Carregando...

terça-feira, 3 de agosto de 2021

MORREU AOS 73 ANOS O EX-GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOAQUIM FRANCISCO.

JOAQUIM FRANCISCO DE FREITAS CAVALCANTI
* 14/04/1948
+ 03/08/2021
O falecimento ocorreu na tarde desta terça-feira (3/6), no Hospital Português, na área central do Recife-PE. O ex-governador estava internado se tratando de um câncer de pâncreas. Ele deixa esposa e três filhos.

Joaquim Francisco fez história na política como prefeito do Recife, governador, ministro do Interior no governo do ex-presidente José Sarney e deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi relator da Lei de responsabilidade Fiscal (LRF).

O velório será ainda nesta quarta-feira (3/8) no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. O corpo será cremado no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. 

O governador Paulo Câmara declarou luto oficial de sete dias.

CARREIRA POLÍTICA
Joaquim Francisco começou cedo na vida pública. Em 1967, entrou pela primeira vez no Palácio do Campo das Princesas, sede do executivo estadual, como oficial de gabinete de Nilo Coelho, então governador de Pernambuco.
Três anos depois, ele se formou em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como advogado, atuou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária ( Incra) e na Junta Comercial do estado, onde foi procurador.

Durante a ditadura militar (1964-1985), Joaquim se filiou à Arena, partido que dava sustentação ao regime. Em 1975, se tornou secretário estadual de Ação Social, no governo de Moura Cavalcanti, que era seu primo.

Na primeira eleição para governador, após o golpe militar, em 1982, coordenou a campanha de Roberto Magalhães (PDS) ao principal cargo do Executivo pernambucano.
Com a vitória de Magalhães, Joaquim foi escolhido para ser prefeito do Recife. Na época, os chefes de executivo dos municípios era indicados pelos governadores e não eleitos pela população.

Com prefeito da capital, apoiou a eleição indireta de Tancredo Neves (MDB) para a presidência da República, no Congresso Nacional.
Um dos marcos da gestão à frente da prefeitura do Recife foi o Viaduto Tancredo Neves, que liga as Zona Sul e Oeste da cidade. Também foi na gestão de Joaquim que o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, foi construído.

Na Eleição para a Constituinte de 1986, Joaquim Francisco se elegeu deputado federal pelo PFL. Presidiu a comissão que aprovou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que impõe limite aos gastos dos governantes. 

Quando José Sarney assumiu a presidência da República, com a morte de Tancredo Neves, Joaquim se tornou ministro do Interior. Três meses depois, teve divergências com a cúpula e deixou o cargo, fazendo muitas críticas.

Em 1988, na primeira eleição para prefeito desde a ditatura militar, Joaquim se candidatou no Recife. Ganhou o pleito de Marcus Cunha (PMDB), que era apoiado pela então governador Miguel Arraes e o então prefeito da cidade, Jarbas Vasconcelos.

Ele renunciou ao cargo, e em 1990, se candidatou ao governo de Pernambuco, No pleito estadual, venceu Jarbas Vasconcelos. 

Sua gestão à frente do governo ficou marcada pela privatização do bando estadual, o BANDEPE. Mais de 90 agências foram fechadas e muitos trabalhadores perderam o emprego.

Quando saiu do governo, Joaquim foi para os Estados Unidos com a família. Na capital americana, assumiu um cargo no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Depois, foi para o Banco Mundial (Bird).

De volta, em 1996, retomou a atividade política. Ele se elegeu mais duas vezes para a Câmara dos Deputados.

Em, 2006, sofreu a derrota na eleição para deputado. Depois, fez uma aliança à esquerda e, em 2010, virou suplente de senador de Humberto Costa (PT), já filiado ao PSB.

BLOG DO MARIO SANTOS: ROTATIVAS

G
overno de Pernambuco anunciou um plano de retomada da economia com um custo de mais de 5 bilhões, a previsão é que seja criados cerca de 130 mil novas vagas de empregos. Antes tarde, do que nunca. São medidas que pairam no ar, como vitrine para o pleito eleitoreiro. Mas, admitamos que seja, cabe ao povo o julgamento nas urnas. No meio, de prós e contras, divulgou-se um projeto salutar, empresas que contratarem funcionários(as), receberão uma ajuda por parte do governo de 50%, em seus custos com o pessoal que ingressaram no mercado de trabalho. Em tempos de crise, até que enfim surge uma motivação para os pernambucanos, que é a oportunidade de um vaga tão sonhada no mercado de trabalho. Seria uma estupidez escandalosa, não aplaudir iniciativas de melhorias. Já é algo viável, que chega para amenizar o sofrimento do povo do nosso estado. 
Só nos resta esperar a realização desse plano, e que os recursos sejam empregados conforme anunciado.
"ATÉ BREVE". 

APOIO

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

BLOG DO MÁRIO SANTOS: OLIMPÍADAS DO JAPÃO.

Apesar da falta de estrutura de treinamento, material adequado e apoio fazendo, que atletas vá treinar em outros países, deixando familiares e amigos e na maioria da vezes por conta própria, as equipes que representa o Brasil na Olimpíada começa a avançar na lista de ganhadores de medalhas. Devemos comemorar com muita euforia quando nossos representantes chegam ao pódio. Porque é inacreditável, mas, temos atletas que sobrevivem com um salário mínimo ou até menos. Precisamos de políticas de incentivo aos esportes olímpicos, ajuda financeira, lugares e equipamentos para o desenvolvimento desses atletas. 
As últimas olimpíadas foram realizadas no Rio de Janeiro, e é muito triste ver que foram gastos milhões para realização da mesma, e não ficou nada como legado para o nosso esporte.
Precisamos que aqui no Brasil seja criado políticas para criação de centro de treinamentos com equipamentos adequados, e incentivo aos nosso jovens, para que possamos nas próximas olimpíadas, entrarmos na disputa com igualdade ou até superioridade de força com as grandes potências nos esportes.
"ATÉ BREVE".

SANTA CRUZ PERDE MAIS UMA, E JÁ ESTÁ PRATICAMENTE REBAIXADO PARA SÉRIE D.


Tricolor do Arruda foi derrotado por 2x1 pela equipe manauara e segue sem vencer na Terceira Divisão.
O rebaixamento do Santa Cruz é praticamente irreversível. Por mais que ainda exista chances matemáticas, a situação coral é cada vez pior. Neste domingo (1/8), o Tricolor perdeu para o Manaus por 2x1, em pleno estádio do Arruda, pela 10ª rodada da Série C. Os gols da partida foram marcados por Denilson e Rafhael Lucas para o time manauara, com Pipico descontando para os pernambucanos. Com o revés, o Santa segue sem vencer na competição e segurando a lanterna do Grupo A, com apenas três pontos.

A equipe Cora volta a campo no próximo sábado (7/8), quando encara a equipe do Floresta, às 17 horas no estádio Vovozão, pela 11ª rodada da Terceirona.
fonte: Rádio Jornal.

PALMEIRAS CONTINUA LIDER DO BRASILEIRÃO.

Palmeiras

CAMPANHA:
Pontos: 32
Jogos: 14
Vitórias: 10
Empates: 2
Derrotas: 2
Gols a Favor: 25
Gols contra: 12
Saldo de Gols: 13



TABELA

SPORT VENCE E ABRE DISTÂNCIA PARA O Z-4 DO BRASILEIRÃO.


A
eficiência tem sido a marca do Sport. Novamente, o Leão conseguiu se defendeu muito bem e foi preciso no ataque. O time rubro-negro venceu por 1x0 o Bahia, neste domingo, no estádio Pituaçu, em Salvador, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol do triunfo foi marcado em belo contra ataque finalizado pelo prata da casa e atacante Mikael. 

Com o resultado positivo, o Sport pulou para a 15ª colocação com 14 ponto, dois a mais que o São Paulo, que é o 17° e primeiro da zona de rebaixamento. O próximo jogo do Leão acontece na sexta-feira, diante do Bragantino, às 19h, na Ilha do Retiro.

FICHA DO JOGO - BAHIA 0X1 SPORT
Bahia - Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Jonas (Matheus Galdezani), Patrick (Maycon Douglas) e Daniel; Rodriguinho (Ronaldo), Rossi (Ruiz) e Gilberto. Técnido: Dado Cavalcanti.

Sport - Mailson; Hayner, Sabino, Rafael Thyere e Chico, Ronaldo, Zé Welison e Thiago Lopes (Luciano Juba); Paulinho Moccelin (Ewerthon), Everaldo (Trélles) e André (Mikael). Técnico: Umberto Louzer. 

Local: estádio Pituaçu, Salvador-BA.
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes.
Assisistentes: Cristhian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha.
Gol: Mikael aos 43' do 2° T.
Cartões Amarelos: Patrick e Rossi (Bahia). Luciano Juba, Tréllez e Mikael (Sport).