Carregando...

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

OPORTUNIDADES: CONCURSO PARA POLÍCIA CIVIL DA PARAÍBA. EDITAL ABERTO.

Foi divulgado o edital do novo concurso da PCPB. A Polícia Civil da Paraíba seleciona candidatos para o preenchimento de 1.400 vagas de nível superior. É preciso comprovar a graduação, seja ela em qualquer área ou em uma especialidade específica, conforme a carreira escolhida.

CARGOS
DELEGADO (120 vagas, sendo 108 na ampla concorrência e 12 para Pessoas com deficiência - PcDs);
ESCRIVÃO (515 vagas, sendo 464 na ampla concorrência e 51 PcDs);
TÉCNICO EM PERÍCIA (68 vagas, sendo 62 na ampla concorrência e seis PcDs);
NECROTOMISTA (65 vagas, sendo 25 na área Geral e 40 na área de Enfermagem);
AGENTE DE INVESTIGAÇÃO (400 vagas, sendo 360 na ampla concorrência e 40 PcDs);
PAPILOSCOPISTA (60 vagas, sendo 54 na ampla concorrência e seis PcDs).

VAGAS DE PERITO
PERITO MÉDICO-LEGAL (50 vagas, sendo 40 na área Geral, cinco em Psiquiatria e cindo em Patologia);
PERITO CRIMINAL (77 vagas, sendo 57 na área Geral, cinco em Biologia, dez em Engenharia e cinco em Tecnologia da Informação); 
PERITO ODONTO-LEGAL (10 vagas, sendo nova na ampla concorrência e uma PcD); 
PERITO QUÍMICO (35 vagas, sendo 25 na área Geral e dez em Química). 

REQUISITOS E SALÁRIOS
Além da escolaridade, o candidato dever possuir Carteira de Habilitação (CNH), na categoria "B".
Os aprovados terão salários iniciais entre R$ 3.726,73 e R$ 12.768,80.

INSCRIÇÕES
Os interessados no concurso PC PB podem se inscrever, no período de 8 de outubro a 11 de novembro, por meio do site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), organizador da seleção.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$ 180,00 ou R$ 250,00, dependendo do cargo. É possível se inscrever para mais de um cargo, desde que as provas ocorram em dias diferentes.

Candidatos doadores de leite materno, de sangue e de medula óssea ou que sejam transplantados e doadores, ou que pertençam a família inscrita no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa. Os pedidos serão aceitos no período de 8 a 17 de outubro, no site da banca. 

PROVAS
Os exames ocorrerão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. As provas para delegado e peritos serão aplicadas no dia 9 de janeiro, enquanto os demais realizarão as avaliações no dia 16 do mesmo mês.

A prova objetiva contará com 80 questões, que serão distribuídas por Conhecimentos  Básicos, Complementares e Específicos, de acordo com o cargo escolhido. 

terça-feira, 28 de setembro de 2021

PETROBRAS ANUNCIA AUMENTO DE 9% NO PREÇO DO DIESEL.

A
Petrobras anunciou nesta terça-feira (28/9) que vai elevar o preço do diesel vendido às distribuidoras. Com o reajuste, o preço médio de venda do diesel A passa de R$ 2,81 para R$ R$ 3,06 por litro, refletindo reajuste médio de R$ 0,25 por litro. O reajuste entre em vigor na quarta-feira (29/9).

Segundo a Petrobras, a alta de 8,89% vem após 85 dias de preços estáveis para o combustível - a última alta antes dessa havia sido em 7 de julho passado. A Petrobras não informou reajuste nos preços dos demais combustíveis.

A estatal também informa que, com o reajuste, a parcela que corresponde à Petrobras no preço pago pelos consumidores na bomba passará a ser de R$ 2,70 por litro em média, uma alta de R$ 0,22 em relação ao valor atual.

Na segunda-feira, a Petrobras já havia informado que estudava reajuste nos preços dos combustíveis, e reafirmou que não faria mudanças em sua política de preços - que acompanha os valores do mercado internacional e é influenciada também pelo câmbio.

Segundo o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, o papel de zelar pelos preços dos combustíveis é do governo, do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Economia e da Casa Civil.

Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do litro do diesel no país estava em R$ 4,707 na semana passada, pouco abaixo dos R$ 4.709 registrados na semana passada.

De acordo com os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, no acumulado no ano até agosto, o óleo diesel subiu 28,02% no país.

Nesta terça-feira, o barril do petróleo Brent, referência global, superou a marca de US$ 80 atingindo a maior cotação desde outubro de 2018. 
fonte: R7.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

POLICIAIS MILITARES DE PERNAMBUCO VÃOUSAR CÂMERAS ACOMPLADA ÀS FARDAS.

P
ara evitar possíveis excessos em abordagens e garantir mais segurança, policiais militares de Pernambuco, vão passar a usar câmeras acopladas ao fardamento. A expectativa é de que, já a partir de dezembro deste ano, a corporação passe a utilizar o equipamento conhecido como bodycams. 

O assundo, que ainda está sendo tratado sob sigilo pela Secretaria de Defesa Social (SDS), foi discutido nesta semana durante reunião do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, com o secretário executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, e também com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana.

Foi definido que uma comissão, com participação de representantes do Ministério Público, irá acompanhar a implementação e funcionamento das câmeras junto aos policiais. Também já está decidido que os PMs do 17° Batalhão (com sede no município de Paulista, no Grande Recife) serão os primeiros a participarem do projeto.

"Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e a o planejamento da implantação do projeto", informou o promotor de Justiça. 

O uso de câmeras acopladas nas fardas dos policiais, inclusive, foi sugerido pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), no mês de julho, à SDS. A medida foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos da entidade, justamente levando em conta a ação desastrosa da PM conta manifestantes que faziam um ato, na área central do Recife, com críticas ao governo Bolsonaro, no final do mês de maio. Na ocasião, dois trabalhadores foram atingidos nos olhos e perderam a visão.

O episódio - ainda muito pouco esclarecido - acabou resultando na exoneração do então secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e do então comandante da PM, Vanildo Maranhão.
fonte: JC

INFRAÇÕES POSTADAS NA INTERNET PODERÃO CAUSAR PERDA DA HABILITAÇÃO.

Está prestes a ser votado na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que visa suspender a Habilitação do motorista que divulgar nas suas redes sociais vídeos que contenha infrações de trânsito gravíssimas cometidas por ele. O projeto prevê a alteração na Lei 9.503 de 1997 para falar justamente sobre a divulgação de vídeos e imagens de infrações de trânsito em mídias digitais, como por exemplo no YouTube.

A mudança começa no artigo 261 que, caso o projeto seja aprovado, passará a contar com o trecho que indica que o "condutor que praticar infrações de circulação de natureza gravíssima e divulgá-las por meio de redes sociais ou quaisquer outros meios de divulgação digitais, eletrônicos ou impressos, ainda que não tenha havido a lavratura do respectivo auto de infração" será punido. 

Além disso, o projeto prevê s suspensão do direito de dirigir por 12 meses do condutor que praticar as infrações e divulgar em suas redes sociais, mesmo sem que o ato tenha sido flagrado por agentes de trânsito. 

Caso seja reincidente em menos de dois anos, o texto fala até na cassação da habilitação. Fora isso, ainda há a adição do fato de que, se o infrator não for habilitado, ele será proibido de tentar conseguir sua carta em um futuro próximo (um ou dois anos). 

O PL 130/2020 é de autoria da deputada federal Christiane Souza Yared (PL-PR) e foi apresentado no dia 5 de fevereiro de 2020. A última atualização do processo é a aprovação do parecer da Comissão de Viação e Transportes (CVT). Ele tramita em regime de emergência, será votado no plenário da Câmara e ainda deve receber o parecer na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). 

Em entrevista, a deputada Christiane fala que um dos principais pontos abordados é o fato de que a pessoa que publica os atos acaba remunerada por isso. “A partir de uma certa quantidade de visualizações a própria rede acaba proporcionando uma renda mensal dependendo das reproduções e curtidas”, explica. 

A intenção é desincentivar jovens a cometer infrações e postarem-nas em redes sociais a fim de retorno financeiro. A deputada ainda fala que a punição é adequada à infração. “A carteira de habilitação é uma concessão. Nem é para quem quer, é para quem pode dirigir, quem está consciente e tem responsabilidade”, completa. 

Christiane se mostra assustada com a quantidade de conteúdos exaltando rachas e os famosos “pegas” nas ruas do Brasil. “Se você entrar hoje nestas páginas, você ficará assustado devido a quantidade de elogios e pessoas que dizem que gostariam de realizar aqueles atos”, afirma a deputada. 

Outra preocupação, tanto do projeto como de sua autora, é a quantidade de acidentes nas vias brasileiras. Em 2020, o Brasil estava entre os quatro países com mais mortes no trânsito, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. O próprio site da Câmara afirma que, no Brasil, morrem cerca de 40 mil pessoas anualmente por conta do trânsito. 

A deputada do Paraná confirma os dados e diz que o objetivo é diminuir os acidentes e mortes. “A nossa preocupação é ter sim um trânsito mais seguro em um país que é quarto maior em número de mortes. De sequelas nem se fala. Temos um número exacerbado de acidentes e tragédias e precisamos disso.” 

O projeto está em pauta nesta quarta-feira na Câmara e deve ser votado no plenário da Casa ainda hoje. A deputada Christiane Souza se mostra confiante de que ele será aprovado.
fonte: Quatro Rodas

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

MARCELO CHAMUSCA NÃO É MAIS O TREINADOR DO NÁUTICO.

O
técnico Marcelo Chamusca não seguirá à frente do comando técnico do Náutico. Com apenas uma vitória em seis jogos disputados, o treinador se despede deixando o alvirrubro na oitava colocação da Série "B". A gota d´água para a queda do treinador foi a derrota por 2x1 para o Londrina, dentro dos Aflitos.

Ainda não está claro se Chamusca se demitiu ou se foi demitido. Ainda não se sabe também quem assume o comando do Náutico.

A passagem de Chamusca pelo Náutico ficou marcada por várias derrotas. A única vitória foi marcada em cima do CSA, no estádio Rei Pelé, em Maceió, Alagoas. Naquela ocasião, o placar ficou em 1x0 para os visitantes. Na noite da última terça-feira (21/9), ainda sob o comando de Chamusca, o Náutico perdeu em casa, para o Londrina. Nessa última partida, o Náutico marcou 1 gol, mas viu os adversários balançarem as redes duas vezes.
fonte: NE10.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

BRAZIL COM "Z".

Todo poder emana do povo, para o povo, blá, blá, blá. Em Brasília, botaram moscas na minha sopa. Os abutres copiaram o meu discurso, na anti-sala de luxo, um canalha deu-me um sorriso com dentes de ouro. 
Como lê Miguel de Cervantes, se os livros nos obrigam a mentir. O vira-lata, que rasga o lixo na calçada, via ser promovido a Diplomata. Meu filho na escola pública, se aprender pode ser exonerado. Na igreja, Jesus foi vendido. Judas Iscariotes será homenageado, terá um busto em frente ao portão de ferro no inferno. Pero e Cabral, apologia a mentira. Brazil-Portugal. Só até às urnas e nunca mais.