Carregando...

terça-feira, 12 de novembro de 2024

CENTRO DE ESPECIALIDADE EM SAÚDE DE IBIRAJUBA, RECEBE A VISITA DO VEREADOR TETÉ DO CAJÁ.

Na manhã desta terça-feira (12/11), o vereador João Batista (Teté do Cajá) visitou o Centro de Especialidades em Saúde Maria Diolinda, onde são oferecidos atendimentos clínicos especializados em diversas áreas.
 
O objetivo da visita foi conhecer os serviços oferecidos pelo centro, verificar se eles estão sendo suficientes para atender à demanda da população, e ter conhecimento, para reivindicar melhorias, e o mais importante levar ao conhecimento da população ibirajubense os serviços que estão sendo realizados.
 
O Centro de Especialidade em Saúde, foi um projeto de campanha da atual gestora Maria Izalta, e quem vem sendo um marco em sua gestão. O diretor do centro, o Senhor José Carlos Cândido (Carlinhos), deus mais detalhes. "O Centro de Especialidades em Saúde é um projeto pioneiro no município, implantado em janeiro de 2021, para atender pacientes na cidade e da zona rural que necessitam de cuidados especializados, evitando o deslocamento para outras cidades. Esses atendimentos são todos realizados aqui, o que melhora muito a qualidade do atendimento e recuperação dos pacientes" explicou Carlinhos como e mais conhecido. "Aqui são realizadas mini cirurgias; atendimento psiquiátrico, nutricional, pediátrico, fisioterapia, dermatologia, psicologia, ortopedia, todos feitos por profissionais qualificados; exames, além de outros serviços". "Vale salientar que a maioria dos profissionais que atendem aqui no centro, são de Ibirajuba, essas pessoas se formaram e estão sendo aproveitadas aqui, isso é mais um marco da nossa gestão", conclui. 
 
Acompanhado pelo Diretor, o vereador Teté visitou as instalações do centro, acompanhou alguns atendimentos, conversou com pacientes e com os profissionais quem estavam atendendo no momento da visita.
 
"É muito bom, ter esse centro, aqui, porque se não tivesse eu não teria condições de fazer esse tratamento em outra cidade, aqui não sou atendida, e a ambulância ainda vai me buscar e me levar em casa". falou uma paciente que estava fazendo tratamento de fisioterapia. "Antes eu estava bem ruim, mais agora estou bem melhor, depois que estou sendo atendida aqui", concluiu a paciente.
 
José Carlos elogiou a iniciativa de Teté do Cajá em realizar essas visitas. "É muito importante que a população saiba que um representante do povo está preocupado em acompanhar de perto os trabalhos que estão sendo realizados e a aplicação das políticas públicas de saúde no município. É uma atitude louvável de um legislador comprometido com a população", disse Carlinhos.
 
Teté do Cajá, falou que ficou muito impressionado com a estrutura, a qualidade dos serviços e o atendimento oferecido às pessoas que procuram o centro. Ele afirmou que está cumprindo o seu papel que foi confiado a ele pelo povo, que é o de fiscalizar como está sendo feito as políticas públicas. "Ao visitar o Centro em Especialidades em Saúde Maria Diolinda, vi de perto como o trabalho é bem feito, realizado por profissionais competentes e capacitados; fiquei feliz em saber que, ao contrário do que muitos diziam, que a prefeito Maria Izalta, após sua reeleição iria fechar o centro, ela não só manteve o centro funcionando como melhorou e ampliou os atendimentos e ainda irá trazer mais serviços para serem ofertados. Isso demonstra compromisso com o povo. É gratificante ver que a população é bem acolhida e tratada com dignidade. Parabenizo a prefeita e parabenizo a todos os profissionais envolvidos nesse trabalho", concluiu o Vereador.
 
Teté falou ainda que ainda vai visitar outras secretárias e diretorias.
Por: Clemildo Galdino  

FIM DA ESCALA 6X1 PARA TRABALHADORES BRASILEIROS.

PEC da deputada Erika Hilton que visa a reduzir carga horária semanal para 36 horas foi proposta em maio.
O possível fim da escala de trabalho 6x1 deve impactar de forma mais direta certas categorias específicas economia, que abrangem dezenas de milhões de trabalhadores. 
 
A alteração na jornada semanal de trabalho está prevista em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que tem gerado grande mobilização nas redes sociais nos últimos dias.
 
Ao propor a alteração, a parlamentar assumiu a bandeira do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que ganhou destaque nas redes sociais no ano passado. O movimento foi fundado por Rick Azevedo, eleito o vereador mais votado do PSOL no Rio de Janeiro.
 
Na proposta apresentada ao Congresso em 1º de maio, Dia do Trabalhador, a parlamentar defende a adoção de uma jornada de quatro dias no país, incluindo alterações no total de horas trabalhadas.
 
Atualmente, a carga horária, definida pelo artigo 7º da Constituição Federal, garante ao trabalhador uma jornada máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais. A proposta inicial da PEC sugere reduzir o limite para 36 horas semanais, mantendo a carga diária máxima de oito horas e sem diminuir os salários. Isso possibilitaria a implementação de um modelo de trabalho de quatro dias por semana no país.
 
A advogada especializada em Direito Trabalhista e Sindical, Maria Lucia Benhame, explica que a escala 6x1 afeta principalmente trabalhadores do comércio e de determinados setores de serviços, como hotéis, bares e restaurantes, onde a jornada costuma ser de 7h20 por dia durante seis dias, com um dia de folga.
 
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o comércio emprega 10,5 milhões de trabalhadores, sendo o segundo setor com mais empregos no país. Em outras áreas, como indústria, saúde, telemarketing, logística e segurança patrimonial, a jornada é organizada por escalas específicas que variam conforme cada caso.
 
"Em escritórios, o mais comum é trabalhar apenas de segunda a sexta-feira. Algumas empresas reduziram voluntariamente a jornada para 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais, enquanto outras mantêm as 44 horas por semana, mas com uma compensação semanal," explica.
 
Para ser debatida na Câmara e no Senado, a proposta necessita do apoio de pelo menos 171 assinaturas de parlamentares, por se tratar de uma alteração constitucional. Até domingo, segundo a equipe de Erika, o número de apoios ao texto chegou a aproximadamente 100, impulsionado pela crescente popularidade do tema nas redes sociais e pela pressão sobre os deputados.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

FPM: MUNICÍPIOS RECEBEM NA SEXTA R$ 8,5 BI, 17% A MAIS DO QUE NO MESMO PERÍODO DE 2023.

 
Os municípios brasileiros vão receber nestas sexta-feira (8/11) o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de novembro. Ao todo, as prefeituras vão partilhar R$ 8.538.596.035,82. O valor é cerca de 17% maior do que o repassado no mesmo período do ano passado, de R$ 7.278.956.430,97.
 
Normalmente, os repasses do primeiro decêndio são feitos no dia 10 de cada mês, mas quando a data cai no fim de semana, os municípios recebem os recursos no primeiro dia útil anterior.
 
Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, a diferença em relação ao terceiro decênio de outubro chega a cerca de 50%, o que mostra que o valor vem significativamente maior. Para ele, de maneira geral, o FPM tem sido mais expressivo em 2024 em relação ao ano passado, o que pode ser ocasionado por uma melhora na atividade econômica.
 
"Isso contribuiu com os componentes do FPM, que é o imposto sobre a renda, tanto das empresas quando das pessoas físicas, e também com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Então temos esse cenário, essa conjunção de fatores que levam a esse bom resultado do FPM em 2024" considera.
Fonte: Brasil 61

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

MUNICÍPIO DE IBIRAJUBA CONQUISTOU O SELO UNICEF.


O município de Ibirajuba no agreste de PE, alcançou um importante conquista nesta quarta-feira (6/11) ao receber o selo UNICEF, um reconhecimento que celebra o compromisso da gestão da cidade com a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. A certificação é concedida após uma avaliação rigorosa das políticas públicas voltadas para o bem-estar infantojuvenil, e reflete o trabalho conjunto entre o poder público, as escolas, as famílias e as organizações sociais.
 
O selo é resultado de ações voltadas para a educação, saúde, proteção e participação das crianças e adolescentes nas decisões que impactam sua comunidade. Ibirajuba, ao conquistar este selo, reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e com a criação de um ambiente seguro e acolhedor para os jovens, garantindo que seus direitos seja respeitados e ampliados.
 
A conquista é motivo de orgulho para a população, que celebra o empenho da gestão da prefeita Maria Izalta juntamente com as secretarias municipais em promover políticas públicas eficazes e inclusivas. Com o selo UNICEF, Ibirajuba se coloca como exemplo de boas práticas em prol de um futuro mais justo e igualitário para todos os seus cidadãos, especialmente as novas gerações. 
 
Parabéns Ibirajuba por esta conquista tão especial. 
IBIRAJUBA É SELO UNICEF.

RAQUEL LYRA DIZ QUE SAÍDA DO PSDB É ESPECULAÇÃO;

A governadora de Pernambuco afirmou que já recebeu vários convites para mudar de partido. "Qualquer decisão será publicizada por mim".
A governadora Raquel Lyra afirmou que os boatos sobre sua possível saída do PSDB para ingressar no PSD são apenas especulações. A declaração foi feita durante entrevistas à imprensa nesta terça-feira (5/11), no segundo Feirão de Empregos do governo de Pernambuco, realizado na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), no bairro da Encruzilhada, em Recife. 
 
O rumor ganhou força no último domingo (3/11), após o jornal O Globo afirmar que a governadora estaria “de malas prontas” para ingressar no PSD de Kassab.
 
Nesta terça-feira, a governadora confirmou ter recebido convites de diversos partidos e conversado com diferentes legendas, considerando isso algo natural no processo político. Ela também elogiou o PSD, destacando a importância que o partido alcançou dentro de sua gestão.
 
Ainda assim, a governadora assegurou que qualquer decisão sobre uma possível mudança partidária será comunicada diretamente por ela. “Qualquer decisão vai ser poblicizada por mim. Tenho feito discussões muito importantes com o meu partido, acabamos de fazer do PSDB o partido com mais prefeitos em Pernambuco. Sou grata ao partido por tudo que me permitiu construir até aqui” declarou Raquel Lyra. 
 
“Partidos como o PSD têm sido grande parceiro da nossa gestão e do nosso apoio político, mas não tem nenhum anúncio feito por mim. Por enquanto, o que eu posso lhe dizer é que existe apenas especulação”, acrescentou a governadora.
 
Embora tenha impulsionado o desempenho do PSDB nas eleições municipais em Pernambuco, conquistando 32 prefeituras, a governadora tem se mostrado insatisfeita com a perda de força do partido no restante do país.
 
"A conversa com diversos partidos políticos existe sempre e é natural que isso aconteça na política. São nossos aliados e cada vez mais fortemente isso acontecendo. O nosso conjunto político está crescendo, está se fortalecendo. Recebi, sim, convite de diversos partidos políticos pra poder está lá, mas qualquer anúncio, ele é feito por mim”, concluiu a governadora.
 
A possível saída de Raquel Lyra do PSDB vem sendo comentada há meses nos corredores do Palácio do Campo das Princesas. Segundo rumores, a governadora estaria interessada em migrar para um partido com mais força política e que faça parte da base do governo Lula.
 
A decisão também pode estar ligada à disputa pela reeleição de Raquel em 2026. O PSD dispõe de um tempo maior de TV em comparação ao PSDB, o que poderia aumentar as chances da governadora em uma possível disputa direta com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), considerado seu principal adversário no próximo pleito estadual.
 
Na segunda-feira (4/11), o jornal O Globo afirmou que a troca de partido de Raquel Lyra deve ser oficializada nas próximas duas semanas. O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, declarou ter sido surpreendido pela notícia.
 
“Não tenho qualquer informação sobre esta especulação. Na última conversa que tivemos, após o segundo turno, ela demonstrou muito entusiasmo com o resultado do PSDB nas eleições municipais, quando o partido, sob o comando dela, se tornou a maior força política no estado”, disse.
 
APOIO:

 

CIDADE DE LAJEDO (PE) OBTEM RECONHECIMENTO FEDERAL DE SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA.


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta terça-feira (5/11), a situação de emergência na cidade de Lajedo no agreste de Pernambuco, município afetado pela estiagem. A portaria com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
 
Agora, a prefeitura daquele município está apta a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários. kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
 
Até o momento, Pernambuco tem 89 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.
 
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre desastres (S2iD)
 
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
 
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.  
 
Confira a portaria: