quarta-feira, 31 de agosto de 2022

MANCHAS DE ÓLEO FORAM ENCONTRADAS EM MAIS DUAS PRAIAS DE PERNAMBUCO.

A novela das manchas de óleos nas praias voltam a se repetir em Pernambuco. As manchas de óleos já chegaram as praias de Paulista e Goiana. 14 quilos do material desconhecido já forma recolhidos na praia de Carne de Vaca (4 kg) e na praia de Ponta de Pedras (10kg).

O óleo tornou a aparecer nas praias de Pernambuco, após três anos de um dos maiores desastres ambientais do litoral brasileiro. Em 2019, toneladas de petróleo invadiram as praias litorâneas, provocando danos irreversíveis na vida marinha, além de impactos na economia local.

Equipes do Semas-PE, Agência CPRH, Ibama e Capitania dos Portos realizam vistorias nas faixas de areia dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Ipojuca e Goiana.

Na terça-feira (30/8), a equipe de emergência ambiental do Ibama realizou sobrevoo de análise da costa e do alto mar. O instituto divulgou nota, ainda na noite de ontem, afirmando que não encontrou vestígios de manchas de óleo no litoral nordestino. 

Até o momento, houve a confirmação de que vestígios de óleo tenham chegado em faixas de areia de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré e Recife, além de Paulista e Goiana. 

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), em Ipojuca, Igarassu e Itamaracá a quantidade de vestígios encontrados foi muito pequena.

Ainda de acordo com a Secretaria, a amostra dos materiais coletados estão em análise em dois laboratórios. Uma das análises acontece no Laboratório OrganoMAR, da UFPE, e vai comparar o perfil do material com o do óleo que atingiu o litoral brasileiro em 2019.

A outra análise acontece no Instituto de Estudos Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, onde verifica a composição do material de maneira mais detalhada.

Até hoje, os responsáveis pelo derramamento de óleo em 2019 não foram punidos. Na época uma CPI foi aberta na Câmara dos Deputados, foi encerrada em abril de 2021 sem apresentar nenhum resultado. 
Agora a cena volta a se repetir, e com certeza mais uma vez vai ficar na impunidade.
fonte: NE10

Pesquisar este blog