Carregando...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS.

A crônica do meu sentimento

RETRATO
Mamãe varre o terreiro, a poeira cochila nas flores. Os meninos fazem algazarra, enquanto os gatos e os cachorros esperam na porta da cozinha, se tiverem sorte, terão uma refeição dos restos de pão e leite.
Meu pai lá longe, capina a roça, o cheiro do café, convida-o a voltar para casa. O dia é de poucas nuvens, os passarinhos saciam a sede nas águas das poças da estrada.
Amanhã é dia de feira, o dinheiro tá curto, o leite é pouco, e um mundo com fome. Ainda bem que temos o leite, e Ibirajuba não é tão longe. 
Se tivéssemos sorte, os menino irão estudar no Manoel Moreira da Costa. E os cadernos e os lápis? Mamãe disse que Deus nos dará.
A morte deu-me a dor e a solidão e tudo ficou nesse retrato preso na parede. E só.
Se é que vocês me entendem.


quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

OPORTUNIDADE PARA QUEM QUER CONCLUIR SEUS ESTUDOS.

MATRÍCULAS ABERTAS PARA O EJA 2023.

Parou de estudar e quer voltar? Aproveita essa oportunidade!

A escola Municipal Professora Josefa Paulina de Souza convida os jovens com mais de 15 anos e os adultos que não concluíram o Ensino Fundamental, para fazerem suas matrículas no programa Educação de Jovens e Adultos.

Aproveite essa grande oportunidade para concluir sua escolaridade; compareça a escola com os seguintes documentos
• Certidão de Nascimento;
• RG e CPF;
• Número do SUS e NIS;
• Comprovante de residência atualizado;
• Transferência escolas (quando necessário).

As matrículas estão abertas até o dia 20 de janeiro.
 

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

    
IBIRAJUBA DE OUTRORA
Confesso fui menino pobre, com duas ou três roupinhas pra estudar e viver minha infância. 
E hoje quase meio século de vida, eu poderia falar de algumas mortes tristes que tivermos em nossa cidade, relatar às tragédias da vida urbana, ou coisas desse tipo, não, falarei de algo bom e simples. Saibam vocês, ali onde hoje é o campo municipal rodeado de eucaliptos, já fora um terreno coberto de pés de mussambês com suas flores brancas, onde os pintassilgos, os tuins, e os sabiás, viviam saltos das péssimas notícias.
Se é que vocês me entendem. 




UFPE DISPÕE ESPECIALISTAS PARA RECUPERAR OBRAS DE ARTE E DOCUMENTOS VANDALIZADOS EM BRASÍLIA.

Empenhada em contribuir com a reconstrução de peças e documentos destruídos por terroristas bolsonaristas em Brasília, em 8 de janeiro, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou ais Três Poderes uma força-tarefa para ajudar no que for necessário.

O pessoal é qualificado nas áreas de Arquitetura, Patrimônio, Museologia, História, Arte e Cultura. A universidade pretende contribuir com a "imediata recuperação" do patrimônio público danificado, violentado e destruído pelos golpistas.

Um ofício assinado pelo reitor da UFPE, Alfredo Gomes, foi enviado na sexta-feira (13/1). Ele tem reunião marcada com o presidente Lula e reitores de outras instituições de ensino superior do País na quinta-feira (19/1).

O ministro da Educação, Camilo Santana, também estará na reunião, que deve ser realizada no Palácio do Planalto.

De acordo com informações da CNN Brasil, a lista de convidados inclui os 70 reitores de ensino superior no Brasil e dois diretores de CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica).

Segundo o documento enviado, a Universidade Federal de Pernambuco, "como instituição pública e democrática, zela pela defesa e respeito do Estado Democrático de Direito, e, assim, reitera sua integral disponibilidade de contribuir nos esforços nacionais voltados à recuperação do patrimônio do povo brasileiro". 
fonte: Folha de Pernambuco.

CRÔNICA ESPORTIVA

O ARTILHEIRO
Sem nenhuma modéstia, ele adentra o gramado. Todos os olhos estão fixados nele, que mais parece uma bailarina dançando "O cisne Negro". O sujeito não pisa no chão, masca chiclete, sacode o cabelo, é todo saltitante, tipo Gazela do deserto. E a torcida o declara santo, ou anjo, ou um profeta ou até mesmo um salvador. O artilheiro, que nunca precisara ir a um psicanalista, nem ao dentista, ou até mesmo a um banheiro público. A vida deu-lhe a prerrogativa, que é assim: se perde um pênalti decisivo, não se ouve uma escassa vaia, e se converte o pênalti em gol, é saudado com aplausos risos, e o próprio sente-se um Cristo, o sumo-sacerdote, fazendo a expiação de pecados. E tal semelhança, para os outros mortais jogadores, seria patética. Mas pare ele, é a realidade, o óbvio. Que a verdade seja explicitada, não se pode pedir humildade a um artilheiro. Porque ele é muito maior, que o feijãozinho com arroz, que sempre vemos nos quatro cantos do futebol.
O artilheiro, nunca é mártir em vida. 


terça-feira, 17 de janeiro de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

QUANTAS SAUDADES
Nasci no sítio Gavião, perto da casa da saudade. Ali o café era forte e bem preto. A açucareira ficava sobre a mesa, mas ninguém a usava, todos gostavam do café amargo. 
No relógio de parede, o tempo corria. E do café amargo, da mesa grande, da açucareira e do próprio relógio, só restou uma fotografia em preto e branco. Nessa mesma fotografia, vejo o rosto do leiteiro, a vaca de nome casaca-de-couro e o cachorro Liá. Minha mãe e meus avós morreram, deixaram-me de herança a saudade, e às vidas que nunca morrem. 
Outubro de 1974, de lá pra cá, no sítio Gavião, naquela casa amarela, ainda sinto cheiro do mato e do café preto e amargo.
Se é que vocês me entendem.