hábitos do nosso cotidiano, acredita Bruno Brunetti. 

E isso tem suas vantagens. Conforme ele contou, a obrigatoriedade de higienizar as mãos frequentemente ajudou a diminuir, e muito, a transmissão de algumas doenças, por exemplo, as relacionadas ao não cumprimento de boas práticas de higiene.
fonte: Sputink Brasil. 

Pesquisar este blog