Carregando...

domingo, 19 de junho de 2022

BARRAGEM DO PRATA COMEÇOU A VERTER ÁGUA POR CONTA DAS CHUVAS.

Fenômeno não acontecia desde de 2020.
As fortes chuvas que caem em Pernambuco desde o dia 23 de maio vêm provocando preocupação com as barragens do Estado. Depois de atingir a Região Metropolitana de Recife (RMR) com mais intensidade, as chuvas agora migraram para a Zona da Mata e para o Agreste. A Compesa, que vem monitorando os reservatórios, informou que a barragem do Prata começou a verter no final da manhã desta sexta-feira (17/6).

Localizada no município de Bonito, no Agreste do Estado, a barragem do Prata atende os municípios de Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha e São Joaquim do Monte, através da adutora do Prata/Pirangi.

De acordo com o monitoramento realizado pela Compesa, o Manancial atingiu a capacidade máxima de acumulação de 41,9 milhões de metros cúbicos de água, resultado do elevado e constante volume de chuvas na região nas últimas semanas. A última vez que o Prata verteu foi em junho de 2020.

Segundo o diretor de Interior da Compesa, Mário Heitor, o fato da barragem sangras, garante uma maior segurança hídrica para a região. "Com o volume acumulado, garantimos o abastecimento das cidades atendidas por mais dois anos, mesmo que enfrentamos uma estiagem nesse período", explicou.

Em alguns casos, porém, o excesso de água nas barragens pode significar alagamentos nas cidades. 
fonte: NE10

sábado, 18 de junho de 2022

PETROBRAS ANUNCIA REAJUSTES DE 14,2% PARA O DIESEL E DE 5,2% PARA A GASOLINA.

Após 99 dias congelado, o preço da gasolina será reajustado no sábado, 18, pela Petrobras, passando a custar R$ 4,06 o litro nas refinarias da estatal, uma aumento de 5,2%. O diesel, há 39 dias sem aumento, passará a custar R$ 5,61 o litro, alta de 14,2%, conforme anúncio realizado nesta sexta-feira, (17/6).

Os reajustes refletem a disparada dos preços dos derivados no mercado internacional, segundo a alta do petróleo e refletindo maior demanda e o fechamento de refinarias em meio à guerra entre a Rússia e Ucrânia.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), para alinhar o preço interno com o praticado no Golfo do México, de onde sai a maioria das cargas, o aumento deveria ser de R$ 0,57 para a gasolina e R$ 1,37 para o diesel, diante de defasagens de 13% e 21%,respectivamente.

O aumento segue a escalada de preços do petróleo no mercado internacional. Nesta sexta-feira, os contratos da commodity para agosto eram comercializados a US$ 119,5 o barril no período da manhã, pelo horário de Brasília.

O câmbio também não está ajudando e já ultrapassa os R$ 5, com a cautela dos investidores impulsionando a moeda norte-americana.

A alta dos combustíveis tem sido ponto de tensão entre a Petrobras e o governo. O presidente da República, Jair Bolsonaro, critica a companhia pelos altos lucros e distribuição de dividendos bilionários, inclusive para a União, e pedia para que novos reajustes não fossem realizados.

Pelo estatuto da estatal, um eventual prejuízo provocado pelo seu acionista controlador (União) tem que ser compensado, ou seja, para segurar os preços em relação ao mercado internacional, a União teria que pagar a diferença à Petrobras.

Nos últimos dias, outras autoridades ligadas a Bolsonaro vieram a público reclamar da estatal, como o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
fonte: Notícias ao minuto.

CRÔNICA ESPORTIVA

A RESSSURREIÇÃO

Domingo (19/06), no Severiano Gomes, teremos a ressurreição de um passado bem presente. Em síntese: Teremos Futebol... MUTIRÃO e MEU PSG irão se enfrentar no derby (clássico) da cidade. Se chover iremos ao Campo, e se não chover, o campos nos levará. De fato, será a ressurreição dos vivos, e dos que plantam bananeiras depois da Santa Missa. O Severiano Gomes, domingo quando a bola correr em seu gramado, dançará. "As pulgas indomáveis" e a torcida inquieta beijará o céu e a terra, numa alegria sem fim. Amigos não se casem no domingo que vem, pois todas às bênçãos estarão em um só lugar: Nas sombra da ressurreição, dos eucaliptos do Estádio Severiano Gomes.



FUTEBOL IBIRAJUBA

 

quinta-feira, 16 de junho de 2022

DUPLA SIMONE E SIMARIA PODE TER CHEGADO AO FIM.

Uma notícia divulgada nesta quinta-feira (16/6) deixou os fãs da dupla SIMONE e SIMARIA muito preocupados. A fim da dupla pode ter chegado ao fim.

Depois de muitas polêmicas que não ficaram restritas apenas aos bastidores da dupla sertaneja, Simaria quebrou o silêncio sobre o futuro musical com a irmã. 

Em comunicado publicado nas redes sociais, a assessoria de Simone e Simaria informou que Simaria vai se ausentar dos grupo musical formado com a irmã. O motivo? De acordo com a nota, a contora disse que quer cuidar da sua saúde.

Com isso, Simone vai continuar cumprindo a agenda de Shows já programadas sozinha. "A RSS Produções Artísticas e Entretenimento, escritório responsável pelo gerenciamento da carreira da dupla, comunicou que Simaria Mendes, por determinação médica, não poderá cumprir a agenda de compromissos (shows)", iniciou a nota.

Simaria se pronunciou para os fãs e para os patrocinadores  "Meus amores, cantar é tudo que mais amo, mas neste momento preciso me afastar dos palcos para cuidar da minha saúde".

"Certo de que vamos nos reencontrar, em breve, seja a segunda voz da minha irmã, Simone, na minha ausência. Em breve nos reencontramos" Completou a cantora. 

Todos os compromissos da SIMONE & SIMARIA serão cumpridos pela artista Simone Mendes". 

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos...  

IBIRAJUBA REGISTRA NOVOS CASOS DE CAVID-19.

A Secretária de Saúde de Ibirajuba, confirmou nesta última quarta-feira (15/6) três novos casos de Covid-19 ativos no município.

Com esses 3 novos casos, Ibirajuba totaliza 579. Dos casos confirmados 564 foram recuperados. 

12 óbitos confirmados pela doença no município.

Segundo as informações os aumento de casos na cidade é devido as festas juninas, onde vem muita gente de outras cidades para a cidade.