Carregando...

sexta-feira, 7 de julho de 2023

LULA LIBERA R$ 5,3 BILHÕES EM EMENDAS PIX EM MEIO A VOTAÇÃO DA REFORMA.

O governo do presidente Lula liberou o pagamento de R$ 5,3 bilhões em emendas Pix anteontem, véspera da votação da reforma tributária. Esse tipo de recurso é indicado por deputados e senadores e enviado a Estados e municípios sem transparência e fiscalização. Com a decisão do Palácio do Planalto, o dinheiro está pronto para cair na conta das prefeituras e governos estaduais.

O montante se soma aos R$ 2,1 bilhões empenhados pelo governo em emendas parlamentares apenas na primeira semana de julho, em meio às negociações na Câmara para aprovação da reforma tributária, do novo arcabouço fiscal e do projeto que altera as regras do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

No que se refere às emendas Pix, foi a maior liberação de emendas em um único dia. O Planalto nunca havia manuseado um volume tão grande de emendas Pix desde que o modelo foi criado, há quatro anos. 

Drible
A transparência dribla os órgãos de controle e não é fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O modelo caiu na graça dos parlamentares e subiu de R$ 621 milhões em 2020 para R$ 7 bilhões neste ano, turbinado após o fim do orçamento secreto. Hoje, a emenda Pix é usada por 86% dos deputados e senadores.

Parlamentares e prefeitos defendem esse tipo de emenda pela rapidez de pagamento. O dinheiro é enviado sem planejamento, antes de qualquer obra ou serviço público ter sido realizado e pode ser aplicado como o município bem entender, diferentemente do que ocorre com outros tipos de emendas. Na conta da prefeitura, o recurso fica sem "carimbo" para rastreamento.

A liberação ocorreu em um momento crucial para o Palácio do Planalto, com a chegada a Brasília de diversos deputados, senadores, governadores e prefeitos para negociar a reforma tributária. O governo é obrigado a pagar as emendas, mas controla o momento da liberação e age para evitar um caos na articulação política.

Por um lado, o governo tenta chegar a um acordo comum com os líderes políticos para a aprovação de projetos de temas da agenda econômica. Ao mesmo tempo, tenta conter o Centrão. O grupo comandado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cobiça até o controle do Ministério da Saúde. 

Especialistas apontam falta de fiscalização e risco de desvios, a emenda Pix já foi usada para realização de Shows sertanejos em cidades sem saneamento, asfalto e emprego e bancou gastos irregulares no meio da campanha eleitoral, deixando a população sem investimentos.

O método dos congressistas continua o mesmo em 2023: dinheiro concentrado em redutos eleitorais, sem critério de distribuição, sem equilíbrio entre municípios e privilegiando parentes. Arthur Lira, por exemplo, colocou R$ 500 mil na prefeitura de Barra de São Miguel (AL), governada pelo pai, Benedito de Lira (PP). Valdir Rossoni destinou R$ 16 milhões para Birutina (PR), onde o filho, Rodrigo Rossoni, é prefeito.

Após a revelação do uso da emenda Pix, o governo exigiu neste ano que as prefeituras apontem onde pretendem aplicar o dinheiro. As indicações feitas, no entanto, são genéricas, como "saúde" e "infraestrutura urbana", sem a apresentação de projetos específicos. Além disso, não há exigência de prestação de contas após o uso do dinheiro, o que colocou órgãos de controle em alerta.

O TCU ficou fora da fiscalização e decidiu que o acompanhamento dos gastos cabe aos tribunais locais, nos Estados e municípios, onde vários órgãos são ocupados por parentes de políticos. O tribunal ainda estuda uma norma para determinar como se dará a fiscalização. Enquanto isso, o dinheiro é gasto. Em quatro anos, a emenda Pix já totalizou R$ 13 bilhões. 
fonte: Notícias ao Minuto.

CRÔNICA ESPORTIVA


PARTIDA DOS SONHOS

O goleiro Bertinho alça a bola para o meio de campo, Geno segura a pelota, dribla a saudade, parceiros e adversários imóveis. Próximo da pequena área, a escola Manoel Moreira da Costa nos treinou para a vida, e na corrida do tempo, Nequinho de Fausto tocou para Ramon. Mas a um Monte Everest, para se escalado antes do gol, então Ramon deixou a bola para Geno, ai Geno sorriu e chutou a bola que fez um "S" no ar, "S" de saudade dos amigos que já se foram. Lavai o goleiro adversário para a bola, não adianta, a torcida ibirajubense mordida de nostalgia já grita: ééééééééééé gooooooool! O gandula, o vendedor de laranja e o palhaço do circo que chegou na cidade, se abraçam e dizem, que gol que emoção. Sim, eles estão felizes com toda certeza, irão comemorar a vitória, tomando refresco lá em dona Maria de Zé Izidoro. 
Voltemos ao jogo, porque teve mais três gols, 1 de Ramon e 2 de Izidio Pé de Pato. Lavai Geno com a bola outra vez, agora para o banho no açude. 
E depois? Depois, correr na frente do tempo, e fazer a Partida dos Sonhos para além da eternidade.


POPULAR FOI BRUTALMENTE ASSASSINADO A GOLPES DE FACA EM IBIRAJUBA.

VÍTIMA
O crime aconteceu na tarde desta quinta-feira (6/7) na loteamento minha casa minha vida, na cidade de Ibirajuba agreste de pernambuco.

A Vítima o pedreiro Jailson Barbosa dos Santos, de 39 anos conhecido por Jai, ele foi assassinado pelo vizinho identificado apenas por Adeilson. 

Segundo as informações, o criminoso invadiu a propriedade da vítima que não gostou da invasão e foi conversar com ele numa boa, para que isso não voltasse a acontecer. O assassino não gostou da conversa e sacou de uma faca que estava em sua cintura e golpeou a vítima que tentou correr, mais tropeçou em uma cerca de arame farpado, nisso o agressor se aproveitou e esfaqueou a vítima várias vezes causando sua morte. Após ceifar a vítima do seu vizinho o criminoso se evadiu tomando rumo ignorado. A polícia pede que quem souber do paradeiro do mesmo entrar em contato pelo telefone 190.

Jai que era bastante conhecido na cidade de ibirajuba, deixou três filhos menores. O seu corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru.

quarta-feira, 5 de julho de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS


PÁGINAS DA MINHA VIDA

Desde o dia em que  nasci, eu tenho um punhal enfiado no meu peito. É uma saudade, que nem o Pavão misterioso e nem o mais ilustre dos cometas, arranca tamanha dor do meu peito. 
Caminho pela a calçada, às pessoas da outra calçada são felizes. 
Os meus livros antigos, trazem- me algum prazer, às letras fazem-me companhia.
Nos dias de maior saudade, sairei caminhando pela às estradas do sítio gavião. Molharei os pés no riacho, e darei bom dia a todas às pessoas que eu encontrar. Às borboletas, não sabem os nomes das pessoas que eu amava e já  morreram, a morte é uma semente da saudade, todos morrem!
Que horas são? Não me digam. O tempo já passou, às flores do Mussambê, agora perfumam o silêncio da casa abandonada. Só restou, os desenhos feitos com lápis  na parede, capas de discos antigos e uma vida. 
Minha vida.
Se é que vocês me entendem.

CRÔNICA ESPORTIVA


TÁ NA BOCA DA TORCIDA

Isso é inédito, o Escrete do Povo foi santificado aqui em nossa terra e também no céu.  E eu explico: Na feira livre do Mutirão, meia dúzia de bêbados declararam..."A nossa equipe esportiva tupiniquim, se um dia foi um vira- latas...hoje é Santa."  Taí, a ressurreição dos Santos de Casa. Do Alto de São Francisco, aos botecos dos sítios, todos berram:  O Escrete do Povo é o  pão nosso de cada dia. Agora vos pergunto: Há em toda Ibirajuba, alguma coisa mais santificada do que o Escrete do Povo?. Perguntai também ao padre e ao sacristão!. É assim, não há reconhecimento melhor do que, o reconhecimento da Boca do Povo. Amigos, ao torcedor que beatificou o Escrete do Povo, tudo! Os antagônicos de Mário Santos, mesmo aqueles que usam sua posição de centauro, que sejam elevados a lambedor de rapadura. Duda Sobral e Clemildo Galdino, com toda certeza terão glórias eternas, na terra e  no céu. O estádio Severiano Gomes, com sua grama fresca agora alimenta ovelhas e patos. Seria a predestinação do nosso futebol, dá às bênçãos, das escrituras sagradas do nosso futebol, ao Escrete do Povo? Creio que sim!. Geno foi o maior jogador do nosso município e ninguém contesta.  Pois bem, todo ibirajubense, que um dia já teve a cabeça molhada com o sereno  de nossa querida cidade, também geme e grita: O Escrete do Povo nunca foi, e nunca será um cão sem dono!


terça-feira, 4 de julho de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

VOLTANDO PRA CASA

Muito melhor que beber um copo d'água quando se está com muita sede, é puder voltar pra casa. 
No caminho da volta, parar nas sombras da Jurema Preta, passar na bodega do vendedor que ainda hoje vende fiado. 
Quanta felicidade!
Conversar com os passarinhos, comer bolacha seca e tomar um bom café, depois um cigarro de palha para tirar a ansiedade.
Quando chegar em casa, quero sentar juntinho ao fogão de lenha, aliás, não se pode sentir a vontade de está em casa, sem que o fogo de lenha não esteja aceso.
Meu Deus! como eu sofri longe de casa. Sentir saudade do meu engraxate, e dos meus sapatos também, que pena, que minha mãe não está mais lá, meu pai agora distante.
Tudo dói muito, assim que eu chegar em casa, irei procurar o caderno das minhas anotações, quero saber, quando tempo faz que eu comprei meu realejo Pátria Formosa" e as datas das festinhas da escola.
Voltei para minha, tô em casa. Oxalá, eu só saio daqui, vencido pela força da morte.
Se é que vocês me entendem.