Carregando...

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

IBIRAJUBA DO MEU TEMPO
Enquanto os mais afortunados tomavam um bom refrigerante com cachorro-quente no Bar de Seu Onofre, e os boêmios curtiam a discoteca na Sede Social, nós os meninos pobres da velha Ibirajuba, estávamos nas ruas jogando bola, isso mesmo no meio da rua. Depois íamos tomar banho no poço. E tudo isso era tão lindo. 
Nas belas histórias, que sempre começavam com o "Era uma vez"... meus sonhos sempre me levavam a escola Manoel Moreira da Costa. "Meus Deus, quantos refrescos tenho que tomar e dona Maria de Zé Izidoro, até eu ser um dia aluno daquele recinto escolar"?  Às poucas moedas que mamãe mim dava, eram juntadas para dá uma voltinha nas bicicletas alugadas a seu Zé de Severinho. "Pedala menino, que a vida nada mais é, que um rosário de coco e bolinho de goma, comprados na feira livre toda sexta-feira. No mercado público, havia um cinema, os filmes de Bang-bang e Bruce Lee, eram verdadeiras fantasias esplêndidas para a meninada que assistiam os filmes e depois saiam para brincar de Artista. A noite, um banho, um pãozinho com manteiga e café... e dormir, achando que o dia foi pouco. E minha história continua.
Se é que vocês me entendem. 


PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS REPUDIA VANDALISMO EM BRASÍLIA.

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), repudiou os atos de vandalismo de grupos bolsonaristas na noite de ontem em Brasília.

"A capital federal recebeu cidadãos de todo o Brasil que, há mais de um mês, vem se expressando de maneira ordeira. Repudio veemente a desordem, a violência e o risco à integridade física ou de patrimônio público e privado."

Os comentários de repudio sobre os episódios de ontem, que incluíram veículos queimados e uma tentativa de invasão de sede da PF (Polícia Federal), foram feitos por Lira em publicações no Twitter.

"Nossa tradição democrática passa pela ordem e pela paz."

O QUE ACONTECEU?
Os ataques começaram depois de o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, determinar a prisão temporária de José Acácio Serene Xavante, pelo prazo de dez dias, por suspeita de ameaça de agressão e de perseguição contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
fonte: Uol Notícias.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

PROGRAMA MORADIA LEGAL

A Prefeitura Municipal de Ibirajuba, por meio do programa Moradia Legal informa que os atendimentos para os moradores do bairro do Mutirão será na próxima quinta-feira (15/12), avisa ainda que todas as pessoas que precisarem de atendimento jurídico, será necessário as cópias de todos os documentos solicitados, e aqueles que ainda estão sem a senha de atendimento, vá até a secretaria de infraestrutura nesta terça-feira (13/12) para agendar seu atendimento.
fonte: Prefeitura Municipal de Ibirajuba.

domingo, 11 de dezembro de 2022

A CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

 
A VOLTA

O mutirão tá alegre como se fosse uma moça velha para casar. E o motivo de tanta felicidade, é a volta de sua feira-livre. E os moradores daquele bairro, andam com os dentes arreganhados de tamanha euforia. Domingo, quando aquela gente acordar, vão está lá os bancos da feira, repletos de Doce, carne, pastel, bolos e o caldinho de cana com pão doce. Meu Deus! que tão grande glória alcançou aquele pedaço de chão, o mutirão com a volta de sua feira livre, tá se sentido um rei, um Imperador ou até um Conde. Cabe a nós Ibirajubenses no domingo, logo cedinho, carregar um sorriso de canto à canto da boca e dá boas vindas a feirinha do mutirão. Vos digo, cada palmo da feira livre do mutirão deve ser honrado como se fosse um faraó, ou um Maomé ou quem sabe, simplesmente alguns pedacinhos de algodão-doce. Domingo às pessoas do bairro mutirão, ganharão um dia de fantasias esplêndidas, e nunca mais sairão de sua santíssima feira livre.
Se é que vocês me entendem.  


sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

CRÔNICA ESPORTIVA

VERDADE
Deus não me deixa mentir, nós ibirajubenses, só vivemos os dentes arreganhados quando temos futebol no Severiano Gomes. Esquecemos da cachacinha no boteco do vizinhos e da cabeça aos sapatos, não sabemos uma vírgula dos eventos religiosos da cidade. Agora, se têm bola rolando no campo municipal, somos mais que um Moisés, ou um Herodes. Nosso espírito esportivo, não é um enxerto, é mais forte que os contos de Alfred Hichkov. Cada palmo do solo sagrado do Estádio Severiano Gomes, têm às façanhas afrodisíacas das chuteiras dos nossos atletas. Está em nosso campo, é tão bom quanto; a comer um cocada e tomar um caneco de água em nossa feira livre na sexta-feira. Nós e o futebol, somo iguaizinhos a carne e unha, somos o preto no branco, somos dia santo, santo todo dia, ou vice-versa. A nossa oração de todos os dias é assim. "Deus nos céus e o futebol no Severiano Gomes.   


quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

FEIRA LIVRE
Não esqueçam, amanhã, sexta-feira, é dia de nossa feira livre. E entre abacaxis, mangas, roupas, gente e bichos está o caldinho de cana com pão doce. 
O meu primo Garibaldi, Clemildo Galdino e alguns outros amigos são para mim, predestinados afortunados, eles sempre estão na feira livre mais bonita, mais vaidosa e mais saudosa do mundo. E todos os ibirajubenses, tratam sua feira livre como se ela fosse uma senhora gentil e amável.
Se é que vocês me entendem.