Carregando...

sábado, 23 de abril de 2022

ENEM 2022: COMO SOLICITAR O RECURSO DO PEDIDO DE ISENÇÃO DE TAXA.

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição e/ou a justificativa da ausência no exame anterior negado podem solicitar recurso a partir da próxima segunda-feira (25/4), pela Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) receberá os pedidos de revisão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 29 de abril.

O Inep divulgou nesta sexta-feira (22) os resultados dos mais de 1,9 milhões de pedidos de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, na Página do ParticipantePara pedir o recurso da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, é necessário enviar documentação que comprove a situação de solicitação da isenção. Entre os documentos exigidos estão:
• Carteira de Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;

• Cópia do cartão com o Número de Identificação Social (NIS) válido, no qual está a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

• Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola. No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

• Tem direito a isenção da taxa

• O estudante que está cursando a última série do ensino médio do ano de 2021. em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

• Participante que cursou todo ensino médio em escola da rede pública ou foi bolsista integral na rede privada;

• Participantes que tenham renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda inscrito no Cadastro Único para CadÚnico, desde que informe o seu NIS único e válido.

Serão aceitos somente documentos nos formatos PDF, PNG e JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

JUSTIFICATIVA
Para solicitar o recurso da justificativa de ausência do Enem 2021, é necessário enviar nova documentação que justifique a ausência. Os documentos utilizados para comprovar o motivo de ausência na edição anterior do exame devem estar sempre legíveis, datados e assinados. O Inep não aceitará auto declarações feitas pelos pais e/ou responsáveis.

Os motivos para justificar a ausência no Enem 2021 estão detalhados no edital publicado pelo Inep. Em cada motivo, o edital detalha os documentos aceitos, com as especificações necessárias. Entre as razões consideradas para não comparecer ao exame estão, por exemplo, internação ou repouso por conta da Covid-19. Outros exemplos são:
• Assalto ou furto;
• Acidente de trânsito;
• Casamento ou União Estável;
• Morte na família
• Maternidade ou paternidade
• Acompanhamento de cônjuge ou companheiro
• Privação de liberdade;
• Internação ou repouso médico ou odontológico;
• Trabalho ou deslocamento a trabalho;
• Intercâmbio acadêmico;
• Atividade curricular.
Todos os documentos comprobatórios devem estar de acordo com os parâmetros exigidos pelo edital.

O resultado do recurso de justificativa de ausência no Enem 2021 e da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 06 de maio, na Página do Participante.

ENEM 2022
Todos os interessados em fazer o Enem 2022 devem realizar a inscrição entre os dias 30 de junho e 114 de julho, pela Página do Participante, independentemente de terem conseguido ou não a isenção da taxa, bem como terem realizado a justificativa de ausência no Enem 2021. Vale ressaltar que esses procedimentos não garantem a inscrição.
fonte: Brasil 61 

GOVERNO FEDERAL DISPONIBILIZA R$ 15 MILHÕES PARA APOIAR INICIATIVAS QUE AMPLIEM À ÁGUA NO SEMIÁRIDO.

O governo Federal vai disponibilizar R$ 15 milhões para projetos de inovação voltados a garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido brasileiro. Edital com esse objetivo foi lançado nessa quarta-feira (20/4), pelos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Presente à cerimônia de lançamento, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, reforçou a importância de buscar novas soluções para diminuir os problemas da falta de água no país.

“A gente vem falar aqui de pensar diferente. O que mais a gente pode fazer para emancipar todo o problema da falta d’água? É muito difícil. O Brasil, o Nordeste, tem realidade muito diferentes lá dentro, comunidades isoladas, pessoas que passam uma diversidade de problemas que a gente nem imagina. Para resolver esse problema, a gente tem que pensar diferente e é isso que estamos fazendo aqui hoje lançando esse edital”, explica.

Os investimentos vão considerar linhas temáticas para preservação, conservação, captação, produção, armazenagem, distribuição, uso, reuso, gestão e educação em recursos hídricos.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, destacou que uma das alternativas para solucionar o problema da falta de água no semiárido é atrair o setor privado para construir novas soluções.

"Então a proposta desse edital, ele traz essa diferença, que é atrair empresas para construir soluções e ai a máxima da nossa missão, a partir do conhecimento científico e tecnológico, é permitir que as empresas gerem postos de trabalho, gerem renda, gerem nota fiscal, para isso os impostos criam um círculo virtuoso, mas que tenham um compromisso com a qualidade de vida dos brasileiros", pontua.
fonte: Brasil 61

sexta-feira, 22 de abril de 2022

FESTA EM HONRA AO GLORIOSO SANTO EXPEDITO

 

CRÔNICA ESPORTIVA

Chegou enfim o grande momento, do mutirão mostrar sua força no campeonato da cidade. É agora ou nunca, nunca mais. Em um jogo decisivo, amanhã (sábado) no Severiano Gomes. O seu adversário será o Ibirajubense (De Neném de Zizi), que é um time de um futebol de muita paixão. Eu diria até, que é tanta paixão, que chega a ser uma paixão homicida. O Ibirajubense, tá pronto para assassinar as canelas, o tempo do cronômetro e ser for preciso até mesmo o próprio destino. Eis o que enriquece o futebol: é a dramaticidade, a gana, a fúria, tudo em nome da vitória, e diga-se de passagem, o mutirão dentro da competição, caiu de bicho-papão para criancinha chorando por chupeta. Ramón e Neném, que eram os 2 imperadores do Mutirão, tornaram-se os dois motivos de gargalhadas dos desdentados. A quem diga, o mutirão, não ganha o jogo, nem aqui, e nem na lua.  Acredito que seja uma tarde maravilhosa (No sábado). O Severiano Gomes vai receber uma torcida gigantesca, e todos que estiverem lá, dirão daqui a 100 anos aos seus netos e bisnetos: - Eu vi Mutirão e Ibirajubense, naquele jogo!!!. E os eucaliptos e o açude, responderão. Nós também.

    

quarta-feira, 20 de abril de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

PONTO, VÍRGULA E RETICÊNCIAS

Dramas da cidade
Nesse destino errante, quantas ruas e avenidas devemos andar, para se chegar até a criança que chora com fome?
Os intelectuais, fazem discurso de ilusões. Esquecem do pai de família desempregado, da pobre mão que esconde às lágrimas dos filhos na hora da ceia.
O bla, bla, bla de Brasília, não passa de uma cortina de fumaça, para esconderem às vítimas desse capitalismo selvagem. Nas palafitas, e nos becos escuros, há um pedido de socorro, alguém chora mendigando pelo o pão. 
Nessa sociedade hipócrita, quem ouvirá os humildes? Religiosos do inferno desfilam nos púlpitos dos ratos.
Entre bons perfumes e sorriso satânicos, esses miseráveis nos dão um destino de páginas desertas.
Seduzidos pela às urnas, essa elite podre é capaz de vender a própria alma ao maligno.  


NOVAS REGRAS PARA O USO DAS MÁSCARAS EM PERNAMBUCO.

O Governo Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento divulgado nestas terça-feira (19/4), a retirada da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados a partir desta quarta-feira (20/4). A medida foi adotada com base na diminuição dos números da Covid-19 no Estado.

Na tarde desta terça, os secretários André Longo (Saúde) e Sidia Haiut (executiva de Desenvolvimento Econômico) concederam entrevista coletiva para explicar o que mudará. 

A partir desta quarta-feira (20/4), uma nova etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 entra em vigor no Estado. Veja o que muda:

- Cai a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção em ambientes fechados, como nas academias de ginástica, faculdade e condomínios, por exemplo.

- Cai a obrigatoriedade do passaporte vacinal em locais abertos (eventos, bares, restaurantes), independente se público ou provado, e com ou sem controle de acesso.

- Permanece obrigatório o uso da máscara no transporte público, nas escola até o ensino médio e nas unidade de saúde, como hospitais, clínicas e farmácias (a obrigatoriedade permanece nas escolas por conta da baixa cobertura vacinal e do perigo de outras doenças respiratórias, tão comuns nesta época do ano).

- Permanece obrigatório o passaporte em bares e restaurantes fechados, teatros, cinemas e museus. Vale a pena lembrar que o passaporte vacinal para esses locais fechados continua exigindo a segunda dose para os maiores de 12 anos, e a dose de reforço para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, se decorridos 4 meses da 2° dose. 
fonte: NE10