Carregando...

sexta-feira, 2 de maio de 2025

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS. #259

AI DE VÓS
Ai de vós, hipócritas, que de tanto estarem na direita ou na esquerda,  se tornaram ambidestros.
Ai de vós que se dizem amar o nosso futebol, e nunca deram um obrigado ao Escrete do Povo.
Ai de vós, que se dizem amantes de nossa cultura, mas nunca aplaudiram a Zé Feliz.
Ai de vós, amantes do rádio, mas nunca escutaram a Gameleira Fm.
Ai de vós, famintos pelas glórias, e só olhais para o próprio umbigo.
Ai de vós, que se dizem amigos de Ibirajuba, e só pensam no poder.
Ai de vós, que vão à missa e aos cultos religiosos, e nunca oraram pelo nosso município.
E digo mais: Ai de vós, que leem as Crônicas de Mário Santos, e negam-lhe um bom dia.
Se é que vocês me entendem!!!

quinta-feira, 1 de maio de 2025

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS. #258

GLAMOUR
A rua 26 de Março, hoje foi elevada a categoria de imortal. E vos direi porque.
Depois do meio dia, e bem antes do pôr-do-sol, o carro de algodão-doce adentrou em nossa rua, esses felizes vendedores, são mais importantes que o baile da Ópera de Viena. Meu Deus, aquele casal anunciando "Olha o algodão-doce", deveriam ganhar ainda em vida estátuas deles dois na entrada da cidade. E a rua 26 de Março no mutirão, lhes dariam honrarias de santificação. 
O colorido daqueles algodão doce, é mais esperado que um César, ou um Csar, ou sei lá o que. 
Ora, não se assuste, se alguém lhe disser: "Eu vi no céu, o carro do algodão doce".
Se é que vocês me entendem!!! 

quarta-feira, 30 de abril de 2025

CRÔNICA ESPORTIVA # 222


QUANTAS INTERROGAÇÕES
Eis um verdadeiro latifundiário esportivo! O que parecia um cafezinho, da revista Tico-tico, ou uma dor-de-cotovelo em fase experimental, transformou-se em uma conversa com o quase-senhor Medeiros. Não há pretexto para se tomar um copo d'água em nossa cidade, que não seja para dar a eloquência pré-histórica, a divindade do nosso futebol. Futebol do crânio, da alma assassinada, em um domingo em que os cavalos passam a reger a bola. Nem César Augustus dominaria o sangue de um quase-Medeiros, que nada mais é que um defunto no estádio Severiano Gomes.
Até o próximo gol!!!

JARBAS FILHO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DE 63 ANOS DE ITAÍBA.


O deputado estadual Jarbas Filho (MDB) participou das celebrações dos 63 anos de emancipação política do município de Itaíba, no Agreste pernambucano. Ao lado do prefeito Pedro Pilota, do vice-prefeito Leandro da Saúde e da ex-prefeita Regina da Saúde, o parlamentar participou de entregas importantes, como o centro social do povoado Jirau e de três veículos voltados para a saúde, sendo um deles uma ambulância equipada.

"A minha pareceria com Itaíba começou a pouco mais de dois anos e é um município em que eu conheço as pessoas pelo nome e onde eu me sinto em casa. Quero parabenizar a todos que estão à frente da prefeitura, em nome de Pedro, pois eu tenho certeza que Itaíba está no caminho certo".

Na manhã da segunda-feira (28/4), Jarbas prestigiou a missa na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, depois esteve na solenidade de hasteamento da bandeira e corte de bolo. Na oportunidade, o deputado anunciou a destinação de recursos para o município, frutos de emendas parlamentares de sua autoria e do senador Fernando Dueire. "Tenho certeza que esse recurso vai ajudar na gestão do prefeito, serão investimentos importante na saúde que serão fundamentais para colaborar com a qualidade de vida dos itaibenses", concluiu.

Jarbas Filho ainda marcou presença na primeira noite da festa, que contou com apresentações de artistas locais.
Crédito: Willams Aguiar

terça-feira, 29 de abril de 2025

CCLJ DA ALEPE APROVA PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DE r$ 1.5 BILHÕES DE REAIS.

Depois de muita celeuma, o pedido de empréstimo de R$ 1,5 bilhão foi aprovado na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29/4). O projeto foi enviado pelo Governo do Estado em fevereiro e, desde então, era aguardado na pauta da CCLJ.

A oposição alegava que precisava de mais detalhes. Na semana passada, as informações do Governo foram consideradas satisfatórias. Uma emenda apresentada pelo deputado Edson Vieira (UB) foi incluída, e se refere a critérios de prestação de contas dos recursos.

Conforme o Governo, os recursos serão aplicados em vários setores, mas priorizando a infraestrutura.

O pedido e empréstimo ainda será avaliado nas comissões de Finanças e de administração para, então, ser votado no plenário.

CRÔNICA DE MÁRIO SANTOS. #257

O TEMPO PASSOU
Que água tão boa, e a água era do barreiro.
Uma vez, minha mãe me disse: "Meu filho, a vida só é boa, porque tudo passa, tudo se acaba." E só agora eu entendi.
Quando sinto saudades dos meus avós, vou à casa velha onde eles moraram. Ali, só os rouxinóis e os morcegos sabem a dor da solidão. O café feito no fogão de lenha, nas noites de lua com o céu estrelado. Quanta falta faz a comida simples de minha mãe.
Na sexta-feira, no banco de quebra-queixo, doces e uma boa caneca d'água.
Uma vez fomos para o rio da chata, pegamos um molho de peixe... Que almoço inesquecível, que tarde linda.
Na escola Manoel Justino (Sítio Gavião), não tinha merenda... nós íamos para os pés de imbu.
Certa vez, fui para Cachoeirinha e lá tomamos caldo de cana com pão doce, que vendedor simpático.
A escola Manoel Moreira da Costa, às vezes, dava-me medo, mas quem não queria estar naquele recinto escolar?
Meu pai falava-me de tudo, menos do bicho-papão e do Saci Pererê. Naquele tempo, a vida era tão boa que não tínhamos bicho nenhum. Quando tive meu primeiro par de sapatos da marca Conga, eu já tinha quase 12 anos... aquilo foi um sonho, e o que Mariazinha ia achar dos meus pés calçados?
Chiclete, algodão-doce e pirulitos... meu Deus! Só em sonhos.
A minha casa era pintada na cor rosa, e meus pais viviam orgulhosos daquela tão linda cor. As cortinas da sala eram marrons, e o rádio da marca "ABC-Voz de Ouro" ficava sempre ligado na rádio Difusora de Caruaru no programa "Correio Nordestino" com Ivan Bulhões.
E o tempo passou... mas, não para mim... e Deus sabe!
Se é que vocês me entendem!!!