sexta-feira, 19 de outubro de 2018

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDES NO INSTITUTO DA PREVIDÊNCIA EM PE.

A Polícia Federal desencadeou uma operação, denominada 'Abismo', na manhã desta sexta-feira (19/10), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes no Instituto de Previdência dos Servidores nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, Salgueiro, no Sertão e Vitória no agreste. Ao total, estão sendo cumprido 24 ordens judiciais contra empresários, lobistas, advogados, políticos e religiosos.

De acordo com as informações, as investigações da Operação Abismo, que ainda estão sob sigilo, forma iniciadas no mês de março deste ano após a descoberta da transferência de R$ 90 milhões do Instituto para fundos de investimento sem lastro e com grande probabilidade da inadimplência futura. Essa transferência colocou em risco o pagamento da aposentadoria dos servidores.

Durante as investigações, a Polícia Federal coletou indícios de que a alteração na carteira de investimentos do Instituto de Previdência foi efetuado a mando do prefeito de um dos municípios, motivado pelo oferecimento da vantagem indevida.

Estão sendo cumpridos 18 mandatos de busca, dois mandatos de prisão temporária e quatro de prisão preventiva. O Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região autorizou o sequestro e o bloqueio de bens e valores depositados em contas bancárias no nome dos investigados.

Os suspeitos estão sendo indiciados por lavagem de dinheiro, associação criminosa, crimes financeiros, corrupção ativa e passiva. A pena desses crimes ultrapassa 30 anos de reclusão. Os presos serão levados para a sede da Polícia Federal, na área central do Recife, onde deverão prestas depoimento e serão encaminhados para o sistema prisional.

A operação também está sendo realizada nos estados de São Paulo, com 16 mandados; Rio de Janeiro, 17 mandados; Santa Catarina, 3 mandados; Goiás, dois mandados; Distrito Federal e Paraíba, cada um com um mandato. Ao todo, estão sendo utilizados 220 policiais federais para executar 64 ordens judiciais. 
Fonte/NE10.

Pesquisar este blog