sexta-feira, 17 de junho de 2022

FIFA ANUNCIA CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2026.

Estádio Azteca no Méxido. Único estádio do muno a receber três disputas de copas do mundo.
O Estádio também já foi local de duas finais da copa de copa do mundo. 1970 e 1986.

A Fifa anunciou nesta quinta-feira I16/6) quais serão as 16 cidades sede da Copa do Mundo de 2026, organizada em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México.

O emblemático estádio Azteca, na cidade do México, será o primeiro a receber jogos em três edições do torneio, depois de ter sido palco das finais de 1970 e 1986.

As outras sedes mexicanas são o estádio Akron, casa do Chivas de Guadalajara, e o estádio BBVA, onde joga o Monterrey.

Os Estado Unidos terão 11 sedes: Atlanta (estádio Mercedez-Benz). Boston (Gillette Stadium), Dallas (AT&T Stadium), Houston (NRG Stadium), Kansas City (Arrowhead Stadium), Los Angeles (Sofi Stadium), Miami (Hard Rock Stadium), Nova York/Nova Jersey (MetLife Stadium), Filadélfia (Lincoln Financial Field), São Francisco (Levi's Stadium) e Sealttle (Lumen Field). 

Todos estes estádios são a casa de times da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos) e, entre eles, há alguns com chances de receber a final da competição, como o MetLife Stadium e o Sofi Stadium, inaugurado em 2020 em uma obra que custou mais de US$ 5 bilhões.

O Canadá, por sua vez, receberá jogos do Mundial em Toronto (BMO Field) e Vancouver (BC Place Stadium).

Presente durante o anúncio, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que as decisões sobre quais serão os palcos do jogo de abertura e da final serão tomadas mais à frente.

"Tomaremos a decisão no nosso tempo, mas ainda algumas discussões a seguir e certamente escolheremos as melhores cidades para a abertura e a final", explicou Infantino. 

Os três países anfitriões receberão jogos da fase de grupos até as oitavas de final e os Estados Unidos serão a sede do torneio a partir das quartas de final. 

A copa do mundo de 2026 será a maior Copa do Mundo de todos os tempos, e vários aspectos. Será a primeira a ter três sede, a primeira a ter 48 seleções e a ter 80 partidas disputadas. Até então a única copa do mundo a ser disputada em mais de uma sede foi a de 2002, que foi disputado no Japão e na Coreia.

O aumento de seleções também irá mudar a forma de disputa. Até agora as 32 seleções são dividas em oito grupos com quatro times cada um, os dois melhores de cada grupo avançam para às oitavas de final. A partir de 2026, as 48 seleções serão dividas em 16 grupos de três equipes; as duas melhores de cada chave avançam para o mata-mata, que será uma fase anterior às oitavas de final.   

Pesquisar este blog