Carregando...

quinta-feira, 22 de junho de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

VERDADE ULULANTE
Não é preciso siar, aos berros de esquina em esquina para se provar que Ibirajuba vive um momento de uma apoteose nunca vista antes. E eu vos explico: Antes as nossas festas, pareciam desfile de soldadinhos de chumbo, era tudo igual, a única diferença, era os aplausos dos quadrúpedes anti-racionários, ou seja, vivíamos feitos gatos, amarrados ao pé de uma mesa, presos a uma cretinice funesta. 
Mas agora, os ibirajubenses saem de suas casas com um sorriso cheio de dentes não postiços, e digo-vos; dentes sem nenhuma cárie.
Amigos, nossa cidade tá respirando tanta liberdade, que cada morador dá-se ao direito de andar, com um passarinho em cada ombro. Eis a verdade. Chegará um tempo que bastará um ibirajubense sair por aí, dando assobios, para que o Diário de Pernambuco e o Jornal do Commércio, tragam em sua primeira página, a seguinte manchete: "Ibirajuba têm o maior evento de assobios do mundo". 
Agora amigos, essa grandeza, só tivemos de 2 anos para cá. Antes éramos cachorros banidos de nossa casa. Mas os mesmos, que nos fizeram tomar o chá da tarde nas cavernas, agora são bípedes, que vivem de babá suas próprias gravatas. E mais, a torre de Babel que eles construíram, serviu-lhes de suco de pedras. Sem nenhuma indignação vos digo: Minha querida Ibirajuba fará 60 anos em Dezembro, mas de ressurreição, são apenas 2 anos.
Se é que vocês me entendem.  


TV DIGITAL ESTÁ CHEGANDO A IBIRAJUBA.

Fique ligado, Ibirajuba! Os canais de televisão com sinal digital estão chegando em nossa cidade.
A infraestrutura necessária para a ativação da transmissão do sinal digital terrestre aberto de TV está sendo concluída e em breve cobrirá a maior parte da região urbana. Essa iniciativa faz parte do Programa Digitalizar Brasil, que visa levar a tecnologia digital para todos.

Se você faz parte do cadastro de beneficiamento de Programas Sociais do Governo Federal, Não perca essa oportunidade!

O período de agendamento é até 5 de julho 2023. Entre em contato conosco pelo telefone 0800 000 1620 (segunda a sexta, das 8:00 às 18:00 horas) ou acesse seja digital.com.br/tvdigital, ou compareça presencialmente no CRAS, tendo em mãos seu CPF e NIS. Lembres-se: somente os beneficiários que agendarem até 5 de julho 2023 poderão realizar a retirada dos equipamentos, se necessário.

Estamos comprometidos em garantir a melhor experiência em televisão para você. Prepara-se para uma nova era de qualidade de imagem e som. Sintonize o futuro. 

quarta-feira, 21 de junho de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

TEODORA GALDINO
Ontem (Terça-feira 20/6), a quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho, teve mais uma noite de Glória. E não foi com o futsal, nem qualquer outro evento esportivo não. Tivemos uma festa junina, e todos naquele recinto, tiveram a alma fertilizada pelo o algodão doce, a apresentação das quadrilhas, a maça do amor, sim, tudo foi lindo.
Mas, quero falar de Teodora Galdino. Ela que tem do dom de lê a alma dos indivíduos, e com seu manancial de frases e palavras, contagia todos, eu disse todos. Meu Deus, acredito eu, que pessoas como Teodora Galdino, se encaixa na predestinação da alegria eternas. Basta meia duzias de palavras no microfone, para que a filha de seu Noé Galdino dê vida a qualquer ambiente. Em suma: Teodora Galdino, nos deu a certeza que todos aqueles que estiveram à noite na quadra Manoel Evaristo Sobrinho, foram felizes. E custo a crê que tal cerimônia de ontem, teria o mesmo brilho e glamour sem a presença de Teodora Galdino, jamais.
Sua locução é acima aprovada por todos que vivem das certezas imortais.
Que festa, que locução, digna e memorável.
Se é que vocês me entendem.



sexta-feira, 9 de junho de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA


É HOJE

Chegou enfim, o grande dia da final, a grande batalha do Futsal, entre OS GALÁCTICOS e MEU PSG.
Amigos, nunca antes, em toda história de nossa cidade, houve uma decisão esportiva, tão esperada igual a essa. Acredito que, que nenhum dos atletas envolvidos nessa decisão não se levantou da cama hoje, sem que antes não fizesse o sinal da cruz e rezasse o Pai nosso. 
Um dos jogadores que, que jogará a final a noite, me procurou e disse que fez até promessa para ser campeão, e chorou abraçado comigo.
Meu Deus se o Meu Psg for campeão, o bairro do mutirão fará devoções espirituais para cada jogador e os declarará semi-deuses por toda a eternidade. Alguns torcedores do Os Galácticos, amanheceram o dia com Santinhos pendurados nas mãos e no pescoço, apelaram para a fé. A quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho, hoje à noite, para uns será como a bomba de Hiroshima, já para outros, será  jardim do Éden. E vos digo; os 9 mil ibirajubenses, estarão na quadra, ali, será o palco da glória ou da morte, e vos afirmo; Deus e o diabo também estarão lá.
Sim o velho cronista esportivo Mário Santos, vai está presente naquele recinto esportivo, ele com mais de meio século de vida quer ver Os Galácticos e Meu PSG reescreverem a nossa história esportiva. Com suor, lágrimas e sangue e vos digo mais uma vez; o futsal de Ibirajuba, depois dessa decisão de hoje, nos dará, a própria ressurreição da alma esportiva, para a última santa ceia das vitórias eternamente.
Meu Deus, abençoai vivos e mortos, que estarão hoje à noite na Quadra Poliesportiva Manoel Evaristo Sobrinho.


quinta-feira, 8 de junho de 2023

CARRO CARBONIZADO FOI ENCONTRADO NA ZONA RURAL DE IBIRAJUBA. (ATUALIZADO)

Um veículo totalmente queimado foi encontrado na manhã desta quinta-feira (8/6) em uma estrada vicinal no Sítio Gavião zona rural da Cidade de Ibirajuba/PE.

O veículo foi encontrado por moradores do local que comunicaram o fato a Guarda Patrimonial de Ibirajuba que foi até o local para averiguar. 
O carro um Eco Sport totalmente  destruído, impossibilitando identificar mais características, placa PGY 8I11 não condizente . A principio também não foi encontrado vestígio de corpos no interior. Populares auxiliaram a afastar o referido veículo para a liberação da estrada.

PREFEITURAS RECEBEM REPASSE DO FPM NESTA SEXTA-FEIRA.

O valor repassado pela União para os municípios passa dos 5 bilhões de Reais.


Prefeituras de todo o Brasil recebem, nesta sexta-feira (9/6) mais de 5 bilhões referente aos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O dinheiro é creditado nas contas dos municípios através do Banco do Brasil.

O valor do repasse neste primeiro decênio de junho revela uma queda de 30%, em relação com o primeiro decêndio de maio. O FPM é fundamental para a maioria dos municípios brasileiros, principalmente os menores e mais pobres, que dependem deste dinheiro para pagar contas fundamentais como a folha de funcionários, além de serviços de saúde e outras despesas prioritárias.

Os recursos são descontados de impostos arrecadados pelo governo federal e são repassados às prefeituras a cada dez dias do mês.

O FPM é uma das principais fontes de receita dos municípios. Conforme dados da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), o Fundo é a maior fonte de recursos para cerca de 60% das prefeituras de todo o Brasil. Quando cai a arrecadação, a maioria dos gestores municipais enfrenta grandes dificuldades para manter as contas em dia. 

O FPM é um fundo que representa 22,5% da arrecadação da União com os valores recebidos pela Receita Federal do Imposto de Renda e o IPI. São três transferências de recursos por mês, feita a cada dez dias (por isso o nome "decêndio"). Se a data cair no sábado, domingo ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior. O dinheiro das prefeituras é creditado pelo Banco do Brasil.

Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo TCU, de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita dos estados. Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM.

Os demais municípios brasileiros são considerado de interior, e ficam com 86,4% do fundo. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem - além da participação como município de interior - uma cota adicional de 3,65. 
fonte: Brasil 61