quarta-feira, 13 de outubro de 2021

13 DE OUTUBRO - DIA DO FISIOTERAPEITA



Nossos parabéns para todo esses profissionais dedicados cuidado para o bem estar físico dos seus pacientes.






O QUE FAZ UM FISIOTERAPEUTA?
O fisioterapeuta estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios cinético-funcionais do corpo humano, ou seja, as alterações de órgãos e sistemas humanos que prejudicam a sua biomecânica, como os movimentos.
Assim sendo, o fisioterapeuta é o profissional da área da saúde que irá executar métodos e técnicas médicas e fisioterápicas, a fim de restaurar a capacidade física do paciente, devolvendo-lhe os movimentos e sensações perdidos. Entre os procedimentos, o fisioterapeuta pode recomendar ao paciente atividades como massagem, ginástica e o uso de equipamentos especiais.

Normalmente, o fisioterapeuta atende pacientes com problemas físicos resultantes de acidentes, falhas na postura e até malformação genética. Costuma atender pacientes como idosos, crianças, gestantes, atletas, pessoas com deficiência ou que sofreram alguma lesão ou têm dores crônicas no corpo.

ORIGEM DO DIA DO FISIOTERAPEUTA
A data foi criada através do Decreto-Lei n° 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil.

Em 1975, também foi decretada a lei n° 6.316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.

Em 2015, a Presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, de 8 de janeiro de 2015, que institui oficialmente o dia 13 de outubro como Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog