Carregando...

sábado, 11 de junho de 2022

CRÔNICA ESPORTIVA

 
APOLOGIA

Antes de mais nada, abro aqui um parêntese, para dizer que o futebol não é feito de carne e osso, e sim de Espírito, e de alma. Campo, chuteiras, a bola e 11 contra 11. Isso é poesia, é espiritualidade. E o futebol ibirajubense, alcançou esse estágio. Hoje somos grandes, e há um orgulho de realeza em nossos jogadores. No estádio Severiano Gomes, somos um Rei Árabe, ou talvez um Czar russo. E tudo isso, graças ao último campeonato que fizemos (Taça Novo Horizonte de Futebol). Foi a ressureição do brilho esportivo que outrora fora visto. Hoje temos a ênfase da certeza eterna, que os nossos torcedores e jogadores, estiveram presentes na última Santa Ceia, e beberão do vinho da imortalidade. Amigos, esqueçam a rapadura lambida na beira da estrada. O nosso futebol em Ibirajuba, é bem mais que uma taça Jules Rimet, é um copo d'água, no deserto de uma prorrogação. É tudo no nada, ou vice-versa.


sexta-feira, 10 de junho de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS


Ponto, Vírgula e Reticências

Para o bem da verdade, em momento de crise devemos recorrer a metamorfose cerebral, ou seja, saudemos a transformação umbilical. A insanidade mental do Rei, lavou a baba na própria gravata. Não é um, ou dois cretinos, é uma constelação. E todos crentes que podem, mudar o mundo, com suas ideias burrométricas. Se não há pensamentos sábios, que sejam proclamados os ratos, os eruditos da liderança universal. Às afrontas do menino travesso, nos deu víboras de presente. Que os jornais vespertinos, censurem a boda dos hipócritas, anti-reacionários. Seus discursos, não passam de palavras assassinas, que matam a esperança. Enquanto houver idiotas fazendo aberrações nas ruas, os cemitérios estarão insanos do lixo humano. 


FESTAS JUNINAS EM IBIRAJUBA

A prefeitura Municipal de Ibirajuba através da Diretoria de Comunicação, divulgou nesta quinta-feira (9/6) e suas redes sociais, a programação e as atrações para as festas de junho em Ibirajuba. Este ano serão 13 dias de festejas, iniciando nesta sexta-feira dia (10/6). 
A primeira vez que a cidade terá uma vasta programação,  os eventos acontecerão na sede do município e no Alto de São Francisco. 

Confira abaixo a programação:

SEXTA-FEIRA 10 DE JUNHO
Quadra Poliesportiva Antônio Pedro de Farias 
Alto de São Francisco.
20:00- Tocha do Acordeon
22:00- Maicon Almeida
00:00- Mourinha do Forró

SÁBADO 11 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- João Cantor
22:00- Iguinho e Lulinha
00:00- Nanara Belo

DOMINGO 12 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Zé Paulo
22:00- Galeguinho do Gravatá

SEXTA-FEIRA 17 DE JUNHO
Quadra Poliesportiva Antônio Pedro de Farias 
Alto de São Francisco.
20:00- Banda Musas
22:00- Sérgio e Banda
00:00- Fabinho Nordestino

SÁBADO 18 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- João Cantor
22:00- Alex Pernambuco
00:00- Edy Show

DOMINGO 19 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Banda Musas
22:00- Sérgio e Banda
00:00- Fabinho Nordestino

TERÇA 21 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Betinho e Nobinho
22:00- Belinha Lisboa

QUARTA 22 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Amanda Lins
22:00- Antônio Gomes e Banda

QUINTA 23 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Edy Show
22:00- Kelvin Cantor
00:00- Andreza Almeida

SEXTA 24 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Tocha do Acordeon
22:00- Rayssa Barcelar
00:00- Santa Dose

SÁBADO 25 DE JUNHO
DUDU DRILHA
20:00- Jô Caruaru
22:00- Pereirinha do Acordeon
00:00- Fabinho Nordestino

TERÇA 28 DE JUNHO
Praça José Inácio de Sobral
IBIRAJUBA
20:00- Marção Noventa
22:00- Lia de Carvalho

QUARTA 29 DE JUNHO
BOM TE VER DRILHA
18:00- Maicon Almeida
22:00- Edy Shoy
00:00- Benil

PERNAMBUCO REGISTRA MAIS DE MIL CASOS DE COVID-19 EM 24 HORAS.

Após mais de dois meses em patamares mais baixos de contágio, em meio a uma tendência de alta em outras parte do Brasil e do mundo, Pernambuco volta a apresentar mais de mil casos confirmados de Covid-19 em um único dia.

No Boletim divulgado nesta quinta-feira (9/6), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.166 pacientes infectados em 24 horas, o maior número de notificações dos últimos 50 dias. Os dados reforçam o alerta de cuidados na atual fase de convivência com a doença, em que quase todas as medidas sanitárias restritivas, inclusive o uso de máscara, deixaram de ser obrigatórias. 

De acordo com a SES-PE, do total de casos registrados, 1.160 são leves e apenas seus foram classificados como Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs). O baixo quantitativo de quadros de maior gravidade segue, ainda, a ocorrência de mortes, que também foram seis, ocorridos entre os dias 2 e 7 de junho. Com isso, Pernambuco chega ao cúmulo de 944.360 infecções e 21.761 mortes desde o início da pandemia.

Este foi o primeiro dia em que o Estado ultrapassou a marca de mil casos em um intervalo de 24 horas. A última vem em que isso aconteceu foi em 26 de abril, quando a SES-PE confirmou o registro de 1.148 infecções, número um pouco menor que o de agora. Antes, no dia 20 daqueles mês, a pasta divulgou a confirmação de 1.429 testes positivos para Covid-19. É o maior quantitativo de notificações diárias desde então.

Esse novo aumento nos números ocorre num momento em que praticamente todas as restrições adotadas para combater a doença são flexibilizadas. Em 29 de março, o Governo do Estado liberou o uso de máscaras em locais abertos e a realização de eventos com 100% da capacidade. Menos de um mês depois, o item de proteção deixou de ser obrigados nos lugares fechados, com exceção apenas dos serviços de saúde, das escolas e dos veículos de transporte público.

Pesquisador do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPR), Jones Albuquerque ressalta que o número de infectantes, ou seja, pessoas capazes de transmitir o vírus, voltou a subir nas semanas seguintes às flexibilizações.

"Nós estávamos com 5% a 6% e, cinco semanas depois, voltamos ao patamar de 60% de infectados. Para frear esse movimento, deveríamos, sim, impor o uso das máscaras. Nós perdemos a consciência de que estamos em crise. E isso é muito perigoso" avalia.

Ainda segundo o especialista, Pernambuco tem hoje uma taxa de contágio de 1.3, o que significa que três pessoas contaminam mais quatro. Além disso, são 90 infectados ativos para cada 100 mil habitantes.

“Nova York está com 280 infectantes para cada 100 mil, e eles estão com um risco considerado alto e máscara imposta em ambientes internos. Ou seja, nós temos uma folga ainda, então agora era o momento de se impor isso nos lugares fechados. E aí, sim, diminuiríamos essa infecção que está vindo aí”, conclui Albuquerque.

Procurada pela reportagem, a SES-PE informou que é comum o número de infecções aumentar quando há acúmulo de notificações pelos municípios nos dias anteriores. A pasta disse também que o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 monitora os dados de cada semana e que uma possível volta da obrigatoriedade das máscaras não será definida por enquanto.
Fonte: Folha de Pernambuco.

PRIMEIRO CASO DE VARÍOLA DOS MACACOS REGISTRADO NO BRASIL.

O Estado de São Paulo confirmou na quinta-feira (9/6), o primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil. O paciente é um homem de 41 anos, que mora na capital paulista e tem histórico de viagem para Portugal e Espanha. Ele está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas e, segundo a secretaria estadual de Saúde, "em bom estado clínico".

Todos os contatos do paciente nas últimas semanas estão sendo monitorados pelas equipes de vigilância, segundo a pasta estadual. A confirmação de que o paciente estaria infectado pela varíola dos macacos foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus.

Um segundo caso suspeito da doença, também no Estado, é acompanhado desde a semana passada pelo Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a pela Prefeitura de São Paulo. A paciente é uma mulher de 26 anos, que também mora na capital paulista. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que ela está internada em um hospital público, apresenta quadro clínico estável e não tem histórico de viagem recente nem de contato com casos suspeitos, a princípio.

Até a última quarta-feira, o Brasil acompanhava oito casos suspeitos da doença, nos Estados de São Paulo, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Rondônia.

O primeiro caso europeu da varíola dos macacos foi confirmado em 7 de maio, em um indivíduo que retornou à Inglaterra da Nigéria, onde a doença é endêmica. Desde então, países como Estados Unidos, Canadá e Austrália confirmaram casos.
fonte: Notícias ao Minuto.

PESQUISA ELEITORAL PARA GOVERNO DE PERNAMBUCO.

A pesquisa eleitoral Exame/Ideia entrevistou mil pessoas, entre os dias 3 e 8 de junho.
Em pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (9/6), mostra Marília Arraes (SD) liderando, mas empatando tecnicamente com Raquel Lyra (PSDB).

Trata-se de uma vantagem menor de Marília em comparação ao cenário apontado pelo levantamento do paraná Pesquisas, divulgado em maio. A margem de erro da Exame/Ideia é de três pontos percentuais. 

Anderson Ferreira (PL), pré-candidato oficial de Jair Bolsonaro, e Miguel Coelho (União Brasil), estão empatados em terceiro lugar. Espera-se que o ex-prefeito de Jaboatão cresça, conforme o eleitorado bolsonarista se identifique com o presidente estadual do Partido Liberal.

Confira os números da pesquisa abaixo:
• Marília Arraes (SD): 24%
• Raquel Lyra (PSDB): 18%
• Miguel Coelho (União Brasil): 12%
• Danilo Cabral (PSB): 8%
• João Arnaldo (PSOL): 2%
• Jones Manoel (PCB): 1%
• Brancos e nulos: 8%
• Não sabem: 16%

Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%.

DANILO CABRAL, pré-candidato do PSB apoiado pelo governador Paulo Câmara, demonstra dificuldade para avançar. O adiatamento da viagem de Lula (PT) a Pernambuco, que vai acontecer num formato menor que o planejado, não ajuda o deputado. Ele tem apoio oficial do petista, mas Marília ainda é mais associada ao ex-presidente.

Na primeira e segunda posições, tanto na espontânea como na estimulada, a deputada Marília Arraes, e a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se distanciam do pelotão dos demais candidatos nas mais diversas faixas do eleitorado. Raquel se destaca entre os mais jovens e os mais escolarizados, enquanto Marília tem os votos dos mais pobres e da capital".

Em tempo, a pesquisa eleitoral também mostra como está a disputa em diferentes cenários de segundo turno para o Governo de Pernambuco: 

• Marília Arraes 40% x 36% Raquel Lyra
• Raquel Lyra 44% x 24% Danilo Cabral
• Raquel Lyra 42 % x 31% Anderson Ferreira,
• Marília Arraes 37% x 22% Danilo Cabral
• Miguel Coelho 29% x 24% Danilo Cabral
• Anderson Ferreira 26% x 25% Danilo Cabral
• Marília Arraes 41% x 32% Anderson Ferreira
• Marília Arraes 42% x 31% Miguel Coelho

A pesquisa foi registrada no TSE com o código PE-03117/2022
fonte: NE10.