Carregando...

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA


NOSTALGIA
Admitamos então, que estivéssemos nos anos 80 e meados dos anos 90. Uma sexta-feira, eu disse uma sexta-feira. Depois das 3 horas da tarde, os bares lotados, os jovens nas praças... Mas todos numa só expectativa, pelo o jogo na velha quadra. E o adversário, ah o adversário, este já fora rotulado de cão morto, pela a torcida. Às 7 horas da noite, os muros da quadra parece mais uma galinha cheia de pintinhos, um por cima do outro. A torcida berra, se espreme, solta gargalhadas, é emoção, é loucura santa. Ai nosso timaço surge, como se fosse uma bailarina, ou um galã de novela mexicana. E entre nós, os mortais, um inesquecível GENO comanda o espetáculo. E o narrador imaginário, faz o relato: "Geno passa pelo primeiro, o segundo marcador já não reza; eu disse ele reza, mas Geno não o perdoa... o chute... e o Goooooooooool. No mesmo momento Zé de Severinho extrai do silêncio das ruas como se fosse um dente. Os fogos reinam, fogos e fogos.
Quanta saudade, saudade que nem o apito final pode apagar.

 
 

2ª COPA NOVO HORIZONTE DE FUTEBOL - JOGOS DO FINAL DE SEMANA.

 


sexta-feira, 1 de setembro de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA

 

O DERBY
O MEU PSG e o SPORT DO ALTO, amanhã (sábado 2/9) irão se enfrentar na Segunda Copa Novo Horizonte de Futebol). Será um duelo entre São Francisco de Assis e Santo Isidro (metaforicamente falando). O Alto e Ibirajuba tem uma rivalidade futebolística mística, religiosa ou até horóscopiana, ou outra coisa qualquer. Veja nesse duelo entre São Francisco de Assis e Santo Isidro (MEU PSG e SPORT DO ALTO), quem dos 2 santos tem maior crédito esportivo com Deus. Quem Será? Será um jogo de relevância espiritual. E vou vos digo: Haverá promessas, até entre às paredes dos paralelepípedos. Há aqueles mais exagerados que dizem: "Passará a terra e os céus e este sábado de Meu PSG e SPORT do Alto nunca mais passará!" Cada gol nesse jogo, será um passo à mais para à glória eterna. E que Santo Isidro e São Francisco de Assis convidem o próprio Deus pare ele se fazer presente no próximo sábado no Estádio Severiano Gomes.

terça-feira, 29 de agosto de 2023

LULA SANCIONA AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO.

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira (28/9), a lei que aumenta o Salário mínimo para 1.320,00 Reais e traz mudanças na isenção de Imposto de Renda.

O aumento do Salário Mínimo, uma das promessas de campanha de Lula, visa trazer aumento real acima da inflação.

A aprovação reintroduz a política de valorização anual do salário mínimo. O procedimento de cálculo é o seguinte:

O valor é corrigido pela inflação do ano anterior, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), somado à variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

O salário já teve um reajuste para 1.320,00 Reais desde janeiro pela medida provisória, refletindo um acréscimo de 8,9% em relação aos 1.212,oo Reais em vigor em 2022.
Fonte: NE10

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

POPULAR MORRE EM DESABAMENTO NO CENTRO DE IBIRAJUBA / PE.

O acidente aconteceu por volta das 8:15 da manhã desta quarta-feira (23/08) na Rua Bartolomeu Vieira de Melo no centro da cidade de Ibirajuba.

Vítima 
A Vítima fatal foi o Senhor  José Fulgêncio, com a idade de 68 anos de idade, que residia na casa que desabou. 

Segundo as informações a vítima estava com outras pessoas na calçada quando a casa caiu, as outras pessoas conseguiram escapar, porém a vítima não conseguiu sair a tempo e foi atingido por uma parede, não suportou os ferimentos e veio a óbito no local.

A esposa da vítima que estava no interior da casa, foi socorrida dos escombros por populares e não sofrei nenhum ferimento grave, foi socorrido pelo SAMU para o hospital local. 

Equipes do Corpo de Bombeiros e de engenheiros da Prefeitura estiveram no local, a guarda patrimonial de Ibirajuba fez o isolamento do local.

Ainda não se sabe o motivo do desabamento.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA

A VOLTA

Depois do café, o estádio Severiano Gomes me chama, vai ter futebol. O grito de gol, a alegria, sábados e domingos de terno e gravata, é bola na rede, palpites no boteco, bêbados santificando o artilheiro, às patricinhas de orelhas grudadas arriscam o placar. No campeonato, dos 60 anos de Ibirajuba, o Papa Francisco beatifica às águas do açude e Santo Isidro, trás Deus para a sombra dos eucaliptos. Só pra ver o nosso futebol!.  Pois bem, em 60 anos de história, às multidões de Ibirajuba, irão comemorar esse campeonato, como se fosse um menino pobre, descobrindo  que ganhou um picolé premiado ou até mesmo um rosário de coco catolé  na feira livre do Mutirão. Meu Deus! Nesse campeonato, cada jogador, cada torcedor ibirajubense, deve saber que esse momento é uma celebração coletiva, uma festa apoteótica, dos 60 anos da terra das Gameleiras. Você sabe que em 6 décadas, nunca houve antes tamanha glória, em nosso mundo esportivo que possa se comparar a esse campeonato. Cada gol, cada drible, terá uma louvação repleta de nostalgia. Numa saudade de Geno, de Giva, e de nossos atletas do passado que um dia, na poeira e no sol, escreveram às primeiras linhas frenéticas, de nossa ascensão esportiva. Dessa vez é algo sobrenatural, 60 anos de história e tradições  em um só espírito, em um só campeonato.