Carregando...

segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

GOVERNO DE PERNAMBUCO DIVULGA CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DO IPVA 2025.

 
A Secretaria da Fazenda (Sefaz) anunciou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2025. Pelo segundo ano consecutivo, a alíquota do imposto permanece em 2,4% a menor entre os estados do Nordeste, garantindo aos contribuintes pernambucanos uma redução média de 20% no valor do IPVA.
 
O imposto pode ser parcelado em até 10 vezes, desde que o valor mínimo de cada parcela seja de R$ 50,00. A cobrança do IPVA terá início em 5 de fevereiro, com pagamentos mensais nos meses seguintes e a última parcela prevista para novembro.
 
As datas do vencimento variam de acordo com o número final da placa dos veículos, conforme descrito abaixo:
- placas terminadas em 1 e 2; vencimento dia 5 de fevereiro.
- placas terminadas em 3 e 4; vencimento dia 10 de fevereiro.
- placas terminadas em 5 e 6; vencimento dia 15 de fevereiro.
- placas terminadas em 7 e 8; vencimento dia 20 de fevereiro. 
- placas terminadas em 9 e 0; vencimento dia 25 de fevereiro.  
 
Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até fevereiro terão direito a um desconto de 7%. O estado manteve as isenções para mototaxistas, desde que as motos estejam cadastradas no Detran na categoria táxi, além das isenções destinadas a pessoas com deficiência (PVDs), portadores de Síndrome de Down e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para automóveis movidos a gás natural com valor de até R$ 100 mil, a alíquota será de 1,5%. 

sábado, 4 de janeiro de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA. #181

 

ARAUTO
 
Logo cedinho, uma fatia de pão, manteiga por cima, um cafezinho escuro e amargo. É já temos 3 padarias na cidade. No entanto, teremos mais um final de semana sem futebol. 
E o pão nosso de cada dia, e a bola sangrando nos pés dos homicidas, quem nos dará? 
Perguntas que sós, quem já bebeu o sangue de uma partida de futebol interminável pode responder.
Outrora, a bandinha de pífanos do Alto de São Francisco responderia, acendendo o furor da torcida do Sport do Alto. Um quadrúpede, disse: Mário Santos quer santificar o futebol de Ibirajuba. Pensei comigo: "Eis a primeira besta que pensa que pode invadir o céu". 

  

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #180

 

RETROSPECTIVA 

Durante todo o ano de 2024, nossas palavras foram honestas e verdadeiras. Nunca houve um pretexto fúnebre ou ateísta em nossa crônica. Pelo contrário, foram sempre louvações respeitosas, visíveis, ao nosso amado futebol. Tudo isso feito com paixão e dentro do mais puro espírito esportivo.
 
Elevamos o estádio Severiano Gomes e proporções faraônicos; transformamos as esquinas e os botecos em um berço esplêndido, onde a bola foi celebrada com caldo de nada e pão doce. A Crônica Esportiva de Mário Santos jamais deixou o torcedor ibirajubense sozinho, lambendo rapadura à margem da estrada.
 
Em nossa cidade, já contamos com três padarias, mas o verdadeiro pão nosso de cada dia, quem sempre entregou foi a Crônica Esportiva "CHUTANDO A BOLA". E, para sempre, cada chuteira (ativa ou aposentada) ecoará em uníssono: Amém! 

 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #179

 

MODÉSTIA À PARTE

Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de bom coração, que um dia já beijaram a mão de um líder religiosa no interior do estádio Severiano Gomes. Eis a verdade: nossa Crônica "CHUTANDO A BOLA" dedicou todo o ano de 2024 a consagrar o futebol da cidade, como uma verdadeira hóstia sagrada.
Mário Santos, mestre das palavras, nunca permitiu que a bola ficasse lambendo rapadura à margem da estrada. Nunca! Dos templos religiosos aos botecos mais simples, os nossos artilheiros sempre foram reverenciados, da cabeça aos pés. Sem falsa modéstia, desde os tempos da 2ª grande guerra mundial, ninguém fez mais pelo nosso futebol do que a crônica esportiva "CHUTANDO À BOLA".
É lamentável, porém, que alguns ingratos nunca tenham sequer oferecido um "obrigado' ao velho Mário Santos, Mas Deus, em sua infinita bondade, sempre abençoou o locutor esportivo do querido Sítio Gavião. Quanto aos bípedes que hoje bebem o sangue simbólico da bola, quem sabe, um dia clamarão pela tão sonhada metamorfose do futebol, um esporte que, eternamente, encontra vida nos pés habilidosos de nossos artilheiros e na filosofia sagrada inscrita no gramado do estádio Severiano Gomes.
Tenho fé que 2025 será o ano da redenção, quando até os mais endurecidos de coração e caráter serão transformados pelas linhas poéticas da crônica "CHUTANDO A BOLA".


 
 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

CRÔNICA ESPORTIVA. #178

 

INACREDITÁVEL
 
Diante das filosofias e dos contos minuciosamente garrinchianos, eu vos digo: "O Estádio Severiano Gomes concede aos cavalos e às ovelhas, que derramam sua essência viva naquele solo, as prerrogativas dos guardiões do tempo esportivo.
Raciocinemos: tudo está parado. Sem futebol, sem bola, sem alegria. E, ainda assim, aquele recinto esportivo permanece rosado, como se refletisse as bochechas de um bebê, de uma boneca de porcelana ou algo entre os dois. Em outras palavras, tudo ali tem vida.
Eu acredito no sobrenatural que emana daqueles animais. Talvez a bola, com cada gomo seu, traga inscritas profecias de equinos, de ovinos ou de algo inexplicável que renova, dia após dia, o vigor daquele campo municipal.
Atrevo-me a dizer: não há outro motivo para que assim seja. Cada torcedor ibirajubense que contempla o Estádio Severiano Gomes, e percebe sua euforia quase mágica mesmo na ausência de jogos, sente-se como se um passarinho repousasse em cada ombro, trazendo uma surpresa inesperada.

 

CÂMARA FEDERAL APROVA REGULAMENTAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA.

 

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (17/12), a regulamentação da reforma tributária, com 328 votos a favor e 18 contrários. O texto segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta passou por ajustes, com os deputados revertendo parte das mudanças feita no Senado. Nos últimos dias, o grupo de trabalho (GT) da Câmara analisou o texto, que incluiu alterações que geraram discussões entre parlamentares.
 
Entre os pontos mais debatidos, destacaram-se os incentivos fiscais para refinarias. Um trecho que beneficiava o Grupo Atem, controlador da Refinaria da Amazônia (Ream), foi mantido após pressão da bancada do Amazonas, que defendeu restrições aos benefícios somente para operações na Zona Franca de Manaus. Apesar das tentativas de retirar o destaque, o argumento favorável prevaleceu.
 
Algumas mudanças propostas pelo Senado foram derrubadas, como a exclusão de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes, do chamado "imposto do pecado". Esse imposto prevê alíquotas maiores para produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. A Câmara também retirou saneamento básico e água mineral da lista de serviços e produto com tributação reduzida, buscando equilibrar o impacto da alíquota padrão, prevista em 26,5%. Tapioca e mate, no entanto, foram mantidos na cesta básica com isenção fiscal.
 
A proposta regulamenta pontos centrais da reforma tributária, como a substituição de tributos federais pelo CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). A expectativa agora é que o presidente Lula sancione o texto, iniciando o processo de implementação das mudanças no sistema tributário nacional.
Fonte: Notícias ao Minuto