A cidade sem futebol, é um abismo fúnebre. A cabeça do torcedor ibirajubense, parece que têm uma gigante da pré-história em uma cumplicidade total com a solidão. A bola, vive mais um domingo de Alfred Hitchcock, tamanha depresão coletiva. O calendário, vendo o estádio Severiano Gomes sem jogo, faz o domingo gemer numa poça de sangue. E os quadrúpedes, ainda não escovaram nem os dentes para relincharem num domingo, assassinado pelo o antagônicos da santidade esportiva.
IBIRAJUBA ▾
PERNABUCO ▾
PELO BRASIL ▾
LEIS ▾
Carregando...
segunda-feira, 7 de abril de 2025
sexta-feira, 4 de abril de 2025
JARBAS VASCONCELOS FORMALIZA APOIO AO GRUPO DO SENADOR DUEIRE E DEPUTADO JARBAS FILHO NO COMANDO DO MDB EM PERNAMBUCO.
O ex-governador de Pernambuco Jarbas Vasconcelos formalizou apoio ao grupo de Fernando Dueire, seu suplente e que hoje cumpre o mandato de senador da República, e do deputado estadual Jarbas Filho, pelo comando do MDB no Estado. Um dos fundadores da legenda no País, Jarbas Vasconcelos entende que a renovação na liderança do partido em Pernambuco é necessária e esta alinhada aos propósitos democráticos que norteiam a atuação do MDB. "Tenho confiança no trabalho de Dueire e de Jarbas Filho para definir de forma sempre democrática os rumos do nosso partido". afirmou o ex-governador.
“Nosso grupo busca o real crescimento e fortalecimento do MDB em Pernambuco, sempre ouvindo as pessoas e avaliando as realidades locais. É um trabalho baseado na tradição do nosso partido, com a forma democrática que marca a história do MDB no País”, disse o senador Fernando Dueire. “Fui ensinado pelo meu pai que política se faz somando forças e definindo de forma coletiva as estratégias de atuação partidária. É nisso que acredito e que sigo determinado a fazer. Ter ele ao nosso lado só reforça nossa a importância de dias melhores para o MDB em Pernambuco”, concluiu o deputado estadual Jarbas Filho, que é líder da legenda na Assembleia Legislativa.
Por: Leticia Jaquies
CRÔNICA ESPORTIVA #215
NA FEIRA LIVRE
Tomate; Cebola; um pastel com café? Não.
Depois de renovar o meu plano funerário, volto outra vez, para a feira-livre convicto que, agora alguém vai gritar: "Amanhã, teremos futebol". Mas encontro o padeiro que fala pra mim: "Nem só de futebol vive o homem Mário Santos!" Penso comigo: Acho que esse padeiro, deveria ser culpado pela à greve, dos pães dormido ou pela a invasão Russa na Croácia, ai sim, ele mesmo berraria longe da padaria, no meio da feira livre: "O futebol é o pão nosso de cada dia".
Vai um cafezinho Mário Santos? Agora sim.
COM POPULARIDADE EM QUEDA, LULA APELA PARA AMPLIAÇÃO DO MINHA CASA MINHA VIDA E ANTECIPAÇÃO DO 13º DO INSS.
Um dia depois da pesquisa Genial/Quaest apontar a tendência de queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista participou de um evento para marcar os dois anos de governo e anunciar medidas que já estavam no radar da população, sendo antecipadas pelo próprio governo.
Durante a cerimônia "O Brasil dando volta por cima", nesta quinta-feira (3/4), Lula exaltou ações do seu governo e confirmou medidas que miram parte da classe média e aposentados.
O presidente assinou o decreto que antecipa o 13° salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do seguro Social (INSS). De acordo com informações do evento, a primeira parcela da antecipação será paga em abril, e a segunda, em maio deste ano.
Na solenidade em Brasília, Lula fez um breve discurso na presença de autoridades. A cerimônia foi recheada com acenos de Lula a benfeitorias de programas sociais como a Minha Casa Minha Vida, cujo teto passou para famílias com renda de até R$ 12 mil, o Pé-de-Meia e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de iniciativas como a valorização do salário mínimo e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
DISCURSO DE LULA
"O Brasil é um país que volta a sonhar e ter esperança. Um Brasil que dá a volta por cima e deixa de ser o eterno país do futuro, para construir hoje o seu futuro. Com mais desenvolvimento e mais inclusão social, mais tecnologia e mais humanismo. Que investe em saúde, educação e demais serviços públicos de qualidade. Que não tolera ameaças à democracia. Que não abre mão de sua soberania", afirmou o presidente Lula.
Entretanto, dados de avaliação externa sobre o terceiro governo Lula têm mostrado um sentimento contrário da população. No levantamento divulgado na quarta-feira, 71% dos entrevistados afirmaram que o petista não tem cumprido o prometido em campanha.
O levantamento mostra ainda que 56% desaprovam a terceira administração do petista, enquanto 41% aprova a gestão.
quinta-feira, 3 de abril de 2025
PRESIDÊNCIA DO PSDB-PE CONTESTA INTERVENÇÃO E ANUNCIA SAÍDA EM MASSA DO PARTIDO.
O presidente destituído, Fred Loyo, classificou a decisão como "injustificável", alegando que a medida representa um ato de violência política e desrespeito às regras internas e ao diálogo.
Com mandato válido até novembro de 2025, a atual direção do PSDB-PE destacou que o diretório estadual cresceu significativamente nos últimos anos, passando de cinco para 32 prefeitos, além de contar com 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores e presença em 99 municípios.
A saída dessas lideranças representa um forte esvaziamento de legenda no estado.
A executiva nacional do PSDB decidiu intervir no diretório pernambucano nesta quarta-feira (2/4), nomeando o deputado Álvaro Porto como interventor.
Segundo a cúpula nacional do partido, a decisão se deu por conta de ingerência externa e desvios da política nacional, além de violações à integridade partidária.
Apesar do rompimento com o PSDB, os líderes dissidentes garantiram que seguirão juntos em um novo projeto político.
"Seguimos certos de que construiremos um projeto vitorioso que continuará servido a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas", finaliza a nota divulgada pelo grupo.
LEIA A NOTA COMPLETA.
Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito à regras, a decisão colegiada e, acima de tudo, ao diálogo.
Por discordarem fortemente desata decisão sem legitimidade política, a partir desse momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.
A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quatro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórios em 90 municípios.
É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.
Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.
Assinaram a nota.
• Frederico Loyo Filho
• Priscila Krause - Vice-Governadora de Pernambuco
• André Raimundo - prefeito de Cachoeirinha
• Aninha de Ferbom - prefeita de Nazaré da Mata
• Berg de Hacker - prefeito de Rio Formoso
• Beto de Sargento - prefeito de Belém de Maria
• Biu Abreu - prefeito de Orobó
• Dió Filho - prefeito de de Riacho das Almas
• Diógenes Patriota - prefeito de Tuparetama
• Diogo - prefeito de Barra da Guabiraba
• Dona Graça - prefeita de Catende
• Dr. Pedro Alves - prefeito de Iguaracy
• Duguinha - prefeito de São Joaquim do Monte
• Eder - prefeito de Vicência
• Elizinho - prefeito de Carnaubeira da Penha
• Fátima Borba - prefeita de Cortês
• Izalta - prefeita de Ibirajuba
• Joelda Pereira - prefeita de Tacaimbó
• Joia - prefeito de Salgadinho
• Júnior de Rivaldo - prefeito de Saloá
• Júnior Pinto - prefeito de Exu
• Luciano Bonfim - prefeito de Triunfo
• Márcia Barreto - prefeito de Joaquim Nabudo
• Marlos Henrique - prefeito de Maraial
• Paulo Galvão - prefeito de Itamaracá
• Pollianna Abreu - prefeita de Sertânia
• Professor Elcione - prefeita de Igarassu
• Rael - prefeito de Vertentes
• Ramos - prefeito de Paulista
• Rodrigo Pinheiro - prefeito de Caruaru
• Simãozinho - prefeito de Alagoinha
• Teto Teixeira - prefeito de Moreilândia
• Wellington - prefeito de Ibimirim
• Xicão Tavares - prefeito de Verdejante.
ÁLVARO PORTO VAI JUDICIALIZAR GOVERNO RAQUEL LYRA POR ATRASO NAS EMENDAS DE 2024.
Enquanto um eventual aumento na porcentagem do orçamento estadual para emendas impositivas é alvo de intenso debate entre os deputados estaduais, o presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto (PSDB), decidiu judicializar o Governo de Pernambuco pelo atraso no pagamento do restante das emendas de 2024.
Os atrasos vem sendo cobrados desde as últimas semanas de 2024, após a governadora Raquel Lyra (PSD) ter garantido o pagamento aos deputados até 30 de dezembro. Desde Então, sem o pagamento, as cobranças se intensificaram.
Dos R$ 188 milhões destinados, R$ 91 milhões foram pagos, enquanto R$ 97 milhões ainda não foram repassados aos parlamentares. O governo chegou a reempenhar o valor para o orçamento de 2025.
Em janeiro, os deputados chegaram a acionar o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), solicitando a abertura de uma auditoria especial para investigar a gestão estadual. O governo chegou a apaziguar a situação, com a criação de um grupo de trabalho para garantir o repasse dos recursos.
Já na última semana, o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, foi convocado pela Comissão de Legislação e Justiça (CCLJ) da Alepe para prestar esclarecimento sobre os atrasos.
Na ultima terça-feira (1/4), o projeto de Emenda à Constituição (PEC) de autoria do deputado Coronel Alberto Feitosa (OL) gerou nova crise entre a Alepe e o Governo do Estado. O projeto prevê o aumento de 0,8% para 2% da porcentagem do orçamento estadual para emendas impositivas.
O valor das emendas é calculado com base na receita corrente líquida realizada no ano anterior, segundo um escalonamento percentual que iria até 2009, quando alcançaria o teto de 1,2%. A PEC extingue essa progressão e pula direto para 2%.
No orçamento atual, está previsto o montante R$ 302,6 milhões em emendas para 2025, sendo pouco mais de R$ 6 milhões para cada parlamentar, Usando como parâmetro a mesma receita arrecadada pelo estado, o valor pode chegar a R$ 875 milhões no próximo ano - ou R$ 17,8 milhões por deputado.
O projeto, que havia sido aprovado na CCLJ, não chegou a ser votado na sessão plenária, por conta de manobra da govenadora Raquel Lyra, que convocou a base governista para uma reunião no Palácio do Campo das Princesas e esvaziou o plenário, forçando o adiamento da votação, que deve retornar à pauta na próxima semana.
Como salto de reunião], foi formada uma comissão de quatro deputados para discutir o projeto com a governadora, que busca chegar a um consenso para diminuir o valor exigido.
Assinar:
Postagens (Atom)







