sábado, 4 de dezembro de 2021

CONSÓRCIO NORDESTE RECOMENDA PROIBIÇÃO DE FESTAS DE RÉVEILLON E CARNAVAL EM TODA REGIÃO.

O Comitê científico do Consórcio Nordeste recomendou a proibição de festividades de final de ano e do Carnaval nos nove estados da região nordeste, por temer o surgimento de uma nova onda da covid-19. O colegiado técnico também solicitou que os governantes adotem medidas para intensificar a vacinação contra o coronavírus e mantenham a obrigatoriedade do uso de máscaras.
No boletim divulgado, nesta sexta-feira (3/11), consta que Pernambuco "apresenta indicadores de risco pandêmico e epidêmico de moderado a alto".

"Portanto, ainda não existem argumentos com base científica para quaisquer atividades presenciais que gerem aglomerações que invariavelmente violam os protocolos de segurança sanitária", explica o documento do Comitê Científico. A avaliação teve como base, os dados coletados em 26 de novembro, onde a média móvel era de 243,71 casos/dia, e também faz referência as instituições que também se posicionaram contra a realização destas festividades - Academia Pernambucana de Ciências, Academia Pernambucana de Medicina e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco.

O documento assinado pelo Comitê de Saúde do Consórcio Nordeste faz um alerta sobre as variantes do coronavírus, como o caso da delta e mais recetemente da ômicrom. "Existem uma questão de ordem científica que tem sido repetidamente colocada por especialistas e temida pelos programas de vacinação: a maior probabilidade do surgimento de variantes virais nestas áreas com mais baixas taxas de vacinação", destacou. 

"E o mais importante é que estas novas variantes podem, não somente ser mais transmissíveis e mais patogênicas, como também evadirem da imunidade produzidas pelas vacinas. Não por acaso, que a identificação recente de uma nova variante na África do Sul, denominada ômicron, esteja gerando tamanha tensão e expectativa entre políticos, gestores e especialistas", reforçam os membros co comitê.

Também é proposto a busca ativa das pessoas que ainda não receberam a segunda dose do imunizante contra a covid-19. Uma das estratégias seria utilizar a rede da saúde da família do SUS, com os agentes comunitários participando intensamente da busca e ampliar os locais de vacinação nas cidades em locais de grande circulação de pessoas.

No Recife, a prefeitura lançou o "Carro da Vacina", que promove a vacinação itinerante sem a necessidade  de agendamento - desde agosto, a secretária de Saúde do Recife tem realizado ações nas comunidades para buscar moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose, estão no prazo da segunda dose ou em atraso, e aqueles que já estão aptos a receber a dose de reforço.

Ainda segundo o documento, o comitê reforça a importância de utilizar a máscara e manter a sua obrigatoriedade. Além disso, também é recomendado mantes a exigência dos passaporte da vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, etc.
fonte: NE10

Pesquisar este blog