domingo, 9 de setembro de 2018

MORRE, NO RECIFE, A JORNALISTA E APRESENTADORA GRAÇA ARAÚJO.


A comunicadora morreu às 15 horas deste sábado (8/9), no Recife, a apresentadora da Rádio e TV Jornal, Graça Araújo. Após passar por um mal súbito, no inicio da noite da última quinta-feira (6/9), Graça foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Esperança, bairro da Ilha do Leite, área central do Recife.

Um dos principais nomes do jornalismo pernambucano, Maria Gracilene Araújo da Silva, conhecida como Graça Araújo, de 62 anos nasceu na cidade de Itambé, zona da mata Norte de Pernambuco. Aos treze anos de idade, se mudou com a família para São Paulo, onde viveu até adulta. Antes de iniciar a carreira na área de comunicação, trabalhou como embaladora de enxoval de bebê, em uma agência bancária e também como secretária em uma revista.

Ainda adolescente, aos 14 anos, ela começou a trabalho em uma fábrica, passou pelo comércio, por uma seguradora e chegou a um banco. Durante esse tempo, ele achava que queria ser médica, sonho comum entre as crianças pobres que anseiam subir na vida.

Em perfil escrito pelo jornalista Diogo Calvacante em fevereiro deste ano, Graça afirmou que sempre foi apaixonada pelo rádio, mas que demorou a chegar ao veículo porque precisava trabalhar para se sustentar e alcançar uma posição consolidada na profissão.

Graça decidiu pelo jornalismo quando foi contratada para ser secretária de um diretor de redação de uma revista técnica em São Paulo. Teve contato com outros jornalistas e percebeu que "se bem feito, esse ofício, eu poderia curar mais feridas, fazer mais curativos, fazer outras cirurgias, que talvez fossem mais relevantes do que essas que tanta gente sabe fazer".

Ainda em São Paulo, formou-se em jornalismo, em 1987, pela Faculdade Integrada Alcântara Machado. Após a formatura, veio para o Recife, onde inciou a carreira na Rádio Transamérica.

Trabalhou depois na Rádio Clube e em seguida, iniciou a trajetória na televisão, passando pela TV Manchete, TV Pernambuco e finalmente a TV jornal, onde estreou a TV Jornal Meio-Dia em setembro de 1992. Em 2001, foi convidada para integrar a Rádio Jornal e apresentar o programa Rádio Livre e o Consultório de Graça, que surgiu da vontade que ela tinha, quando criança de ser médica.

Força, honestidade, convicção. Graça Araújo é uma mulher de fibra, opinião. Inteligente e bem informada, ela é de uma gentileza e de uma humildade dignas do espaço que ocupa. No comando do TV Jornal Meio-Dia há quase 26 anos e do Rádio Livre a 17 anos, Graça conquistou as todos com amor, grandiosidade e defesa dos mais frágeis.
Com informações do NE10.

Pesquisar este blog