terça-feira, 17 de março de 2020

CORONAVÍRUS: BRASIL TEM 291 CASOS CONFIRMADOS.

Em novo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta terça-feira (17/3), o Brasil chegou a 291 casos confirmados do novo coronavírus. O Covid-19 está presente em 17 estados brasileiros. São Paulo segue como a unidade da federação com maior número de pessoas infectadas – são 162 ao todo, sendo 154 na capital e oito na região metropolitana. 

A média de idade das pessoas infectadas é de 42 anos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam ainda que os casos importados, ou seja, de pessoas que retornaram de viagem do exterior representam 57% do total de ocorrências. Apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro há registros de transmissão comunitária, quando não é mais possível saber a origem da infecção. Casos no Distrito Federal e em Sergipe ainda são investigados. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alerta que o surto do Covid-19 ainda deve se arrastar de 60 a 90 dias, e chama atenção para o cuidado com os idosos. 

“Nós estamos imaginando que vamos trabalhar com números ascendentes abril, maio, junho. Nós vamos passar ai 60 a 90 dias de muito estresse. Cuidem dos idosos. É hora de filho, filha, cuidar de pai, mãe, avó, tia-avó”. 

O governo de São Paulo confirmou a primeira morte em decorrência do novo coronavírus no Brasil. O paciente era um homem de 62 anos, diabético e hipertenso. Ele faleceu no dia 16 de março e estava internado na UTI do Hospital Sancta Maggiore Paraíso, na capital paulista, desde o dia 14 do mesmo mês. A vítima não tinha histórico de viagem, o que caracteriza transmissão comunitária. 

Outros quatro óbitos na mesma unidade hospitalar estão sendo investigados como possíveis mortes por conta do Covid-19. 

Em entrevista coletiva, a equipe do governo de São Paulo reiterou que são 162 casos confirmados no estado, sendo 154 na capital e oito em municípios da região metropolitana. A estimativa é de que a cada 160 casos do vírus, cerca de 30 sejam graves. Segundo o infectologista e coordenador do grupo de combate ao coronavírus de São Paulo, David Uip, a maioria dos pacientes em estado grave tem boa chance de recuperação. 

“A gravidade desses pacientes, que é a minoria, ela se estabelece do terceiro ao sétimo dia. O indivíduo vem com poucos sintomas, e depois a gravidade. O que não quer dizer que ele vai ter todas as condições de recuperar. Doente grave é uma coisa, óbito é outra. A grande maioria dos pacientes graves, vai se recuperar”. 

Nesta semana, o Ministério da Saúde anunciou a liberação de R$ 432 milhões aos estados para o enfrentamento do Covid-19. A distribuição do recurso é proporcional ao número de habitantes de cada unidade da federação.

Além disso, atendendo solicitação dos secretários estaduais de Saúde, a pasta inicia nesta semana a distribuição de 540 leitos de UTI para os 26 estados e o Distrito Federal.  
Fonte: Agência Rádio Mais.

Pesquisar este blog