Carregando...

sexta-feira, 10 de junho de 2022

PERNAMBUCO REGISTRA MAIS DE MIL CASOS DE COVID-19 EM 24 HORAS.

Após mais de dois meses em patamares mais baixos de contágio, em meio a uma tendência de alta em outras parte do Brasil e do mundo, Pernambuco volta a apresentar mais de mil casos confirmados de Covid-19 em um único dia.

No Boletim divulgado nesta quinta-feira (9/6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.166 pacientes infectados em 24 horas, o maior número de notificações dos últimos 50 dias. Os dados reforçam o alerta de cuidados na atual fase de convivência com a doença, em que quase todas as medidas sanitárias restritivas, inclusive o uso de máscara, deixaram de ser obrigatórias. 

De acordo com a SES-PE, do total de casos registrados, 1.160 são leves e apenas seus foram classificados como Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). O baixo quantitativo de quadros de maior gravidade segue, ainda, a ocorrência de mortes, que também foram seis, ocorridos entre os dias 2 e 7 de junho. Com isso, Pernambuco chega ao cúmulo de 944.360 infecções e 21.761 mortes desde o início da pandemia.

Este foi o primeiro dia em que o Estado ultrapassou a marca de mil casos em um intervalo de 24 horas. A última vem em que isso aconteceu foi em 26 de abril, quando a SES-PE confirmou o registro de 1.148 infecções, número um pouco menor que o de agora. Antes, no dia 20 daqueles mês, a pasta divulgou a confirmação de 1.429 testes positivos para Covid-19. É o maior quantitativo de notificações diárias desde então.

Esse novo aumento nos números ocorre num momento em que praticamente todas as restrições adotadas para combater a doença são flexibilizadas. Em 29 de março, o Governo do Estado liberou o uso de máscaras em locais abertos e a realização de eventos com 100% da capacidade. Menos de um mês depois, o item de proteção deixou de ser obrigados nos lugares fechados, com exceção apenas dos serviços de saúde, das escolas e dos veículos de transporte público.

Pesquisador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPR), Jones Albuquerque ressalta que o número de infectantes, ou seja, pessoas capazes de transmitir o vírus, voltou a subir nas semanas seguintes às flexibilizações.

"Nós estávamos com 5% a 6% e, cinco semanas depois, voltamos ao patamar de 60% de infectados. Para frear esse movimento, deveríamos, sim, impor o uso das máscaras. Nós perdemos a consciência de que estamos em crise. E isso é muito perigoso" avalia.

Ainda segundo o especialista, Pernambuco tem hoje uma taxa de contágio de 1.3, o que significa que três pessoas contaminam mais quatro. Além disso, são 90 infectados ativos para cada 100 mil habitantes.

“Nova York está com 280 infectantes para cada 100 mil, e eles estão com um risco considerado alto e máscara imposta em ambientes internos. Ou seja, nós temos uma folga ainda, então agora era o momento de se impor isso nos lugares fechados. E aí, sim, diminuiríamos essa infecção que está vindo aí”, conclui Albuquerque.

Procurada pela reportagem, a SES-PE informou que é comum o número de infecções aumentar quando há acúmulo de notificações pelos municípios nos dias anteriores. A pasta disse também que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 monitora os dados de cada semana e que uma possível volta da obrigatoriedade das máscaras não será definida por enquanto.
Fonte: Folha de Pernambuco.

PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS REGISTRADO NO BRASIL.

O Estado de São Paulo confirmou na quinta-feira (9/6), o primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem de 41 anos, que mora na capital paulista e tem histórico de viagem para Portugal e Espanha. Ele está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e, segundo a secretaria estadual de Saúde, "em bom estado clínico".

Todos os contatos do paciente nas últimas semanas estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância, segundo a pasta estadual. A confirmação de que o paciente estaria infectado pela varíola dos macacos foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus.

Um segundo caso suspeito da doença, também no Estado, é acompanhado desde a semana passada pelo Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a pela Prefeitura de São Paulo. A paciente é uma mulher de 26 anos, que também mora na capital paulista. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ela está internada em um hospital público, apresenta quadro clínico estável e não tem histórico de viagem recente nem de contato com casos suspeitos, a princípio.

Até a última quarta-feira, o Brasil acompanhava oito casos suspeitos da doença, nos Estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia.

O primeiro caso europeu da varíola dos macacos foi confirmado em 7 de maio, em um indivíduo que retornou à Inglaterra da Nigéria, onde a doença é endêmica. Desde então, países como Estados Unidos, Canadá e Austrália confirmaram casos.
fonte: Notícias ao Minuto.

PESQUISA ELEITORAL PARA GOVERNO DE PERNAMBUCO.

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia entrevistou mil pessoas, entre os dias 3 e 8 de junho.
Em pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (9/6), mostra Marília Arraes (SD) liderando, mas empatando tecnicamente com Raquel Lyra (PSDB).

Trata-se de uma vantagem menor de Marília em comparação ao cenário apontado pelo levantamento do paraná Pesquisas, divulgado em maio. A margem de erro da Exame/Ideia é de três pontos percentuais. 

Anderson Ferreira (PL), pré-candidato oficial de Jair Bolsonaro, e Miguel Coelho (União Brasil), estão empatados em terceiro lugar. Espera-se que o ex-prefeito de Jaboatão cresça, conforme o eleitorado bolsonarista se identifique com o presidente estadual do Partido Liberal.

Confira os números da pesquisa abaixo:
• Marília Arraes (SD): 24%
• Raquel Lyra (PSDB): 18%
• Miguel Coelho (União Brasil): 12%
• Danilo Cabral (PSB): 8%
• João Arnaldo (PSOL): 2%
• Jones Manoel (PCB): 1%
• Brancos e nulos: 8%
• Não sabem: 16%

Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

DANILO CABRAL, pré-candidato do PSB apoiado pelo governador Paulo Câmara, demonstra dificuldade para avançar. O adiatamento da viagem de Lula (PT) a Pernambuco, que vai acontecer num formato menor que o planejado, não ajuda o deputado. Ele tem apoio oficial do petista, mas Marília ainda é mais associada ao ex-presidente.

Na primeira e segunda posições, tanto na espontânea como na estimulada, a deputada Marília Arraes, e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital".

Em tempo, a pesquisa eleitoral também mostra como está a disputa em diferentes cenários de segundo turno para o Governo de Pernambuco: 

• Marília Arraes 40% x 36% Raquel Lyra
• Raquel Lyra 44% x 24% Danilo Cabral
• Raquel Lyra 42 % x 31% Anderson Ferreira,
• Marília Arraes 37% x 22% Danilo Cabral
• Miguel Coelho 29% x 24% Danilo Cabral
• Anderson Ferreira 26% x 25% Danilo Cabral
• Marília Arraes 41% x 32% Anderson Ferreira
• Marília Arraes 42% x 31% Miguel Coelho

A pesquisa foi registrada no TSE com o código PE-03117/2022
fonte: NE10.

quarta-feira, 8 de junho de 2022

PESQUISA MOSTRA BOLSONARO A FRENTE DE BOLSONARO COM 18 PONTOS.

A pesquisa Genial/Quaet ouviu 2000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 2 de junho.
A 12ª rodada da pesquisa GEnial/Quaest, a única com sondagem mensais com entrevistas na casa dos eleitores, mostra um avanço do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Na média dos três cenários pesquisados, Lula tem 47% das intenções de votos, 1 ponto percentual a mais do que em maio. O presidente Jair Bolsonaro, do PL, vem em segundo lugar. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, André Janones (Avante), 25%, Simone Tebet (MDB), 1% e Pablo Marçal (PROS), 1%. 

Os demais candidatos (Vera Lúcia, Eymael, Sofia Manzano, Felipe d´Ávila, Luciano Bivar e general Santos Cruz) não pontuaram. Com esse resultado, Lula seria eleito presidente no primeiro turno.

A vantagem de Lula está relacionada à piora na percepção do eleitor sobre a economia. Para 56%, a economia “influencia muito” a escolha do voto. Outros 44% disseram que a economia é o maior problema do país. Entre os temas econômicos, pela primeira vez, a inflação foi o item mais citado, com 23%.

Seis de cada dez eleitores acham que a economia piorou nos últimos seis meses e 57% reclamaram de dificuldades para pagar as contas. Perguntados sobre quem é o maior responsável pela alta dos preços dos combustíveis, 28% dos eleitores responderam Bolsonaro e 16%, a Petrobras. Em um mês, a reprovação ao governo Bolsonaro subiu de 46% para 47% e é majoritária em todas as faixas de renda, gênero e idade.

“Dois dados são sintomáticos para explicar o sentimento do eleitor neste momento: 54% disseram que o governo Bolsonaro está pior do que esperavam e só 18% consideram que está melhor. Perguntamos ainda em que governo o eleitor acha que as pessoas conseguiam comprar mais com o seu salário e 62% responderam que foi em administrações Lula. Ou seja, do lado de Bolsonaro, há a percepção de desapontamento. Do lado de Lula, uma boa lembrança. Essa diferença explica o resultado”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest. No ranking de governos com maior poder de compra, depois de Lula com 62%, os eleitores citaram Bolsonaro com 10%, FHC com 5% e Dilma com 4%.

Nas indicações de primeiro turno, Lula vence nas regiões Nordeste (com 69%) e Sudeste (44%), as mais populosas. Há um empate técnico entre o candidato do PT e o do PL no Sul (38% x34% a favor de Lula) e no Norte (43% x 41% a favor de Bolsonaro). No Centro-Oeste, os números indicam 47% x 23% a favor de Bolsonaro. Seis em cada 10 eleitores disseram que conhecem e não pretendem votar em Bolsonaro, 52% não votariam em Ciro Gomes e 40% rejeitam Lula.

Lula tem suas maiores vantagens entre os eleitores que fizeram até o ensino fundamental, com 61%; e entre aqueles que recebem até dois salários mínimos (58%). Bolsonaro tem seus melhores resultados entre os eleitores com ensino superior completo (37% a 36% para Lula, empatado na margem de erro) e entre eleitores evangélicos (com vantagem de 46% a 34%).

A Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.
fonte: Notícias ao Minuto.

terça-feira, 7 de junho de 2022

CRÔNICA ESPORTIVA.

 
FUTEBOL DE A a Z
Tarde de domingo, e o estádio Severiano Gomes vazio. Amantes do futebol, vejam o que está acontecendo: A cidade não têm vida, às Chuteiras choram a dor da solidão e a Bola depressiva, faz crochê num quarto escuro. E a torcida inquieta, clama: Que venha o futebol, em prol da nação Ibirajubense. Se tem jogo, têm dinheiro, têm rato, têm Rei e Rainha. No Severiano Gomes, quando a bola corre livre, Deus visita os eucaliptos. Gol, mais um gol, e a tristeza apanha de goleada. O futebol em Ibirajuba nas tardes de Domingo, é vida, é sol e calor, é tudo antes do dilúvio. Que volte o futebol, para que os cretinos possam aprender sorri. E que a mão de Leonardo da Vinci, pinte os passos dos salvadores das tarde de Domingo. Então beijaremos a bola, pelo os séculos dos séculos, Amém!!! Quero sim ver o futebol, e assim será. Saibam vocês: O futebol é algo espiritual... que nem a morte pode acabar. Mas só por segurança, orai pelo o futebol... e cuidado com o gato preto. Olha o gol!!! 


segunda-feira, 6 de junho de 2022

LULA DEVE INCORPORAR CONCEITO AMERICANO NO SEU PROGRAMA DE GOVERNO.

O programa de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve incorporar o conceito do "Green New Deal", que usa políticas ambientais para estimular a economia.

O projeto ganhou força nos EUA nos últimos anos, puxado sobretudo pelas alas mais à esquerda do Partido Democrata, especialmente lideranças como o senador Bernie Sanders e a deputada federal Alexandra Ocasio-Cortez.

No sábado (4), o deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) levou a proposta a um seminário da chapa Lula-Alckmin sobre o tema ambiental.

A ideia é investir nos próximos anos em energias renováveis e descarbonização da economia, como forma de gerar emprego e renda para o país.
fonte: Notícias ao Minuto