Carregando...

quinta-feira, 30 de março de 2023

CONTA DE ÁGUA FICARÁ MAIS CARA EM PERNAMBUCO A PARTIR DO MÊS DE ABRIL.

A agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) acatou o pedido de reajuste da tarifa estadual da conta de água da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), relativo ao período de julho de 2021 a junho de 2022.

A medida foi divulgada nesta quarta-feira (29/3), em publicação no Diário Oficial de Pernambuco, que consta o percentual de aumento e a data em que será realizada a aplicação do reajuste.

O aumento já aprovado pela Arpe, é de 11,21%. Para ter uma noção básica do preço mensal sob o reajuste, basta calcular 11,21% do preço médio mensal atual de sua tarifa

O reajuste será aplicado a partir de 28 de abril, sob respeito do prazo de 30 dias para o vigor do reajuste.

O aumento tarifário terá o objetivo de "solucionar pendência do exercício administrativo de 2022", de acordo com a COMPESA. O pedido havia sido o suspenso pelo Governo de Pernambuco, na gestão anterior.

A companhia explicou, ainda, que, nos últimos anos, têm sido frequente o aumento dos custos de energia elétrica e de produtos químicos, essenciais para o tratamento de sistemas de abastecimento para um distribuição eficaz à população de Pernambuco.

"Considerando a prestação de serviços essenciais à qualidade de vida e ao desenvolvimento do Estado, é preciso registrar que a Companhia tem na sua tarifa uma importante fonte de recursos para manter as suas atividades e realizar investimentos", disse a COMPESA.

A COMPESA afirmou que há um desequilíbrio financeiro provocado pela falta de ressarcimento por parte do tesouro estadual, acordo estabelecido antes do investimento da COMPESA em recursos para obras gerais: 

A COMPESA disse ainda que o desequilíbrio está afetando não apenas o cumprimento do programa de investimentos da empresa, como, também, a prestação adequada dos serviços. 
fonte: NE10

JOGO SPORT E ABC PELA COPA DO NORDESTE FOI SUSPENSO.

A semifinal da Copa do Nordeste entre Sport e ABC não foi concluída, na noite desta quarta-feira (29/3) na Ilha do Retiro capital pernambucana. A decisão precisou ser paralisada ainda no começo do segundo tempo. Isso por uma forte chuva atingiu o Recife e deixou o gramado completamente "alagado". .

O árbitro Diego Serafim cumpriu o protocolo e suspendeu o duelo entre Sport e ABC. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se pronunciará sobre o término da decisão e como ficará o calendário para as equipes envolvidas.

Segundo o regulamento da CBF, a partida do Sport contra o ABC deve ser reiniciado de onde parou, nesta quinta-feira (30/3), às 15 horas em um local com condições de jogo. 

ENDENTA O QUE ACONTECEU
Por volta dos 15 minutos, o árbitro Diego Serafim paralisou o jogo entre Sport e ABC por causa da má condições do gramado da Ilha do Retiro. A forte chuva que atingiu a capital pernambucana deixou o campo completamente alagado. 

Seguindo o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o juiz paralisou a partida por cerca de 1 hora (30 minutos iniciais e depois mais meia hora) para aguardar uma melhora da situação. Mas não teve jeito.

Uma queda de energia em parte dos refletores do estádio também piorou a situação do jogo entre Sport e ABC.

No aguardo de mais novidades a respeito desse jogo.
fonte: NE10

quarta-feira, 29 de março de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA


GERSON GONÇALVES
Esse moço da Tenente Xavier de Araújo, é dessas pessoas raras. E eu explico: Em sua primeira passagem pelo o Escrete do Povo, alguém disse. "Quando Gerson Gonçalves fala no microfone, não dá mais vontade de voltar para casa". Segundo Clemildo Galdino, o nosso comentarista Padrão (Gerson Gonçalves), agora tá envolvido no Futsal. E vos digo, Gerson fará mais uma vez sucesso. Acredito, que se Gerson Gonçalves um dia fosse camelô na feira livre do Mutirão, aquele bairro, lhe sentaria na cabeça da mesa, do imperador Jhones ou do próprio César Augustus. Mas, Gerson Gonçalves leva até a última gota d'água a sua maior marca, a humildade. Todos de Ibirajuba, declaram seu amor por Gerson Gonçalves. Sejam eles, bêbados, ou santos, ou até mesmo os homens que foram a lua, se estão na cidade, vivem e morrem por Gerson Gonçalves. Os quase 9 mil ibirajubenses, se souberem que o rapaz da Tenente Xavier (Gerson Gonçalves), está na praça, todos sairão ao seu encontro. Meus Deus! Se hoje, tivéssemos de eleger grandes personalidades do nosso município, Gerson Gonçalves seria como uma ópera divina, e todos lhe aplaudiriam de pé, e nunca mais fariam um risco no chão, sem antes colher orquídeas para Gerson Gonçalves.


SANTA CRUZ PERDE PARA ÍBIS E PODE FICAR SEM DIVISÃO EM 2024.

A data de 28 de março ficará marcada como uma das mais vergonhosas da história do glorioso Santa Cruz. Na noite desta terça-feira, o Tricolor perdeu por 3 x 1 para o Íbis, que carrega a fama de "Pior Time do Mundo", e agora está por um fio de não ter divisão para disputar em 2024.

É que em Pernambuco só tem duas vagas na Série D do Brasileirão, a equipe coral precisaria ficar, no mínimo, entre as quatro melhores do Campeonato Estadual deste ano. Restando apenas mais um jogo a ser disputado, o Santa Cruz (5°) só pode chegar a 18 pontos, enquanto o Petrolina (4°) já tem 19 e não será mais alcançado.

O Retrô, atual vice-líder, é a outra equipe que garantiu a vaga para a 4ª divisão junto ao Petrolina. Diante do cenário tenebroso, só resta uma saída para o Santa Cruz: Conseguir o acesso para a Série C neste ano. Caso não se classifique, o Santa Cruz pode ficar sem divisão em 2024.

Um outro Cenário seria os tricolores torcerem para Retrô e/ou Petrolina conseguirem o acesso na terceirona, pois desta forma a vaga poderia cair para os corais. Para isso, será necessário terminar o Campeonato Pernambucano, no mínimo, em quinto lugar.

A derrota para o Íbis trouxe um enredo caótico á uma temporada com cara de filme de terror. O Santa Cruz perdeu o direito de disputar a Copa do Brasil no próximo ano e só vai para a Copa do Nordeste fase eliminatória por conta do ranking da CBF.
fonte: NE10. 

sexta-feira, 24 de março de 2023

DEFESA DE BOLSONARO ENTREGA JOIAS EM BRASÍLIA.

A defesa de ex-presidente Jair Bolsonaro entregou, nesta sexta-feira (24/3), as joias dadas por autoridades sauditas a uma comitiva brasileira que ficaram com o ex-presidente.

A entrega foi feita numa agência de penhor da Caixa Econômica Federal de Brasília.

O estojo com as joias (caneta, relógio, anel, abotoaduras e um rosário) foi oferecido a Bolsonaro pelo governo da Arábia Saudita em 2021. O pacote entrou no país na mala de integrantes da comitiva brasileira que retornava ao país, após missão no Oriente Médio.

Na última quarta-feira (22/3), o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que Jair Bolsonaro devolvesse as joias recebidas de autoridades estrangeiras para a Caixa Econômica Federal e as armas, à Polícia Federal, em Brasília.

Inicialmente, a Corte indicou que as peças fossem entregues à Secretaria Geral da Presidência da República, em um prazo de cinco dias, a fim de serem incorporadas ao patrimônio da União.

A comitiva trouxe ainda outro pacote de joias preciosas, avaliadas em R$ 16,5 milhões, presente da Arábia Saudita para o governo brasileiro. A caixa também não foi declarada à Receita Federal e foi apreendida pela alfândega no aeroporto de Guarulhos (SP).

Pela Decisão do TCU, esse presente também precisa ser devolvido pela Receita à União, assim que foram concluídos os trâmites burocráticos.
fonte: Folha de Pernambuco

CRÔNICA ESPORTIVA


RACHA DE TONY
Assim como esconderam o punhal que matou o César pelas costas, também se escondeu o Racha de Tony (Time de Futsal), por 21 anos. São mais de 2 décadas dando rapadura e água fria a rapaziada desse time de futsal. 
Alguém já tinha falado ao meu ouvido: "Mário Santos, faz uma crônica para o Racha de Tony". Todos sabem que ninguém têm mais prazer em nosso futebol, do que a Crônica Chutando a Bola. Mas por arte dos diabos, esse velho cronista, só deu ascensão ao Racha de Tony agora. O próprio Tony, deu-me patadas de cavalos, e me cobrou 2 ou 3 linhas frenéticas, sobre o seu time de futsal. Pois bem, agora, os 8 mil ibirajubenses, todo os dias, antes de rezar um Pai Nosso, ou beber um copo d'água, dirá: O Racha de Tony tá para o futsal de Ibirajuba, como se fosse a PE 149 (quando recuperada). E vos digo mais; qualquer competição de Futsal, se não tiver o Racha de Tony não passa de uma aglomeração de quadrúpedes, que babam às patas da mula de Balaão. O Racha de Tony, agora e sempre deverá ter às glórias eternas dos deuses Gregos.