Carregando...

sábado, 28 de janeiro de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS


A crônica do meu sentimento

CARTA DE UM AMIGO
Meu Caro Mário Santos, já se fazem 30 anos que estou aqui em São Paulo, são 30 anos longe, sem voltar, e nem colocar os olhos a minha terra Ibirajuba e muito poucas notícias tenho dai. 
Não lhe direi como estou, quero apenas fazer perguntas, saber da minha gente e do meu lugar.
Diga-me: Seu AGENOR,  seu MIGUEL, e seu ZIZI ainda são os porteiros da Escola Manoel Moreira da Costa? e se ONOFRE, ainda continua vendendo o melhor Cachorro Quente do mundo? 
Fale-me do açude e do poço, onde tomávamos banho depois do futebol na quadra, e o desfile de 7 de setembro, como está sendo, PROFESSOR JUSTINO ainda dá aulas no Manoel Moreira?
Mário você não sabe o tamanho da saudade de Ivan Horácio, de NECO (Manoel Evaristo Sobrinho); Que saudade de ZÉ DE SEVERINHO, com sua barraca de fogos, dê lembranças a ele. E as professoras DONA SEVERINA LEITE e DONA LILIA, como estão.
Que cachaça boa, lá em seu ZÉ JOIVINO, quantos bêbados.
E o circo, ainda vêm alegras os meninos, com o show de Ivan Bulhões e sua caravana. 
Quem é o leiteiro, temos vendedor de pirulitos, e algodão doce?
E a festa de Santo Isidro, são quantas noites? 
Longe de tudo espero respostas, e se possível, meu caro amigo Mário Santos, avise ao coveiro, marque minha cova, quero descansar em minha terra mãe Ibirajuba. Até breve.
Acho que essa todo mundo entendeu.   


sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

VALDEMAR DA COSTA NETO LANÇA MICHELE BOLSONARO À PRESIDÊNCIA.

O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou em entrevista a CNN nesta sexta-feira (27/1) que a Michele Bolsonaro será um opção ao partido caso o ex-presidente Jair Bolsonaro não seja candidato à Presidência em 2026, data das próximas eleições.

Valdemar lembrou da participação de Michelle Bolsonaro no lançamento da candidatura do ex-presidente à reeleição, em 24 de julho do ano passado, no Rio de Janeiro, quando a então primeira-dama discursou.

"Se Bolsonaro não for candidato, nós temos a Michelle. No lançamento do Bolsonaro no Maracanãzinho, ela se revelou. Se ele for candidato, será um fortíssimo candidato. Se ele não for candidato, será mais forte ainda, porque esse movimento de direita veio para ficar", disse Valdemar.

O presidente do PL também disse que o partido irá "acertar a entrada de Michelle Bolsonaro no PL Mulher, porque ela vai fazer palestras pelo Brasil para trazer mulheres para o partido", acrescentou.

Apesar de considerar Michelle, o presidente do PL disse considerar Jair Bolsonaro um "forte candidato nas próximas eleições". 
Fonte: CNN

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

A crônica do meu sentimento

Às coisas voltam a existir em minha mente. Lembro o espelho grande, que ficava na sala... e minha mãe penteava o cabelo de minha irmã enquanto ela botava sua maquiagem simples. 
O colorido das ruas, dava status de rainha da Inglaterra a maçã do amor, a roda-gigante dava-me medo. 
Às vezes lembro do meu choro, por não ter sapatos para ir a festa, e o meu primo Garibaldi emprestou-me um par de cor azulados. 
Nossa roupa era bem simples, mas era nossa. 
Também me veio a lembrança à menina que negou-me um beijo, tive notícias que ainda hoje vive sem ninguém.
Quando viajo nas lembranças distante, a sobra da minha infância, trás de volta minha mãe querida, que na festa de Santo Isidro, sempre dava-me um brinquedo...
E o tempo passou e essa história nunca terá fim....
Se que vocês me entendem.



CRÔNICA ESPORTIVA


VENCENDO A SAUDADE
A saudade acenou para mim, e eu voltei ao velho campo de futebol, onde eu e os amigos do passado fizemos partidas intermináveis. 
Às jogadas felizes, a bola no canto do gol... Foi assim.
Onde ficava o campo, hoje é pasto, e os animais fazem rastros, escondendo às pegadas das chuteiras e as lembranças.
O tempo que é veloz, e grande artilheiro, chegou bem primeiro, e no jogo derradeiro venceu por "WxO". 
Mas a bola gira, e dribla o próprio destino.
E quem sabe um dia, a alegria não sai do banco de reservas e goleia a saudade. 
Ai sim, será uma jogada de mestre, um gol do meio de campo, que nem o Pelé nunca fizera.
Quero outro dia, voltar ao velho campo de futebol. E como se fora um predestinação celestial, a torcida em um único coral, cantará a saudade já era.


EX-PREFEITO DE CARUARU FOI PRESO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA.

Foi preso na quinta-feira (26/1) o ex-prefeito da cidade Caruaru, Neguinho Teixeira, ele foi preso 14 anos depois de sua condenação, onde, na época, recebeu a pena de 21 anos, quatro meses e 21 dias de reclusão pelos crimes de peculato e coação no curso do processo. 

A condenação de Teixeira é de 2009, mas os crimes foram cometidos em 2007. Teixeira foi condenado a 24 vezes pelos crimes de peculato e a juíza Ana Paula Viana de Freitas utilizou na decisão o artigo 71 do Código Penal, que diz:

Art. 71- Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subsequentes ser havidos com continuação do primeiro, aplicase-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto e dois terços.

Como não houve recurso, a prisão do ex-prefeito foi decretada e ele deverá ser levado a Penitenciária Juiz Plácido de Souza de Souza e fará audiência de Custódia nesta sexta-feira (27/1).

No texto da condenação, consta que ele teria se apropriado de valores nos contratos firmados e os serviços contratados nunca foram realizado.

"O denunciado concorreu para a apropriação de valores, nos contratos firmados supra identificado, pelos contratados, os quais teriam recebido valores sem nunca terem prestado serviços ou mesmo outras pessoa terem sido destinatárias do pagamento .  

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

GOVERNADORA DE PERNAMBUCO RAQUEL LYRA, SE REÚNE COM O PRESIDENTE LULA NESTA SEXTA-FEIRA.

A governadora Raquel Lyra, que durante as eleições do ano passado não se posicionou no segundo turno sobre seu candidato à Presidência da República, se reúne nesta sexta-feira (27/1) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro acontece a partir das 8h30, no Palácio do Planalto. Na pauta, recursos hídricos, combate à fome e à pobreza, estratégias contra a violência.

A governadora já se encontra em Brasília desde a manhã de quinta-feira (26/1), quando se reuniu com os ministros do Trabalho, Luiz Marinho, e com o da Infraestrutura e Desenvolvimento Regional (MDR) Waldez Góes. Discutiram possíveis estratégias para a retomada da geração de emprego e renda no Estado, e recursos hídricos e infraestrutura. Soluções para concluir o Projeto de Integração do Rio São Francisco encabeçaram a lista.

Raquel Lyra ainda participou de uma conferência no Fórum Nacional dos Governadores, no Centro de Convenções Brasil 21. Entre outras coisas, os gestores debateram a situação fiscal dos Estados. 
Fonte: Folha.