Carregando...

terça-feira, 30 de julho de 2019

BOLSONARO CHAMA DE 'BALELA' DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE MORTES NA DITADURA.

O presidente foi questionado sobre divergência entre a versão dele e a oficial para a morte do pai do presidente da OAB. 
O presidente Jair Bolsonaro questionou nesta terça-feira (30) a legitimidade da Comissão da Verdade, que apurou crimes cometidos na ditadura militar. 

Ele deu a declaração ao ser perguntado por jornalistas sobre a conclusão da comissão para a morte de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. 

De acordo com a Comissão da Verdade, Fernando foi preso e morto por agentes do Estado brasileiro na ditadura militar.

• Na segunda-feira (29/7), Bolsonaro disse que "um dia" contaria para o presidente da OAB como o pai havia morrido. "Ele não vai querer saber", disse Bolsonaro.

• Felipe Santa Cruz respondeu que acionaria o Supremo para que o presidente esclarecesse a fala. Santa Cruz afirmou ainda que Bolsonaro agiu como um "amigo do porão da ditatura.

• Mais tarde, Bolsonaro afirmou que o pai do presidente da OAB foi morto pelo "grupo terrorista" Ação Popular do Rio de Janeiro, e não pelos militares. 

• O atestado de óbito de Fernando, incluído no último dia 24 no sistema de Comissão de Mortos e Desparecidos, diz que ele foi morto pelo Estado brasileiro.

Nesta terça, na entrada do Palácio da Alvorada, jornalistas questionaram o presidente de que a versão dele contraria a oficial. Bolsonaro respondeu:
"Você acredita em Comissão da Verdade? Qual foi a composição da Comissão da Verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma (Rousseff, ex-presidente)" disse o presidente.

Bolsonaro ainda chamou de "balela" documentos sobre mortes na ditadura.
"Nós queremos desvendar crimes. A questão de 64, existem documentos de matou, não matou, isso aí é balela", afirmou o presidente.

Indagado se está disposto a fornecer as informações que dispõe sobre a morte de Fernando para o STF, o presidente disse que não tem registros escritos e que sua versão está baseada em "sentimento". 

"O que eu sei é o que falei para vocês. Não tem nada escrito que foi isso, foi aquilo. Meu sentimento era esse", disse Bolsonaro.

Perguntado se tem documentos para mostrar que Fernando foi morto por um grupo de esquerda, o presidente ironizou:

"Você que documento para isso, Deus do céu? Documento é quando você casa, você se divorcia. Eles têm documentos dizendo o contrário?", disse Bolsonaro.

CORPO INCINERADO
De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira sumiu em 1974 e foi "preso e morto por agentes do Estado brasileiro". Ainda segundo a comissão, Santa Cruz "permanece desparecido, sem que os seus restos mortais tenham sido entregues à sua família".

O relatório final da comissão diz ainda que Claudio Guerra, ex-delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS-ES), afirmou em depoimento em 2014 que o corpo de Fernando Santa Cruz Oliveira foi incinerado na Usina Cambahyba, em Campos dos Goytacazes (RJ). 

Ainda de acordo com a comissão, o ex-sargento do Exército Marival Chaves Dias do Canto também afirmou em depoimento que havia um esquema de transferência de presos entre estados, que envolvia o encaminhamento dos presos para locais clandestinos de repressão, como a Casa da Morte. 

Segundo a comissão, Marival disse que os presos Eduardo Collier Filho e Fernando Santa Cruz teriam sido vítimas dessa operação. 

DOCUMENTO DA AERONÁUTICA
A Comissão da Verdade disponibiliza na internet um documento do antigo Ministério da Aeronáutica segundo o qual Fernando Santa Cruz foi preso em 22 de fevereiro de 1974, um dia antes da data em que, segundo o atestado de óbito, ele morreu.

COMISSÃO DA VERDADEA Comissão da Verdade foi criada no primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff e funcionou entre 2012 e 2014. 

O relatório final do grupo apontou 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar, entre 1964 e 1985. 

O relatório consolidou o material apurado em dois anos e sete meses por meio de audiências públicas, depoimentos de militares e civis e coleta de documentos referentes ao regime militar.
Fonte: G1

O GOVERNADOR DE SÃO PAULO "DORIA" DIZ QUE FALA DE BOLSONARO SOBRE DESAPARECIDO NA DITADURA É 'INACEITÁVEL.

Presidente disse nesta segunda que contaria a Felipe Santa Cruz, da OAB, como o pai desapareceu durante o regime militar.
O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), considerou como 'inaceitável' e 'infeliz' a fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, desaparecido durante a ditadura militar.

Bolsonaro disse nesta segunda-feira (29/7) que 'um dia' contará ao presidente da OAB como o pai do jurista desapareceu na ditadura militar, caso a informação interesse ao filho.

Em coletiva de imprensa, Doria disse que não poderia se calar sobre a fala.

"Eu sou filho de um deputado cassado pelo golpe de 64 e eu vivi o exílio com o meu pai que perdeu quase tudo na vida em dez anos de exílio pela ditadura militar. Inaceitável que o presidente da república se manifeste da forma como se manifestou em relação ao pai do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. Foi uma declaração infeliz do presidente Jair Bolsonaro".

O presidente deu a declaração ao comentar o desfecho do processo judicial que considerou Adélio Bispo, autor da facada em Bolsonaro durante a campanha eleitoral, inimputável (isento de pena devido a doença mental). Por isso, ele ficará em um manicômio em vez de um presídio.

Antes de falar sobre o pai de Santa Cruz, Bolsonaro criticou a atuação da OAB no caso de Adélio Bispo e perguntou qual era a intenção da entidade. Segundo o presidente, a ordem teria impedido o acesso da Polícia Federal ao telefone de um dos advogados do autor da facada.

Segundo Bolsonaro, Santa Cruz, "não vai querer saber a verdade" sobre o pai, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que desapareceu no período na ditadura militar (1964-1985).
Fonte: G1.

CARUARU-PE: UM HOMEM E UM ADOLESCENTE FORAM ACHADOS MORTOS COM TIROS NA CABEÇA.

Segundo a polícia, as vítimas eram suspeitas de cometer assaltos em bairros de Caruaru-PE.
Foto: Divulgação NE10.
Dois homens foram encontrados mortos nessa segunda-feira (29/7) entre os sítios Viado Magro e Pau Santo, zona rural de Caruaru-PE.

Segundo informações da polícia Civil, Diogo Santana Lopes, de 26 anos, e um adolescente de 16 anos foram encontrados com marcas de disparos de arma de fogo na cabeça.

A dupla se encontrava sem documentos. "Eles não estavam com documentos com foto, mas o tio de uma das vítimas fez o reconhecimento", explicou o delegado Márcio George. Uma muleta, que pertencia a Diogo Santana, foi encontrada no local. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas eram suspeitas de terem cometidos assaltos em alguns bairros de Caruaru.

Os corpo forma encaminhados para o IML de Caruaru.
Fonte: NE10.

SÃO CAETANO-PE: MOTORISTA FOI DETIDO COM 103 KILOS DE MACONHA.

Condutor não tinha carteira de habilitação e dirigia caminhonete roubada.
Imagem: Divulgação NE10.
Um motorista alcoolizado foi detido com 103 kilos de maconha na noite dessa segunda-feira (29/7) em São Caetano, no agreste pernambucano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o homem, de 27 anos, transportava a droga em uma caminhonete roubada na BR-232. Ele estava sob efeito de álcool e havia saído de Petrolândia, no sertão, com destino ao Recife.

O flagrante ocorreu no km 145 da rodovia, quando os policiais perceberam uma caminhonete em uma velocidade muito abaixo. Ao abordar o motorista, os policiais notaram que ele apresentava sinais de embriaguez e, após fazer o teste do bafômetro, constataram o índice de 0,47 mg/l, que configura crime. Ainda de acordo com a polícia, o homem não tinha carteira de habilitação.

Foram encontrados na carroceria da caminhonete fardo contendo maconha. Além disso, foi descoberto que o veículo havia sido roubado no dia 28 de maio, em Gravatá, no agreste, além das placas serem clonadas.

O motorista foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil de Caruaru, juntamente com a droga. Ele foi autuado por embriagues ao volante, dirigir sem carteira nacional de motorista (CNH) e tráfico de drogas.
Fonte: NE10.

PARABÉNS.




Felicitamos hoje o Vice-Prefeito do Município de Ibirajuba Adnildo Alves, pela passagem do seu Aniversário.

segunda-feira, 29 de julho de 2019