Carregando...

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA. #192


O ESCRETE DO POVO.
 
Para alguns, 3 anticristos... para outros, 3 sérios candidatos a semideuses!!! Com suas bocas, com mais cáries do que dentes... eles (Clemildo Galdino, Mário Santos e Duda Sobral) deram status ao nosso futebol, que nem as orações de Maria de Lulu em sua sublime essência poderiam outorgar tamanha façanha. O Escrete do Povo, nos tirou da pequenez esportiva, assim como Moisés libertou o povo de Israel do Egito. Com esses 3 rapazes narrando os jogos no Severiano Gomes, até os palavrões vindo da torcida Ibirajubense ganharam condecorações de Almirante mesmo em poças d'água. O Escrete do Povo informa tudo que acontece dentro e fora de campo, das chuteiras dos que rincham dando patadas na bola, até os pés sagrados do artilheiro que ousa se casar no pós-jogo. A nossa equipe esportiva está preparada para cobrir até campeonato de cuspe à distância! E que a modéstia morra nas águas do açude. O mais humilde dos mortais de Ibirajuba, se amar o futebol, dirá, sentado nas sombras dos eucaliptos: Duda Sobral, Mário Santos e Clemildo Galdino são verdadeiros semideuses para o nosso futebol. Essas 3 vozes deveriam ser postas em uma bandeja e viverem eternamente, até além da morte, sendo ovacionadas pelas multidões de Ibirajuba. Acredito eu que, daqui a 100 anos, quem passar no estádio Severiano Gomes dirá: "Justiça foi feita, porque ali no meio de campo, estão enterrados Mário Santos, Duda Sobral e Clemildo Galdino." E de geração em geração, a torcida Ibirajubense lhes dará um eterno obrigado ao Escrete do Povo!

COTA DO FPM DO DIA DE FEVEREIRO PARA OS MUNICÍPIOS SOMA 13 BILHÕES.

 
As prefeituras brasileiras recebem R$ 13.053.414.769,42, hoje segunda feira (10/2). O valor é referente à primeira parcela de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor representa um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, o cenário é positivo, o que contribuiu para que os municípios consigam evoluir em termos econômicos e sociais.
 
"O FPM é muito importante nessa questão das desigualdades, porque aquele coeficiente, que dá o valor que o município recebe, é uma mistura entre renda per capita e IDH. Então, ele tem um componente social, onde aqueles que precisam mais recebem mais", destaca.  

Para saber quanto qual estado/município recebe, clique no link abaixo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA. #191

AO MEU PAI
 
Um comentarista que não tinha papas na língua! Ele não comentava o futebol em si... Não! O velho Chico de Zumira fazia seus comentários sobre as minhas crônicas. 
"Repetiu muitas palavras". Ou então "Dessa eu gostei!" Essas eram suas observações.
- Pai, e o jogo?
- Faça uma crônica! - Dizia ele.
Eu acho que meu pai e eu tínhamos laços que transcendiam a morte. Algo que não se explica! Do tipo: Íbis campeão da primeira divisão.

 

ALERTA DE CHUVAS.

 

FORTES CHUVAS CAUSAM MORTES DESLIZAMENTOS E ALAGAMENTOS NO GRANDE RECIFE.


As fortes chuvas que atingiram a região metropolitana do Recife, nesta quarta-feira (5/2), provocaram a morte de ao menos três pessoas. A tempestade causou alagamentos e deslizamentos de barreira nas cidades pernambucanas.
 
O governo do estado afirma que uma das vítimas estava no bairro da Estância, na zona oeste da capital. A outra foi encontrada na Boa Vista, na área central da cidade, e o terceiro corpo foi resgatado na Vila da Fábrica, na cidade de Camaragibe.
 
"Todos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal para realização de perícia tanatoscópica. Os laudos serão encaminhados à autoridade policial responsável pelas investigações das mortes", disse em nota a governadora Raquel Lyra.
 
O estado de alerta máximo foi acionado às 10h20, porque, segundo a prefeitura da capital, as "condições meteorológicas extremas representam risco máximo à população e exigem a formação de uma ampla força-tarefa para o restabelecimento da normalidade".
 
A gestão municipal chegou a orientar a população e evitar deslocamentos.
 
Em um dos casos com vítimas fatais, um homem morreu na avenida Agamenon Magalhães, a principal via da cidade. O Samu constatou a morte e há suspeita de que ele tenha levado um choque elétrico.
 
Em outro caso, um morador do bairro da Várzea, no Recife, foi encontrado morto na tarde desta quarta, em Camaragibe. Segundo a prefeitura, a vítima trabalhava na cidade como funcionário de uma loja de construção. Ele foi identificado como André Fernandes.
 
Ainda não existem detalhes sobre a terceira vítima.
 
Segundo a prefeitura, entre 7h30 e 10h30, o Recife registrou 92 milímetros de chuva, volume superior ao que era esperado para todo o mês de fevereiro. De acordo com a gestão municipal, historicamente, são esperados 91,4 milímetros de chuva no mês.
 
A prefeitura recebeu, ao menos, dez chamados para quedas de galhos ou de árvores.
 
Camaragibe, no Grande Recife, foi o local onde mais choveu em 24 horas, até as 5 horas da quarta feira, com 100,4 milímetros, seguida de Abreu e Lima (91,9 milímetros). 
 
A Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) emitiu na tarde de terça (4/2), um alerta de chuvas moderadas para o Grande Recife, o Agreste e a Zona da Mata de Pernambuco.
 
O canal da avenida Agamenon Magalhães transbordou no bairro das Graças. Outras avenidas e ruas da cidade ficaram alagadas, dificultando a mobilidade. O túnel Josué de Castro, na Saída da vida Mangue, foi interditado. A BR, que corta a região metropolitana, também teve pontos de alagamento. 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA: # 190.

PARADO.

Eis a monotonia, ninguém dá um piu. O estádio Severiano Gomes mergulha em um silêncio cadavérico... Mas as pedras do meio-fio continuam a clamar: "Onde está o futebol?"
Duas ou três ovelhas salivam diante da grama verde. Os religiosos deveriam fazer sermões nas praças, não para pregar a fé, mas pra incentivar o futebol da cidade.
O Alto de São Francisco, outrora uma verdadeira Roma no Cenário da bola, hoje jaz esquecido.
Aviso: se não derem sustento aos nossos jogadores, a Bandinha de Pífanos do Alto de São Francisco ressuscitará as chuteiras dos loucos! Ou seja, a morte cobrará os compromissos assumidos em vida pelos devotos do futebol. 
Em cada torcedor ibirajubense, há um passarinho na mão, tamanha é a paixão esportiva.
Digo-vos: "Nesta ausência de jogos, qualquer besta que correr atrás da bola, será tido por um imperador romano!"