Carregando...

terça-feira, 17 de setembro de 2024

MORRE O DEPUTADO JOSÉ PATRIOTA.

                             * 09/10/1960   + 17/09/2024 

Faleceu na manhã desta terça (17/9) o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele tinha 63 anos e estava em tratamento contra um câncer. Em decorrência, a Alepe decretou luto oficial de cindo dias e suspendeu todas as atividades legislativas programadas. O corpo do parlamentar está sendo velado pela manhã no sede do Poder Legislativo e, à tarde, seguirá para velório em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajéu.

O presidente da Alepe, publicou um nota oficial sobre o falecimento do parlementar.

"É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do deputado, grande líder sertanejo e amigo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembléia, para o Sertão do Pajéu, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, secretário de Estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do Sertão. E não foi diferente na Alepe, onde com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um legado de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajéu! Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade". 

O primeiro-secretário da Alepe, também se manifestou por meio de nota:

"Recebi com pesar a notícia do falecimento do meu amigo e deputado estatual José Patriota, um grande líder político que foi prefeito de Afogados da Ingazeira e presidiu a Amupe. Deixo aqui minha solidariedade à família e a todos os amigos. Descanse em paz".

TRAJETÓRIA
José Coimbra Patriota Filho era natural de Tabira, no Sertão do Pajéu, mas fez carreira política em Afogados da Ingazeira, onde foi prefeito por dois mandatos. Também exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e secretário de Estado do Governo Eduardo Campos. Teve ainda atuação destacada à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para a qual foi aclamado presidente de honra em junho de 2024.

José Patriota estava no primeiro mandato na Alepe. Foi eleito, em 2022, com 43.586 votos. Na casa, presidia a Comissão de Assuntos Municipais desde o início da atual legislatura, em 2023. Sob o comando de Patriota, o colegiado atuou para a regularização dos limites municipais em parceria com prefeituras e a Agência Condepe Fidem. Patriota também coordenava a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, instalada em dezembro do último ano.

Entre os projetos de lei de autoria de José Patriota aprovados pela Alepe estão os que incluem no Calendário Oficial de Pernambuco eventos com a feita Expoagro de Afogados da Ingazeira, em julho, e o Dia Estatual da Missa do Poeta de Tabira, em setembro, O parlamentar também foi autor da matéria que estabeleceu novos conceitos, objetivos e linhas de ação para a Política Estadual da Pessoa com Deficiência.

Na última participação em reunião plenária na Alepe, em agosto de 2024, José Patriota recebeu homenagens dos colegas parlamentares. Patriota deixa esposa e quatro filhos.

SANDRO ARANDAS DESISTE DA CANDIDATURA DE VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO DE IBIRAJUBA/PE

O candidato a vice-prefeito do município de Ibirajuba, Sandro Rogério Martins de Arandas (PSB) anunciou na tarde deste segunda-feira (16/9) renuncia a candidatura como vice-prefeito na coligação "IBIRAJUBA TEM JEITO". A renuncia foi feita através de uma carta direcionada ao Cartório da 48ª Zona Eleitoral.

Os motivos que levaram o candidato a desistir da eleição foi a impugnação de sua candidatura pelo Juiz da 48ª Zona eleitoral, por improbidade administrativa. Além disso, a decisão judicial ressalta que o candidato possui uma condenação criminal com trânsito em julgado, resultando na suspensão de seus direitos políticos, o que também contribuiu para o indeferimento. Mesmo tendo o direito de recorrer da decisão do Juiz, Sandro Rogério resolveu renunciar a sua candidatura. 

Ainda no final da tarde deste segunda-feira (16/9), a chapa de oposição "Ibirajuba tem jeito" quem é encabeçada por Celso Onofre (Republicanos) apresentou a Senhora Maria das Neves Martins de Arandas (PSB), genitora de Sandro Arandas como candidata a vice-prefeita.

sábado, 14 de setembro de 2024

GOVERNADORA RAQUEL LYRA ANUNCIA OBRAS NA SEIS MAIORES EMERGÊNCIAS HOSPITALARES DE PE.


As seis maiores emergências hospitalares de Pernambuco passarão por obras de manutenção - preventivas e corretivas. O governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria de Saúde (SES), publicou no Diário Oficial do Estado de ontem, o aviso da abertura do processo de contratação de empresas para a prestação de empresas para a prestação dos serviços. O valor máximo total estimado é de R$ 84,3 milhões.

"Estamos garantindo a readequação das grandes emergências do Estado, melhorando a qualidade do serviço prestado à população e oferecendo espaços mais dignos para os profissionais de saúde, os pacientes e seus familiares", afirmou a governadora Raquel Lyra.

O processo vai ocorrer de forma virtual, através da plataforma integrada de contrações públicas e gestão de bens e materiais de Pernambuco (www.peintegrado.pe.gov.br). 
As empresas interessadas devem entregar suas propostas até 10h do dia 1° de outubro -data da realização do pregão eletrônico.

A licitação tem o objetivo de suprir as necessidades de infraestrutura das unidades de saúde com mão de obra qualificada e o fornecimento de materiais de manutenção de maneira contínua. Estão sendo contemplados no processo os hospitais Getúlio Vargas (R$ 9 milhões); Otávio de Freitas (R$ 15,8 milhões); Barão de Lucena (R$ 10,1 milhões); Agamenon Magalhães (R$ 15,4 milhões); Hospital da Restauração (R$ 17,5 milhões); e hospital Regional do Agreste em Caruaru (R$ 16,3 milhões). As propostas devem ser realizadas pelas empresas no site do PE Integrado.

"A manutenção das nossas unidades hospitalares é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais de saúde. Nosso intuito é manter os nossos hospitais livres de pequenos problemas prediais, mantendo o ambiente mais adequado para cuidar melhor das pessoas". disse a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

O processo de contratação para a manutenção predial dos hospitais em formato de pregão eletrônico faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado de execuções contratuais cada vez mais eficientes, visando o atendimento imediato para as necessidades da gestão pública. "proposta é que os prestadores de serviço atendam às necessidades dos nossos hospitais de forma eficiente, executando a manutenção com a mão de obra e os materiais necessários, na parte estrutural, elétrica, hidráulica, bem como outras manutenções rotineiras que os prédios apresentam", pontua o gerente de Licitações de Obras e Serviços de Engenharia da Secretaria de Administração, Romero Amorim. 
Fonte: Diário Oficial de Pernambuco.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA.

 O JOGO DA FÉ

O coroinha ligou para o padre; o padre ligou para o Papa avisou ao sacristão; o sacristão, por sua vez, avisou a todos na saída da missa - vai ter jogo - e um por um foi ao campo. Do 8 aos 80 anos, todos estavam lá, em um só céu. 
A bola ouviu tantas orações, que quase se converte ao islamismo, uns rezavam para acontecer o gol, outros rezavam para que o goleiro defendesse. Mas a grande maioria estava convicta, que seus líderes religiosos, havia de divulgar o futebol em seus púlpitos. Afinal, a hóstia sagrada e o Céu, ambos pertencem à bola.


segunda-feira, 26 de agosto de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA.


FUTEBOL DOS ANÔNIMOS.

O jogo será amanhã.
Mas hoje a turma da cal já marcaram as linhas do gramado. O gandulinha vai dormir mais cedo, porque durante o espetáculo, serão servos do apito. A menina do cachorro-quente, vendo a chance sagrada, logo de madrugada prepara a carne e o pão, sabe ela que no campo dá para ganhar o dinheiro do botijão de gás. E se tem bola na rede, a sede pede água, ai vende-se água também.
A bola de pé em pé.
Amanhã se Deus quiser o milagre vêm, diz os anônimos. São eles para o futebol, como se fora o sangue que corre nas veias que não se ver, mas é a própria alva, a vida da festa esportiva. E pelo amor de Deus, não me digam que um dia de futebol, sem esses trabalhadores (os anônimos), teriam a mesma graça, que eu vos direi. "O futebol sem os anônimos, seria um caos, uma catástrofe, Uma vida sem vida.

domingo, 18 de agosto de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA.


24 ANOS DEPOIS

O Milan, é campeã da Segunda Copa Master de Futebol de Ibirajuba.
Foi lindo!
O Milan, não foi 11 jogadores em campo, não. Os comandados de Adilson de Coquinho, foram um só jogador atrás da bola, eles, pareciam uma alam coletiva. Ah e o que dizer do Estádio Severiano Gomes, com essa vitória do Milan? O estádio municipal, deu gargalhadas, se emocionou, viveu cada momento, do time de Robinho e companhia. Daqui há 20, 40 anos... os meninos de hoje dirão: "A Segunda Copa Master de Futebol de 2024, deu ao Milan às prerrogativas da filosofia eterna do futebol". O Milan fez 2 gols, o Meu PSG, só fez 1 gol, e o jogo acabou! E o Milan é o campeão, para todo o sempre, e isso, depois de 24 anos de existência. A glória de Deus, não só deu o título ao Milan, mas também, reescreveu a história dos guerreiros do sítio Maniçoba. Tudo foi perfeito para o Milan, e para a alegria ser completa, Adilson foi o artilheiro da competição. Nos 4 cantos da cidade, a uma só voz, todos dizem: "Até que enfim, o Milan é o campeão". E não há em Ibirajuba, nem um vivente que tenha fôlego, que não olhe para o céu com às suas mãos levantadas, e não agradeça a Deus pelo o título do Milan. Do goleiro ao ponta-esquerda, da torcida, a invasão da ovelhas no campo, todos, todos já estavam predestinados a imortalidade da bola. E assim foi.
17 de agosto, o dia que o Milan, viverá de eternidade a eternidade na alma, no coração, daqueles que têm o Espírito Esportivo, na vida e na própria morte! Cantai povos: 
"O MILAN É O CAMPEÃO.