Carregando...

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

POPULAÇÃO INVADE A CÂMARA MUNICIPAL DE JUREMA.

Uma cena inusitado aconteceu nesta quarta-feira (29/11) na cidade de Jurema no agreste de Pernambuco, quando a população da cidade ocupa as dependências da Câmara de Vereadores da cidade. O descontentamento coletivo foi porque os vereadores resolveram aprovar as contas do ex-prefeito, ao contrário da recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) que indicava a rejeição sem ressalvas das contas do ex-gestor. 

O cenário de revolta se iniciou com a expectativa de que as contas do atual prefeito Branco de Geraldo seria reprovada mesmo o parecer do Tribunal de Contas recomendar a aprovação sem ressalvas e isso surpreendeu a todos por ver as contas do antigo gestor serem aprovados e a do atual não.

A indignação, expressa por meio de palavras de ordem, vaias e gritos, reflete a insatisfação da população diante do que consideram uma afronta à transparência e responsabilidade fiscal. A reação ganhou força com a decisão dos moradores de lavar o protesto para as ruas, utilizando um carro de som como instrumento para denunciar o que percebem como uma atitude questionável por parte dos vereadores.

Nos bastidores, a atmosfera política de Jurema está carregada de especulações sobre os motivos que levaram à aprovação das contas do ex-prefeito. Rumores indicam que Agnaldo Inácio, apontado como articulador dos bastidores, estaria influenciando os vereadores em um suposto boicote à atual gestão, visando as eleições de 2024.

O contexto se agrava com as contas de Agnaldo já rejeitadas quatros vezes pelo TCE, colocando sua administração entre as mais mal avaliadas do país no quesito responsabilidade fiscal. A população de Jurema, ao ocupar a Câmara, busca não apenas protestar contra a aprovação das contas, mas também lançar luz sobre possíveis interferências políticas que comprometem o curso transparente e ético da administração municipal. A revolta, palpável nas praças públicas da cidade, reforça o desejo da comunidade por uma gestão que priorize a integridade e atenda aos interesses coletivos.  

CRÔNICA ESPORTIVA


TÁ CHEGANDO A HORA

Domingo, o estádio Severiano Gomes, terá o seu jogo mais esperado. O Meu PSG e o Ibirajubense, farão a maior e mais apoteótica decisão do futebol da cidade. Eu gostaria de saber, o que pensam os jogadores dos 2 times. Será que Ramón, Neném de Raminho, Luís Carlos, Sarin e companheiros de equipes, estão dormindo, ou bebendo água sem tremer as mãos? Para ambas equipes, será um título inédito, um casamento com às fantasias eternas. O Meu Psg e o Ibirajubense, domingo que vêm, eles terão os seu batimentos cardíacos, contados um por um, até o apito final, Edvaldo Pergentino (do Meu PSG) e Romário Damião (Do Ibirajubense), estarão na beirada do campo, vivendo e morrendo, a cada drible, a cada chute! Será uma luta espiritual, futebolística e ambos estarão pegados com Deus! E a torcida irá roer às unhas, plantar bananeiras, e no fim do jogo, às pessoas nas calçadas e das ruas da cidade, berrarão para o sempre o nome do Campeão.


terça-feira, 28 de novembro de 2023

FPM: GOVERNO FEDERAL REPASSA R$ 3,3 BILHÕES DE REAIS PARA AS PREFEITURAS.

O União deposita, nesta quinta-feira (30/11), nas contas bancárias das prefeituras do país, um total de mais de R$ 3,3 bilhões, relativo à terceira parcela de novembro do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O Brasil possui mais de 5.500 municípios e todos ele têm direito a estes recursos, que são descontados do contribuinte através do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)  e são distribuídos às prefeituras através do Banco do Brasil.

Somente as prefeituras com algum tipo de pendência (de ordem burocrática ou devido a inadimplência) estão impedidas de receber. Mas, a maioria está "em dia" e tem acesso aos repasses, que podem ser usados pelos gestores municipais de diversas formas, em benefício da população.

De acordo com o consultor de Orçamentos César Lima, os repasses do FPM neste terceiro decêndio do mês apresentam uma queda de 10% em relação ao mesmo decêndio do mês anterior. "Apesar de apresentar um acréscimo de 16% em relação ao mesmo período do ano de 2022, essa queda reinicia um ciclo de baixa que tinha se estabilizado no início do segundo semestre", avalia. Portanto, o Fundo "retoma uma tendência de queda". 

No entanto, o especialista observa que é necessário esperar pelos resultados da arrecadação de dezembro, mês em que tradicionalmente há o aumento do consumo, em função do período natalino, "para ver se há uma melhora nesse cenário". César Lima acrescenta ainda que, em geral, "a recomendação aos perfeitos é que eles utilizem esses valores para o pagamento de pessoal e também para acertar as dívidas, que podem vir a bloquear o FPM, casa não sejam quitadas".

Os percentuais de participação de cada município são calculados pelo Tribunal de Conta da União (TCU), de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a rena "per capita" dos estados.

A transição para os novos números do censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) está sendo implantada, aos poucos, depois da aprovação pelo Congresso Nacional de uma nova lei voltada ao assunto, já sancionada pela Presidência da República, segundo a qual a mudança dos valores repassados, conforme os novos dados demográficos, será feita ao longo de dez anos. 
Fonte: Brasil 61

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS

AUSÊNCIA
Que vontade de voltar ao velho sítio Gavião, acordar cedo, esperar minha mãe varrer o terreiro para botar o café. Depois ir pescar no Rio, assar o peixe na beira d'água, e sem nenhuma inquietação na alma, tomar banho na água calma e fria. Ver meu pai, pendurar em uma vara de pau, alguns peixes ainda vivos, com os pés descalços voltar para casa.
Ás pessoas da cidade, não tinham boas notícias nos jornais, o preço do pão, a morte do guarda noturno, foi infarto, não, foi a tiros... No sítio Gavião não havia notícias, nem grilos em postes, e isso era tão bom.
A Escola Manoel Moreira da Costa é sonho, mas antes pegamos tuins e curió. O radinho de pilhas, anuncia o desaparecimento de um cachorro. Meus Deus! Com tantos pirulitos e algodão doce, falar do desaparecimento de um cachorro, dá vontade de rir.  
O redemoinho entra pela a porta, o fogão de lenha quase se apaga, o bêbado se assombra.
Que sol de solidão, que lua tão grande no sítio Gavião, às noites são dos vagalumes...
E minha mãe, nos dava à benção, e a vida não precisava lutar contra a morte.
Se é que vocês me entendem.


quinta-feira, 23 de novembro de 2023

LULA SANCIONA PROJETO QUE LIBERA R$ 15 BILHÕES PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (22/11) o projeto de lei que libera R$ 15 bilhões para compensar a perda de arrecadação de estados, Distrito Federal e municípios. O texto também abre crédito especial de R$ 207,4 milhões para pagar despesas de oito ministérios.

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no início do mês. Do total de recursos para estados e municípios, R$ 8,7 bilhões vão cobrir perdas da arrecadação do ICMS. Outros R$ 6,3 bilhões compensam a redução nas transferências aos Fundos de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e dos Municípios (FPM) em 2023.

O repasse para compensar as perdas com o ICMS está previsto na Lei Complementar 201, de 2023, sancionada em outubro. Segundo o texto, a União deve repassar R$ 27 bilhões a estados e ao Distrito Federal até 2025.

O presidente também assinou hoje uma Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R$ 879,2 milhões a estados, municípios e o Distrito Federal.
fonte: Notícias ao Minuto.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

CRÔNICA ESPORTIVA


O LADO "B" DA BOLA.

Meus Deus! Até os cachorros e os gatos, sabem que a Crônica Esportiva CHUTANDO A BOLA, não têm nenhum anexo, com a filosofia dos antagônicos do nosso futebol, não, de jeito nenhum! Antigamente, quando terminava o jogo, jogadores, a bola e os torcedores, eram todos empurrados em uma caverna. Caíam num anonimato coletivo. Então, Mário Santos, com suas linha frenéticas, seu vida ao futebol da cidade. Colocando em evidência os nomes e os sobrenomes dos personagens de fora e de dentro do campo. A crônica Esportiva CHUTANDO A BOLA, fez com que um piolhento pudesse ser um César Augustos, um estadista ou até um semi-deus, ou talvez quem sabe um cretino salvador da pátria. Se os assassinos da bola veem o folclore das vogais e das consoantes de Mário Santos, como se fossem uma narrativa de Alfred Hitchcock, lamento, Seu que a fauna de quadrúpedes, que bebem o último como d'água e matam o nosso futebol de sede, ainda é um castelo branco em plena praça pública. 
Amigos: A Crônica Esportiva CHUTANDO A BOLA, nada mais é que letras e letras garrafais escritas, mastigadas e renegadas no apito final da baba ovina, bovina e da boda de meia dúzia de bêbados. O velho cronista esportivo do Sítio Gavião, têm algum mérito? Têm! O mérito de ser um apaixonado pelo futebol, quase crucificado na cruz da burrice triunfal e mais nada.