Carregando...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

CHUVAS EM IBIRAJUBA.

O mês de fevereiro, já iniciou com chuva no município de Ibirajuba. No primeiro dia já choveu 3,0 milímetros (Equivalente a 3 litros por 
metro quadrado). 

O volume de chuva que caiu somente nesse primeiro dia de fevereiro, já é igual ao volume que choveu durante todo mês de fevereiro do ano passado (2022), que choveu no mês inteiro 3,0 milímetros. 

CRÔNICA ESPORTIVA

Imagem Ilustrativa

MEIO SÉCULO

Então corria o ano de 1973... o prefeito do município de Ibirajuba, JOSÉ ISIDORO SOBRINHO, inaugura a praça de esportes Alcides Justino. (Futebol de Salão). A cena é de arrepiar, todos os ibirajubenses marcam presença no evento. Havia girandolas de fogos, vivas, discursos... gargalhadas por todo canto: nos botecos, nas esquinas. Pelas ruas a euforia tomou conta das pessoas. Crianças, Jovens e adultos, agora tinham um lugar de lazer, um lugar para praticar o futebol. Aí vieram os grandes jogos: Ibirajuba contra Altinho, Ibirajuba, contra Lajedo entre outros... Ai apareceram os grandes craques. 
A torcida cercava os muros da quadra, o time de Ibirajuba se sentia o rei das Arábias ou coisa assim. Já os adversários, todo acuado com os berros da massa ibirajubense, parecia soldadinhos de chumbo, imóveis pálidos. Meu Deus, os tempos eram outros.
Quando se tinha jogo nas sextas-feiras à noite, vivos e mortos, dos túmulos, casas e cavernas, cercavam não só a quadra, mas ruas e becos. Era lindo se ver. Se saia um gol de Ibirajuba, seu Zé de Severinho, explodia o mundo com seus fogos. Quando terminava o jogo, a cidade ria e sorria de tamanha felicidade. Aquele recinto esportivo, nos deu glórias eternas.
E daqui há 100, 200 anos, alguém dirá: "Na quadra Alcides Justino, todos os ibirajubenses alcançaram a imortalidade". Sim, ali tivermos a certeza de nossa grandeza. E nunca mais haverá, um momento de tão grande emoção esportiva, do que aquele 31 de janeiro de 1973. Isso nem na terra, e nem no céu. 
50 anos da quadra Alcides Justino, que saudade tão boa, que golaço foi esse? Que se passaram meio século, e ainda comemoramos. 





CRÔNICA ESPORTIVA CHUTANDO A BOLA.
Todas Segundas, Quartas e Sextas as 9:00 Horas.

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

BOTIJÃO DE GÁS EXPLORE E DEIXA PESSOAS FERIDAS NA CIDADE DE CACHOEIRINHA.

Imagem: Divulgação G1

Uma jovem de 24 anos ficou gravemente ferida após a explosão de um botijão de gás. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (21/1) na cidade de Cachoeirinha. Outras duas crianças também sofreram ferimentos leves.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) socorreu a jovem, logo a após a explosão, e levada para o hospital da cidade, porém devida a gravidade dos ferimentos a jovem foi transferida para o Hospital da Restauração (HR) no Recife. Ele teve 70% do corpo queimado. O estado de saúde da vítima não foi informado. 

UM HOMEM FOI ASSASSINADO, E UMA MULHER BALEADA NA CIDADE DE ALTINHO.


O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (31/1), na Rua Capitão Guilhermino, conhecida popularmente como rua do Cemitério no centro da cidade de Altinho no agreste de Pernambuco.

A vítima fatal o ex-presidiário Joelmir Henrique de Almeida, conhecido como Mago de 27 anos. A esposa da vítima, uma mulher conhecida com Milena foi baleada.

Segundo as informações a vítima trafegavam pela rua em seu veículo, quando foram interceptados por elementos armados que estavam em outro veículo, "Mago tentou escapar dando marcha ré em seu veículo, porém colidiu em uma árvore e foi alcançado e morto com vários disparos de arma de fogo, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A esposa da vítima que também estava no carro foi atingida de com um tiro na região da coxa, ela foi socorrida levada para o hospital da cidade, onde foi atendida e em seguida liberada.

A Polícia informou que a vítima já cumpriu pena por tráfico de drogas e homicídio e que tinha dezenas de inimigos.

A Polícia Civil de Altinho vai investigar o caso. O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Lega (IML) de Caruaru. 

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS.

A crônica do meu sentimento

PERDI

Quando eu tinha de 6 para 7 anos, ganhei de minha mãe um lindo Realejo de marca "Pátria Formosa". Mas outro dia, por arte dos diabos ou por força de olho grande perdi meu realejo. Entrei numa torre de Babel. Coloquei aviso em tudo que é canto, até no cemitério. 
"Será gratificado quem encontrar e devolver, um Realejo de marca Pátria Formosa". Favor me procurar na Rua 26 de março no Mutirão. Lembrete: Caso alguém encontre o citato Realejo, e não queira devolver, sofrerá com as pragas dos deuses, a visita do cachorro dos mortos e o choro de um Senhor de quase 60 anos. Que não come e nem dorme mais direito com saudades de seu Realejo de marca Pátria Formosa.
Se é que vocês me entendem.   

 
 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA

NA ESPERA

Vocês lembram dos Trapalhões, no domingo a noite na rede Globo?, onde todos esperavam com ansiedade para assistir. Pois bem: A torcida ibirajubense está com essa mesma expectativa, para a volta do futebol no Severiano Gomes. Todos os moradores da cidade, estão contando os dias, às horas, para que tenhamos BOLA rolando no campo municipal. Meu Deus! da pré-historia pra cá, nunca se viu um desejo mais elástico e mais afrodisíaco por futebol, do que esse de agora. Às multidões de Ibirajuba, esqueceram a política e a guerra dos preços dos combustíveis, mas o lance perigoso dentro da área, o pênalti e os gols, estão em nossas vidas como se fossem uma bomba! Às Chuteiras, nos deram morte e ressurreição, ou seja, nos deram tudo! Um dia de futebol no Severiano Gomes, é mais glorioso que o próprio Império britânico. Entre o açude e o campo se chupa laranja, se dá cambalhotas, se cola o radinho de pilha no ouvido, casa-se se dá em casamento, só para a Bola reinar entre nós. Pedimos a Deus, que se o fim do mundo estiver próximo, que isso só de dê, depois de mais um campeonato no Severiano Gomes. Nos botecos e nas esquinas, a pergunta é uma só. Quando vai começar mais um campeonato? E se for preciso algum esforço para a competição ter início, iremos a lua, ou ao sol, plantaremos bananeiras, faremos o juízo final, mas que haja futebol. Essa geração presente vive da bola, ou para a bola, e os gatunos e os de rabos presos, querem buscar sua regeneração, no suor dos artilheiros. Que gire os relógios no Severiano Gomes, pois a era Napoleônica, junto com às glórias dos Césares, são menores que borboletas, que bailam em nosso campo municipal em dias de jogos. Espero que Bento XVI, rogue nos céus pelo o futebol de nossa cidade. E vos digo amigos, a bola têm sentimentos, e já estamos escutando o seu choro, pedindo futebol no Severiano Gomes.
E que Deus à ouça.