Carregando...

terça-feira, 15 de abril de 2025

CRÔNICA DE MARIO SANTOS.

VERÃO
Os passarinhos, toma banho nas águas, das poças da estrada. 
Verão das noites de luz, onde líamos o "Pavão Misterioso" nas Literaturas de Cordel.
Os meninos, cortavam a madeira do pé de Burra Leiteira para fazer visgos de pegar passarinhos.
Água fria do pote, acendia um cigarro, olhava o sol quente, tudo quieto.
Às vacas descansavam na sombra do juazeiro, no terreiro o cachorro fugia do calor.
Sem chuva e sem lama, dia bom para pescaria, bom para tirar mel das abelhas.
Meu avô, todo verão fazia doce de facheiro com rapadura, "doce apurado" dizia ele.
Verão, dos longos e tristes.
Verão, das histórias de trancoso, que minha vó contava, e eu jurava que era verdade.
Quisera eu, ter outros verões, nem que fosse nas histórias de trancoso.
Se é que vocês me entendem!!! 

Mário Santos Colunista

domingo, 13 de abril de 2025

MÉDICO DIZ QUE QUADRO DE SAÚDE DE BOLSONARO NÃO APRESENTA MELHORA.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido na noite de sábado (12/4) para o hospital DF Star, em Brasília, onde deverá passar por uma cirurgia para desobstrução intestinal. A equipe médica informou que a intervenção será extensa, envolvendo a retirada e recolocação de uma tela no abdômen, devido às sequelas da facada sofrida em 2018. Segundo o médico Leandro Echenique, o estado geral de Bolsonaro é estável, mas o quadro abdominal não apresentou melhora.

"É uma cirurgia aberta, que vai corrigir essa parte da obstrução das alças intestinais). Vai tirar a tela que ele tem, recolocar, então via ser feita a desobstrução. Então é uma cirurgia bem extensa. Veja bem, é um abdome que já foi muito manipulado, desde 2018, quando ocorreu a facada", afirmou o médico.

A transferência ocorreu após Bolsonaro sentir fortes dores abdominais durante um evento no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (11/4). Ele foi inicialmente atendido em Santa Cruz, cidade a 115 Km de Notal, e depois levado para um hospital na capital do Rio Grande do Norte, antes de se encaminhado a Brasília. O ex-presidente chegou desidratado e com uma distensão abdominal significativa, o que preocupou a equipe médica, conforme relatou o médico Claudio Birolini, especialista em parede abdominal.

Michela Bolsonaro optou por manter o tratamento do marido em Brasília, sob os cuidados de Birolinio, mesmo com aliados sugerindo a transferência para São Paulo, onde Antonio Luiz Macedo, médido que acompanha Bolsonaro desde 2018, poderia realizar o procedimento. A decisão geroi divergências entre os aliados, mas Michele preferiu manter o ex-presidente próximo da família.

Durante o voo para Brasília, Bolsonaro demonstrou bom humor, conforme relatou o senador Rogério Marinho (PL-RN). Ele perguntou sobre o jogo do Palmeiras, que venceu o Corinthians por 2 a 0, e manteve contato com os filhos e a ex-primeira-dama. Na chegada ao hospital, acenou para apoiadores que rezavam pela sua recuperação.

De acordo com o boletim médico, o procedimento para desobstrução intestinal pode ocorrer neste domingo (13/4). A equipe médica segue monitorando o estado de Bolsonaro, enquanto aguarda os resultados dos exames para confirmar os próximos passos no tratamento. 
Fonte: Notícias ao Minuto.

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS. # 252

NO SEU ESTILO
Flores nas calçadas, 3 padarias e mais da metade dos gatos do mundo, que agora escrevem roteiros de filmes de bang-bang, e vez por outra, desfilam nas páginas dos gibis.
Amigos: O bairro do Mutirão, agora, têm status de um Martín Luter King. 
A nossa posologia ou modo de usar, é algo de utilidade pública. Se um dia, Ibirajuba quiser reescrever sua liturgia da metafísica, o bairro do Mutirão, será uma poesia eclesiástica.
Se é que vocês me entendem!!!

sábado, 12 de abril de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA. #219


SAUDADE
Um sábado sem futebol. 
Na janela da casa velha, meu coração de bola, chora a saudade do meu pai. O velho sempre me disse: "Mário, deixa de tolice, a vida é um gol; às vezes faz rir, às vezes faz chorar". 
Meu velho pai, não esqueça, o sítio gavião, é uma eterna partida de futebol.
Chuteira que o tempo parou, é o meu coração sem você meu pai. Driblei o tempo, mas o sonho acabou. Sem meu pai os jogos do Santa Cruz no rádio é uma tristeza presente, que os 45 minutos finais, nunca acabou... 


sexta-feira, 11 de abril de 2025

URGENTE:

BOLSONARO SENTE DORES E É INTERNADO AS PRESSAS.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado as pressas em um hospital na manhã desta sexta-feira (11/4) na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, após passar mal.

Segundo as informações Bolsonaro procurou atendimento médico após sentir fortes dores.

O ex-presidente estava em na cidade de Santa Cruz (RN) para o lançamento do projeto de seu partido, o Rota 22, para fortalecer a presença do PL no Nordeste por meio de visitas, oficinas e seminários.

Bolsonaro foi transferido para Natal para o atendimento médico e para passar por exames.

CRÔNICA ESPORTIVA. # 218


INSANIDADE
O Medeiros me falou que os jacarés do açude estão fazendo a escalação de todos os times que jogaram no estádio Severiano Gomes. Não são os jacarés, são os sábios da crônicas de Nárnia.
Chegamos ao ponto, em que às filosofias dos jacarés do açude, podem concorrer ao Oscar.
Há uma verdadeira pornografia, explícita no futebol brasileiro, agora, quem conhece a bola durante o jogo, é um Bismarck ou um rei das Arábias.