Carregando...

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

PARE
Dente por dente, olho por olho. 
Um banho às pressas, o holocausto e o chuveiro frio, duas das piores invenções da raça humana. Prefiro o Ilarié da Xuxa, do que às parábolas do pãozeiro. Os blá blá blás da rua 26 de março no Mutirão, são óperas aos meus ouvidos. No café da manhã falta a manteiga? "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, é a hóstia sagrada dos quadrúpedes da elite defasada. Às contas de água e luz, é uma bosta! E eu faço plateia para o idiotas que vomitam palavras sem interrogações. O sol quase comeu o meu almoço antes ele que às ratazanas das páginas dos jornais. 
Se é que vocês me entendem.   


quarta-feira, 23 de novembro de 2022

GOVERNO FEDERAL CORTA VERBA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL NO SEMIÁRIDO.

A operação Carro-Pipa, do governo federal, que leva água potável às famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos, teve os recursos cortados neste mês, levando os caminhões a pararem o fornecimento do produto a moradores do interior do Nordeste.

Segundo a planilha do Exército, que coordena a operação, 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao abastecimento em novembro em outo estados do Nordeste, mas estão prejudicadas.

O primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no inicio do mês, foi Alagoas. Já em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralização foi informada apenas no quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população.

A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Ambos confirmaram à coluna que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade. O MDR diz que alertou o Ministério da Economia sobre a falta de recursos, sem retorno.

A suspensão, pegou as Defesas Civis, pipeiros e moradores de surpresa. Só em Pernambuco são 529 mil moradores de 105 cidades que estão aptos para receber água da operação. Em Ouricuri, são 19 mil pessoas atendidas, o maior número de beneficiários do estado. 

A situação gerou uma procura de prefeitos no Nordeste à CNM (Confederação Nacional do Municípios), que cobra uma solução.

O Exército informou que é responsável apenas pelas ações que envolvem a execução da operação, a partir do repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional ao Ministério da Defesa". 
fonte: Uol Notícias.

CRÔNICA ESPORTIVA

O MELHOR
Não é exagero! Adilson de Coquinho é sem dúvida, o melhor atacante da 1ª Copa Master de Futebol de Ibirajuba, e seu brilho foi feito com números de gols, 2 por jogo. 
Não me digam que ele tem alma de artilheiro, que eu vos digo, "Ele é muito mais que um artilheiro", Adilson é um jogador de um capacidade tremenda de fazer o gol, e isso é próprio dele, não é algo postiço como se fosse um dente. 
E se a vitória sorrir para o Milan, pois bem, podem ter certeza, que mais uma vez Adilson fará a ascensão do seu nome, nas escrituras sagradas do seu time de sangue, fôlego e vida (Milan).
Adversários esqueçam o Milan, os termos técnicos e táticos, e deem honrarias a Adilson de Coquinho.
E é como eu já disse lá no começo; "não é exagero.



terça-feira, 22 de novembro de 2022

GRANDE PERCA PARA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Morreu aos 81 anos o cantor e compositor ERASMO CARLOS.
O falecimento aconteceu na manhã desta terça-feira (22/11), na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. O cantor foi internado as pressas no hospital Barra D'Or. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Em outubro deste ano, o artista foi internado no mesmo hospital, com um quadro de edema. Após 17 dias de internação, ele recebeu alta.

Erasmo Esteves, nasceu no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro no dia 5 de junho de 1941. Criado pela mãe, só conheceu o pai quando tinha 23 anos de idade. 

Erasmo aprendeu tocar violão com Tim Maia, que na infância era entregador de comidas na marmitaria da família. A ligação musical, no entanto, viria na adolescência quando Erasmo, Roberto e Tim Maia dividiam o gosto pelo estilo musical que chegava ao Brasil. 

Erasmo Carlos faleceu justamente no dia em que se comemora o dia do músico. 

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

NO CALDINHO DE CANA    
Não que eu tenha caído no conto do vigário, antes tivesse. 
Em frente da prefeitura, tá lá o caldinho de cana do João. Enquanto russos e ucranianos, trocam tiros, nós estamos enterrados no pão doce e caldo de cana. O copo chega a ser tão grande, que nem todo homem que um dia foi menino comedor de terra, o levaria até às pedras do sítio Gavião. 
Nosso assunto hoje foi, o assassinato do mar Morto, ou seja, um grande assunto. 
A cerveja artesanal, foi lembrada por um moto-taxi, ninguém deu-lhe razão em nada. 
O tempo de soltar pipa, e enrolar pião, ficou esperando pela a ressurreição do cachorro da madame. 
O caldo de cana escuro e líquido, o gelo sólido e frio. Com limão, ou sem limão? Isso é, que é vida! Enquanto isso, Guimarães Rosa segue morto nas prateleiras da burguesia, que nunca tomou um caldo de cana com pão doce.
Se é que vocês me entende. 



segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CRÔNICA ESPORTIVA

MI, MI, MIS.
Ufa! Depois de tantos disse e me disse da política, da religião, do Pentágono, dos diabos nacionalizados, no Severiano Gomes tem futebol.
A torcida eufórica, agora e sempre pede gols. Às chuteiras do nobres atletas, se Santificam nos berros da plateia. Os outros eventos, muitas vezes representam uma fauna triste de ódio. Mas, o futebol em nosso campo municipal é lírico, têm alma e têm coração. Lugar de ibirajubense é no Severiano Gomes. Abençoado são aqueles que fecham suas casas, e se batizam nas águas do açude em dia de jogos. E vos digo: O glamour do Império britânico é uma bosta, se comparando ao nosso futebol.
O Severiano Gomes têm caráter, é isso, é a nossa glória eterna.