Carregando...

terça-feira, 12 de outubro de 2021

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A CRÔNICA DO MEU SENTIMENTO.

A casa Velha
Já se passarão muito anos, mas às recordações ainda estão muito presentes. Sei detalhar tim-tim por tim-tim da velha casa onde passei toda a nossa infância. 
Três quartos, uma sala, uma cozinha pequena, um banheiro bem simples. A cor das paredes, eram todas brancas, com portas e janelas azuis. E uma linda goiabeira no fundo do quintal, onde fazia sobra pra mim brincar. 
Os talheres todos nas cores verde e azul, mamãe os guardava com maior carinho. 
Nas noites de lua, falávamos com às estrelas estampadas no véu prateado, que forrava o infinito céu.
Bem no pezinho das paredes havia vários pés de Dama-da-noite, onde minha alma criança ficou presa, entre o doce perfume e a dor da saudade. 
Naquele castelo de sonhos, tive tristezas e alegrias, que se entrelaçaram ao meu espírito e descerão comigo a sepultura. Ao vê os torrões da casa velha, onde papai e mamãe fizeram planos com suor e lágrimas, morro e ressuscito. Não ao terceiro dia, mas todos os dias, numa lembrança repleta de gratidão, de quem foi feliz e não sabia.      

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

CRÔNICAS DE MÁRIO SANTOS.

 PONTO, VÍRGULA E RETICÊNCIAS!
VIDA
Pensando bem, não sei quem vida tem. Às pedras? Jesus disse que elas o clamarão. Ou seria à ruas a vida em si? Não vida que respira e se alimenta, mas vida que não se vê, vida que se inventa. 
Falo de vida alheia, vida sem morte, a sorte que mata a morte, e nunca morre. A vida, retratada na ingratidão, no silêncio, na solidão. A idolatria dos egoístas, que nada é, se não a vida morta em um cérebro limitado ao vazio. Vida, alfaiate das cortinas do mistério, dos túmulos caiados, do aguilhão, do necrotério.
Vida, Diz-me o que é? O tudo, o nada, a decadência da Fé...  

sábado, 9 de outubro de 2021

CAPEONATO INTERMUNICIPAL DE FUTSAL DE IBIRAJUBA.

Cachoeirinha e PSG venceram e garantiram a classificação para a semifinal. 
Na noites desta sexta-feira (8/9) se iniciou às QUARTAS DE FINAL do campeonato intermunicipal de futsal de Ibirajuba, com dois grandes jogos.

Na primeira partida a equipe de CACHOIRINHA venceu o time de PATATIVA pelo placar de 19 a 5. No segundo jogo o time do PSG venceu a equipe do BAHIA pelo placar de 15 a 2.

A rodada também proporcionou mudanças na artilharia do campeonato, que agora passar a ser do jogador do time de Cachoeirinha DIOGO G. SOUZA com 20 gols.

Ficha do Jogo
Data: 08/09/2021
Local: Quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho - Ibirajuba
Arbitragem: José Antônio e Romário Damião.

ESCALAÇÃO:
Cachoeirinha: 9-Antônio J. de Barros; 10-Rodolpho B. Sobral Andrade; 3-Diogo G. Souza de França; 1-Everton M. Silva Nascimento; 15-Jardiel José Sobrinho; 2-Bruno Felipe da S. Alves; 7-Davi. C. Brandão de Lima; 11-Júlio César Lima Teixeira. 

Patativa: 4-Matheus Kaio Onofre Miranda; 6-Risonaldo Tavares Cordeiro; 16-Gilmar Monteiro da Silva; 2-Jaime Luiz Miranda Neto; 7-Junior Izidio dos Santos; 8-Eli Sanjai Soares; 1-José Weverton F. dos Santos.

GOLs.
Cachoeirinha: Diogo G. Souza de França (7); Jardiel José Sobrinho (3); Júlio César Lima (1); Antônio J. de Barros (4); Rodolpho B. Sobral (3); Davi C. Brandão de Lima (1)

Patativa: Matheus Kaio Onofre (3); Junior Izidio dos Santos (1); Jaime Luiz Miranda Neto (1).

Ficha do Jogo
Data: 08/09/2021
Local: Quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho - Ibirajuba
ArbitragemJosé Antônio e Romário Damião.

ESCALAÇÃO:
PSG: 16-Eric Natanael da Silva; 13-Yallan Cassiano dos Santos; 5-José Wedson Matias; 3-José Salatiel da Silva; 7-Paulo R. Bernadino da Silva; 9-Emanoel P. da Silva; 4-Widney Fernando da Silva; 6-Fábio Israel do Nascimento; 11-Artur Gabriel da Silva; 8-José Ruan da Silva; 12-Lucas Matheus R. Caetano. 

Bahia: 9-Micael Alves de Araújo; 5-José Henrique Gomes Sampaio; 6-Guilherme Wiilian D. Alves; 7-Erivelton Candido da Silva; 10-Daniel Ferreira da Silva; 1-José E. Mariano da Silva; 16-José Victor Souza Silva. 

GOLs.
PSG: Paulo Ricardo Bernardino da Silva (2); José Wedson Matias (2); Fábio Israel do Nascimento (3); Widney Fernando (2); Artur Gabriel da Silva (1); Lucas Matheus R. Caetano (1); José Ruan da Silva (2); Emanuel P. da Silva (2)

Bahia: Erivelto Candido da Silva (1); José Henrique Gomes Sampaio (1)

CARTÕES AMARELOS
Bahia: Erivelton Candido da Silva; Daniel Ferreira da Silva.

Próxima rodada do Campeonato será no dia 22 na Quadra Poliesportiva Manoel Evaristo sobrinho com os seguintes jogos.
MUTIRÃO e ALTO 1
MENINOS DO MEIA e CACHORRERA
Nessa rodada será definia os outros dois semifinalistas.
Mais fotos Clique aqui.

BRASIL SUPERA 6OO MIL MORTES POR COVID-19. NAS ÚLTIMAS 24 HORAS FORAM 615 MORTES.

O Brasil registrou, entre quinta e sexta, 615 óbitos causados pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta sexta-feira, 8. com os registros, o País supera a marca de 600 mil óbitos por covid-19 e acumula 600.425 vida perdidas para a doença. 

O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal, relatou ainda 18.172 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 21.550.730 registros desde o início da pandemia. 
fonte: Notícias ao Minuto.

BOTIJÃO DE GÁS DE COZINHA E GASOLINA TERÁ UM AUMENTO DE 7% A PARTIR DE SÁBADO.

O reajuste é para as distribuidoras, mas as empresas vão repassar a alta para os consumidores.
A Petrobras vai reajustar o preço do gás de cozinha e da gasolina em mais de 7%. Os novos preços já serão cobrados as distribuidoras neste sábado (9/10). O GLP, o gás de botijão, sairá de R$ 3,60 o quilo para R$ 2,86 o quilo. É um aumento de R$ 0,26 por quilo e geralmente os botijões têm 13 quilos. Os preços divulgados são os cobrados às distribuidoras. 

Já a gasolina vai sai do preço médio de R$ 2,78 para R$ 2,98 por litro para as distribuidoras, refletindo o reajuste médio de R$ 0,20 por litro. Para o consumidor, a gasolina está saindo por mais de R$ 6,00.

Os aumentos dos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel têm ocorrido constantemente e causado uma insatisfação popular. Eles também contribuem para aumentar a inflação, que já está mostrando as duas garras e reduzindo o pode de compra da população.

Os preços dos combustíveis estão aumentando principalmente por dois motivos: o preço do barril de petróleo no mercado internacional está em alta e uma parte do diesel e gasolina utilizados no Brasil são importados. O dólar também está mais valorizado no País devido à instabilidade política. Isso significa que tudo que é importante fixa mais caro.

A política de preços da Petrobrás está sendo muito criticada por alimenta a inflação. O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a dizer que a culpa da alta do preço da gasolina e do diesel é dos governadores que cobram o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do combustíveis.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindcombustíveis- PE), Alfredo Pinheiro Ramos, disse que o certo era o aumento já chegar ao bolso do consumidor neste sábado, mas "como o preço é livre ninguém sabe o quanto do reajuste será repassado ao consumidor. Ele argumentou também que os postos têm que aumentar porque v
ao precisar de mais dinheiro para capital de giro já que o preço do produto vai estar mais alto.

O Sindcombustíveis fez uma projeção usando como parâmetro um posto de gasolina que faça uma venda de R$ 1 milhão em gasolina com o litro por R$ 5,99 e chegou aos seguintes valores: R$ 283 mil serão recolhidos ao governo do Estado para pagar o ICMS, R$ 150 mil serão pagos em tributos federais e R$ 60 mil será o valor que vai ficar para aumentar as despesas do posto de gasolina. "Para os donos de postos, este é o pior dos cenários: a alta dos preços, a dificuldade para fazer capital de giro e a diminuição das vendas", comenta.
fonte: NE10/JC 

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

ESPAÇO LIVRE

A CRÔNICA DE MARIO SANTOS

Nordestino é lenha, é fogo, é brasa. Povo de luta de sol a sol, gigantes cabra da peste, igual a ti, não há ninguém. Do frevo ao maracatu, da literatura de cordel aos traços magníficos de José de Alencar. Da música de Gonzaga, do ritmo de Jackson do pandeiro. A viola o violeiro, às cantorias, os aboios do vaqueiro. A culinária, as nossas praias, a feira de Caruaru. O axé da Bahia, o frevo pernambucano. Zumbi dos Palmares, e o seu grito pela a igualdade racial. Virgulino Ferreira, o Lampião, sem temer os poderosos da época, foi rei do cangaço no sertão. Nordeste, terra de Ariano Suassuna, terra do caboclo com a enxada na mão. Pátria nordestina, majestoso é a tua soberania. Povo livre, berço esplêndido onde a honra dos nossos heróis, descansa na sobra do trabalho e da consciência da liberdade. Viva o Nordeste, região sagrada da pátria amada Brasil.