Carregando...

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

BANHO NO POÇO
Assim que a bola parava no campinho do cruzeiro (que ficava ao lado do cemitério), todos os jogadores desciam a ladeira da rua Bartolomeu Vieira de Melo, no finalzinho da ladeira, nós tínhamos um mar, uma praia, uma piscina? Não tinha o poço. A água era verde, ou cristalina? Não importava, era água.
Os pardais e às borboletas, também matavam a sede no poço, e nós tentávamos pegá-los(as). Uma amarela, uma branca, uma de três cores, tinha borboletas de todas as cores sobrevoando o poço.
O sol tão quente, e a vida tão linda! Acho que quase todos os ibirajubenses um dia já tomaram um banho no poço, e aqueles que não tomaram, com toda a certeza já viram ou ouviram falar Os pardais e às borboletas do nosso banho do poço. 
Fomos meninos pobres, que tomamos banho no poço, e isso para nós foi uma glória eterna.
Se é que vocês me entendem. 


  




TORNEIO DE FUTEBOL

 


terça-feira, 1 de novembro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

VERDADES
Cidades submersas no capitalismo.
Crianças com fome de amor e pão, moradores de rua jogados ao frio, esquecidos das orações.
Livros, Petróleo, a tecnologia, filosofia, só filosofia.
Às urnas ressuscitarão alguns mortos, os vivos morrerão nos corredores dos hospitais.
Os salvadores da pátria se escondem da cruz.
A sociedade aplaude os canalhas.
A fome ensina o PAI NOSSO
Se é que vocês me entende 



CRÔNICA ESPORTIVA


FUTEBOL CÔMICO
Seria mais ou menos assim. Em jogos da Seleção Brasileira, ao invés de se fazer a execução do Hino Nacional, tocava-se a música Mamãe eu quero Mamá. E o jogador que perdesse um pênalti decisivo, seria obrigado a trabalhar de guarda-noturno, por uma semana no cemitério da cidade. Já o tal VAR, seria substituído por 3 ou 4 beatas rezadeiras. No intervalo do primeiro para o segundo tempo, a torcida terias aulas de dança; Tango, Frevo, Maracatu, Bumba meu Boi e Xaxado. E o técnico derrotado, passaria um mês tocando pífano e vendendo algodão-doce na feira-livre. Agora, o artilheiro da competição, automaticamente, já se tornaria presidente da república federativa do Brasil. Ele de pronto já decretava, Pelé como o segundo Padroeiro de nossa pátria. E a bola ficaria como substituta da foto do presidente. Sim, e o gol? Ah o gol, será a nossa entidade Celestial, para todo o sempre.


POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL ANUNCIA OPERAÇÃO PARA LIBERAR ESTRADAS APÓS DECISÃO DE MORAES.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou na noite desta segunda-feira (31/10), que iniciou a operação para liberar rodovias bloqueadas por manifestantes apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) após vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial. A medida ocorre depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determina a liberação imediata das vias públicas.

Moraes ordenou que a PRF e as Polícias Militares tomem "todas as medidas necessárias e suficientes". Ele também determinou a identificação dos caminhões envolvidos nos bloqueios, para aplicação de multa horária de R$ 100 mil.

A decisão deixa expresso que, se a PRF não agir "imediatamente", o diretor-geral da corporação, Silvinei Vasques, pode ser afastado do cargo e preso em flagrante por crime desobediência.

"Nosso protocolo é o diálogo. Seguido disso, informamos a decisão e a multa de R$ 100 mil por hora, tanto para pessoa física quanto para CNPJ. Não sendo respeitadas as deliberações, nós vamos aplicar o uso da força, sim", disse o coordenador-geral de comunicação da PRF, Cristiano Vasconcellos.

Vídeos que circularam nas redes sociais nesta segunda-feira mostravam policiais rodoviários federais se solidarizando com os caminhoneiros que bloquearam estradas. "Estamos juntos com vocês", diz um agente aos caminhoneiros em um dos vídeos. O movimento que contesta as eleições e prega a intervenção militar ganhou força ontem e articulação em grupos do Telegram.

Em uma das imagens que circulam na internet, feitas em Rio do Sul (SC), o policial rodoviário federal Ricardo Torres afirmou que não irá aplicar multas. "Nenhum veículo que está aqui na manifestação será alvo de qualquer notificação. Eu não vou fazer multa nenhuma", disse. Torres pediu ainda "bom senso e serenidade para que a gente consiga transpor esse momento difícil" e assumiu compromisso de chegar a uma espécie de consenso sobre determinações de autoridades. "Qualquer manifestação que vier da minha chefia ou determinação judicial, eu vou chegar para vocês para conversar e dizer: 'Olha, chegou essa ordem, o que eu faço da vida? O que vocês me orientam para a gente interagir e encontrar a melhor solução?'", afirma.

Torres declarou apoio a Bolsonaro nas redes sociais. A imagem do seu perfil pessoal no Instagram traz a inscrição "Sou Ricardo Torres e voto Bolsonaro 22". Ele também publicou, em 2020, uma foto ao lado do político - que chama de "melhor presidente do Brasil nos últimos 30 anos" - e um cartão em que se diz "conservador, antiesquerdista e antiterrorista".

Em outro vídeo, um policial rodoviário federal não identificado nas imagens sinaliza que a única ordem que recebeu é de "estar com vocês". Em outro momento, um agente abraça um manifestante. Em seguida, apoiadores começam a gritar "Bolsonaro".
fonte: Notícias ao Minuto.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

O RIO CHATA
Hoje salvei o meu dia, fui para o rio da chata. Esse rio têm o coração dividido entre dois sítios, o sítio Gavião e o sítio Chata. Um rio com dois amores? Suas águas correm batendo nas pedra, coral para os passarinhos que cantam em suas margens, nos galhos das Craibeiras e das Algarobeiras. 
Para nós, família pobre, um passeio no rio da Chata, é uma verdadeira descoberta de uma mina de alegria. E isso é muito lindo.
Às águas cristalinas, e o céu verde e azul, com às cores dos Tuins. Foi um dia colorido pela às borboletas que brincam sobre o espelho d'água do rio da Chata.
Não esquecerei esse dia do passeio no rio da Chata.
Se é que vocês me entendem!.