Carregando...

sábado, 9 de outubro de 2021

BRASIL SUPERA 6OO MIL MORTES POR COVID-19. NAS ÚLTIMAS 24 HORAS FORAM 615 MORTES.

O Brasil registrou, entre quinta e sexta, 615 óbitos causados pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta sexta-feira, 8. com os registros, o País supera a marca de 600 mil óbitos por covid-19 e acumula 600.425 vida perdidas para a doença. 

O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal, relatou ainda 18.172 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 21.550.730 registros desde o início da pandemia. 
fonte: Notícias ao Minuto.

BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA E GASOLINA TERÁ UM AUMENTO DE 7% A PARTIR DE SÁBADO.

O reajuste é para as distribuidoras, mas as empresas vão repassar a alta para os consumidores.
A Petrobras vai reajustar o preço do gás de cozinha e da gasolina em mais de 7%. Os novos preços já serão cobrados as distribuidoras neste sábado (9/10). O GLP, o gás de botijão, sairá de R$ 3,60 o quilo para R$ 2,86 o quilo. É um aumento de R$ 0,26 por quilo e geralmente os botijões têm 13 quilos. Os preços divulgados são os cobrados às distribuidoras. 

Já a gasolina vai sai do preço médio de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro para as distribuidoras, refletindo o reajuste médio de R$ 0,20 por litro. Para o consumidor, a gasolina está saindo por mais de R$ 6,00.

Os aumentos dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel têm ocorrido constantemente e causado uma insatisfação popular. Eles também contribuem para aumentar a inflação, que já está mostrando as duas garras e reduzindo o pode de compra da população.

Os preços dos combustíveis estão aumentando principalmente por dois motivos: o preço do barril de petróleo no mercado internacional está em alta e uma parte do diesel e gasolina utilizados no Brasil são importados. O dólar também está mais valorizado no País devido à instabilidade política. Isso significa que tudo que é importante fixa mais caro.

A política de preços da Petrobrás está sendo muito criticada por alimenta a inflação. O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que a culpa da alta do preço da gasolina e do diesel é dos governadores que cobram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustíveis.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindcombustíveis- PE), Alfredo Pinheiro Ramos, disse que o certo era o aumento já chegar ao bolso do consumidor neste sábado, mas "como o preço é livre ninguém sabe o quanto do reajuste será repassado ao consumidor. Ele argumentou também que os postos têm que aumentar porque v
ao precisar de mais dinheiro para capital de giro já que o preço do produto vai estar mais alto.

O Sindcombustíveis fez uma projeção usando como parâmetro um posto de gasolina que faça uma venda de R$ 1 milhão em gasolina com o litro por R$ 5,99 e chegou aos seguintes valores: R$ 283 mil serão recolhidos ao governo do Estado para pagar o ICMS, R$ 150 mil serão pagos em tributos federais e R$ 60 mil será o valor que vai ficar para aumentar as despesas do posto de gasolina. "Para os donos de postos, este é o pior dos cenários: a alta dos preços, a dificuldade para fazer capital de giro e a diminuição das vendas", comenta.
fonte: NE10/JC 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ESPAÇO LIVRE

A CRÔNICA DE MARIO SANTOS

Nordestino é lenha, é fogo, é brasa. Povo de luta de sol a sol, gigantes cabra da peste, igual a ti, não há ninguém. Do frevo ao maracatu, da literatura de cordel aos traços magníficos de José de Alencar. Da música de Gonzaga, do ritmo de Jackson do pandeiro. A viola o violeiro, às cantorias, os aboios do vaqueiro. A culinária, as nossas praias, a feira de Caruaru. O axé da Bahia, o frevo pernambucano. Zumbi dos Palmares, e o seu grito pela a igualdade racial. Virgulino Ferreira, o Lampião, sem temer os poderosos da época, foi rei do cangaço no sertão. Nordeste, terra de Ariano Suassuna, terra do caboclo com a enxada na mão. Pátria nordestina, majestoso é a tua soberania. Povo livre, berço esplêndido onde a honra dos nossos heróis, descansa na sobra do trabalho e da consciência da liberdade. Viva o Nordeste, região sagrada da pátria amada Brasil.

   
 

EDITORIAL

"Não Troco meu 'OXENTE' por OK de ninguém". 
(ARIANO     Suassuna)

Hoje eu poderia falar das belas praias, das lindas paisagens, das festas e eventos, da comidas típicas entre tantas outras coisas do nordeste.

Mais hoje no dia do nordestino, foi falar de povo, um povo forjado na resistência, no sofrimento, nas lutas contra a seca, fome, abandono, preconceitos, desigualdades sociais e tantas outras... um povo que durante séculos sempre foram perseguidos, explorados, esquecidos...

Para muitos, pau-de-arara, barriga verde, passa fome, ignorantes, miseráveis..., apesar de tudo isso o nordestino consegue ser um povo alegre, hospitaleiro, corajoso, batalhador, que enfrenta os problemas com muita coragem e muito esforço.

Para muitos analfabetos, sim talvez, mais se for é por falta de um ensino de qualidade, e por não ter condições, porque desde muito cedo o nordestino precisas trabalhar duro para sobreviver, Pode ser analfabeto, mais enfrenta os problemas com inteligência.

Construtores de uma nação, não só a nordestina, mais como também a nação brasileiro, através de sua mão de obra,  seu suor. São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro entre outras tem no seu DNA o sangue nordestino, que saiam de sua terra natal, deixando para trás parentes, terras em busca de uma vida melhor, muitos deles jamais voltaram.

Apesar de todos os percalços, esse povo carrega sua história, seus costumes, sua tradições através dos tempos, uma verdadeira nação com suas particularidades. PARABÉNS ao POVO NORDESTINO, por tanta coragem, bravura para construção do nosso País; afinal de contas o BRASIL também e nordestino, pois nasceu no nordeste.
Clemildo Galdino. 

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

MUNDO FORROZEIRO DE LUTO.

EX- CANTOR DA BANDA NODA DE CAJU MORRE EM ACIDENTE DE CARRO NA BR-232.

O acidente que vitimou o Cantor Cláudio Francisco Spíndola, de 50 anos, aconteceu na noite deste terça-feira (5/9) na BR-232, na cidade de Pesqueira.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, "Claudinho" como era conhecido, conduzia o veículo modelo Toyota Hilux, quando perdeu o controle da direção e capotou a caminhonete diversas vezes. Claudinho foi arremessado do veículo e acabou morrendo no local do acidente antes de receber os primeiros socorros.

O cantor estava sozinho no carro e não há registro de outros feridos. O corpo de Claudinho foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru e será sepultado na cidade de Sanhoró.

Confira abaixo Claudinho na Banda Noda de Caju. 

CALENDÁRIO DE ABASTECIMENTO.

 Calendário de Abastecimento de água na cidade de Ibirajuba, durante o mês de outubro. 
SETOR 1: Centro- Praça Agamenon Magalhães.
SETOR 2: Centro- Parte Baixa Avenida Tenente Xavier de Araújo.
SETOR 3: Centro- Parta Alta Avenida Tenente Xavier de Araújo.
SETOR 4: Alto do Cruzeiro e Rua da Compesa.
SETOR 5: Parta alta Mutirão e Rua José Zubem de Amorim
SETOR 6: Parta baixa do Mutirão
SETOR 7: Minha casa Minha Vida
SETOR 8: Distrito do Alto de São Francisco
SETOR 9: Vila do Quatis.