Carregando...

quarta-feira, 22 de março de 2023

22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES HUMANOS
A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela participa da formação do corpo dos organismos e, por ser considerada um solvente universal, é fundamental para a realização de diversas reações químicas. Além dessas funções, no corpo humano, podemos destacar como importantes papéis desempenhados pela água:
• Regulação da temperatura do corpo: A água faz parte do suor, que apresenta papel importante no resfriamento do corpo. Após ser eliminado pelas glândulas sudoríparas, o suor evapora, causando o resfriamento. 
• Transporte de substâncias: A água constitui o plasma sanguíneo, que garante o transporte de diversas substâncias, como sais minerais e nutrientes.
• Eliminação de substâncias para fora do corpo: A água faz parte, por exemplo, da composição da urina, que garante a eliminação de substâncias tóxicas ou que estão em excesso em nosso corpo.
• Proteção de estruturas: A água está presente, por exemplo, nos líquidos encontrados entre as articulações, participando, portando, da proteção dos nossos ossos contra o atrito. Ela também garante a proteção do feto, uma vez que faz parte da composição do líquido amniótico.

Em razão de sua importância recomenda-se a ingestão de cerca de dois litros de água por dia para o organismo continuar funcionando perfeitamente. Vale destacar que essa é uma recomendação geral e que fatores como idade, sexo, peso, estação do ano e prática de atividades físicas podem afetar a quantidade necessária de água para o organismo. 

DISPONIBILIDADE DE ÁGUA PARA O SERES HUMANOS.
Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é bastante escasso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões, ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade desse recurso. A poluição causada pelas atividades humanas torna a água disponível imprópria para o consumo. De acordo com a ONU, 1 em cada 3 casas no mundo não possui acesso à água potável. Ainda de acordo com a ONU, três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada. Esse quadro é preocupante, pois relacionado com uma série de doenças, e o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades.

Como toda a população necessita de água para a sua sobrevivência, em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. Sendo assim a água de qualidade e o saneamento básico passaram a ser um direito garantido por lei. Entretanto, ainda falta muito para que todas as pessoas tenham esse direito realmente garantido.
Fonte: Brasil Escola.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Hoje se comemora o  Dia mundial da Água . Esse dia tem como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência. O corpo humano, por exemplo, necessita de água para diversos processos, como a manutenção da temperatura corpórea e o transporte de substâncias.

ORIGEM DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No dia 22 de março, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração.
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2- A água é a seiva do nosso planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de nossa planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe  um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a terra.
fonte: Brasil Escola 

CRÔNICA ESPORTIVA

RESSURREIÇÃO
O nosso grande adversário, sempre foi o anonimato. Tivemos grandes jogadores e grandes times de futebol. Mas, vivíamos na pré-história esportiva. Até que, Clemildo Galdino apareceu, ai os nossos atletas ganharam nome e sobrenome. Cada lance, cada drible, os gols, as escalações, tudo ganhou vida. A torcida que outrora, não sabia opinar, tomou para si uma independência nunca vista antes. Clemildo Galdino, transformou nosso futebol ibirajubense, de uma maneira que os próprios cretinos dizem: "É mentira, como ele fez tal façanha? Os nosso jogadores de futebol e futsal, ganharam uma visualização nunca vista na terra, e nem no céu. Hoje, todos os jogadores são conhecidos, nos bares da cidade, nas esquinas, no cemitério e até mesmo debaixo dos poleiros de galinhas. Ah quisera nós, que o talento de Clemildo Galdino fosse reconhecido, e que as multidões invadissem o Estádio Severiano Gomes e também a Quadra Esportiva Manoel Evaristo Sobrinho, e em uma só voz, em um só espírito, e todos dissessem "Obrigado Clemido Galdino". 

terça-feira, 21 de março de 2023

CRÔNICA DE MARIO SANTOS

A Crônica do meu sentimento

Imagem; Divulgação Internet.
A CHUVA

Lá fora a chuva desperta às vozes dos bichos da noite. Que coisa mais linda é a chuva!
Mesmo na ferocidade da vida urbana, a água que corre nas telhas das casas, mexe com a força do povo que ama a terra. Como é bom correr na chuva, molhar os pés no riacho, e olha às aves pegando os besouros no ar. Os animais, quando a chuva cai, parecem louvar o Criador de todas às coisas. Que coisa tão boa, chegar em casa molhado, mudar à roupa, tomar um café escuro e bem quentinho. 
Hoje, enquanto a chuva caia, lembrei de minha mãe, que olhava o relâmpago e dizia: "Maior que tudo isso, é Deus". A chuva molhou um pobre gato, que correu para casa. Como é bom tem uma casa em dias de chuva. Uma vez, a água da chuva quase invadiu às casas da cidade, e as mulheres diziam: Deus é fiel, que nos deu tanta água. Até os bêbados, deram gargalhadas olhando para a chuva. Seja na cidade o uno campo, todos ficam felizes quando chove. O mais cafajeste dos homens, se chover ele fica com mais humildade e ama mais ao próximo. A chuva de hoje, beijou às flores, e às crianças brincaram correndo atrás das borboletas. Que chuva tão maravilhosa, que água tão santa. Só a chuva lava às almas, dos que lavram a terra. Que Deus nos abençoe, e que a semente do feijão do milho, possam alimentar todos os homens.
Se é que vocês me entendem. 



segunda-feira, 20 de março de 2023

QUASE METADA DA PAPULAÇÃO BRASILEIRA VEEM AMEAÇA COMUNISTA NO GOVERNO LULA.

Para 44% dos brasileiros, o Brasil corre o risco de "virar um país comunista" sob o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que aponta pesquisa IPEC divulgada neste domingo (19/3). De acordo com o levantamento, 33% concordam totalmente com a afirmação de que um novo regime poderia ser implantado no País, e 13% concordam parcialmente com a tese. Discordam total ou parcialmente da ideia 48% dos entrevistados.

A 'ameaça comunista' foi um tema explorado durante a eleição de 2022 pelo então presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas. A afirmação ganha força entre os entrevistados que avaliam mal o início do governo petista: 81% dos que afirmam que a gestão Lula é "ruim ou péssima" concordam com o risco de comunismo. Já 71% dos que consideram o governo Lula "bom ou ótimo" rejeitam a afirmação.

A pesquisa IPEC realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do País entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

fonte: Notícias ao Minuto


JOVEM FOI ASSASSINADO PELO PAI NA CIDADE DE BONITO.

O crime aconteceu na noite neste domingo (19/3) no distrito de Bem-te-vi zona rural da cidade de Bonito no Agreste de Pernambuco.

A vítima Felipe José dos Santos, de 22 anos, foi morto com diversos golpes de facão, desferido pelo próprio pai.

A vítima foi atingida a golpes de facão, foi socorrida por um vizinho, estava sendo lavado para o Hospital Regional de Palmares e ao encontrar a ambulância do SAMU o motorista que estava o socorrendo, parou o carro para que ele pudesse ser levado pela ambulância, mas morreu quando estava sendo colocado na ambulância.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru-PE.