quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

MUNDO FORROZEIRO DE LUTO: CANTORA E COMPOSITORA MORRE AOS 50 ANOS DE IDADE.

Músicas como "Brilho da Lua"; "Meu vaqueiro meu Peão"; Saga de um vaqueiro; "Tatuagem", fazem parte das centenas de músicas compostas pela artista.
* 08/08/1972
+ 03/01/2023

Uma notícias pegou milhares de fãs e mundo forrozeiro na noite desta terça-feira (3/1), a morte da cantora e compositora RITA DE CÁSSIA. Ela estava internada na UTI de um hospital privado de Fortaleza-CE, a artista lutava contra o diagnóstico de Fibrose Pulmonar, doença é caracterizada quando o pulmão do indivíduo fica com cicatrizes no tecido ou passa a ser mais endurecido. A enfermidade reduz a capacidade de expansão do órgão no processo de respiração. 

RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA REIS, este é o nome de batismo de Rita de Cássia, nasceu em 8 de agosto de 1972, penúltima filha do casal o sanfoneiro Francisco Flor dos Reis e da professora Maria Oliveira dos Reis, ela tinha 11 irmãos. 

Quando começou a compor, escrevia suas composições em cadernos e guardava só para ela, porque não se interessava em mostra a ninguém. Quando concluiu o 2° grau seu irmão Redondo a convidou para se cantora da Banda Som do Norte. Mesmo sem aprovação dos pais, ingressou em seu sonho de cantar e ser uma grande compositora com o tempo ela os fez mudar de ideia.

Em 1992 a cantora Eliane grava Brilho da Lua, tornando sucesso absoluto, sendo a música mais executada em Fortaleza. Logo em seguida, "Sonho Real" foi gravada pela Banda Mastruz dom Leite que já começava a despontar com muito sucesso no Ceará e outros Estados.

Em 1993, Mastruz com Leite grava "Meu Vaqueiro, Meu Peão" de Rita de Cássia, que é tida como marco inicial do forró eletrônico. Começa ai o estrelato de Rita de Cássia como compositora. Ganhou o diploma “Destaque de Melhor Compositora do Ceará 1993”. O forró começava a tomar conta de todo Nordeste com a nova linguagem romântica, a poesia. A forma direta de falar de amor começou a dar certo e Rita de Cássia, usando todo o seu talento e carisma, continuava compondo canções lindíssimas e recebia muitos elogios a cada dia de locutores, bandas e de principalmente de jovens que passaram a gostar do forró com esta grande revolução.

Em 1994 ganha o prêmio "Destaque da Região Vale do Jaguaribe" como melhor compositora. Além disso, já estava em 8° lugar entre os melhores compositores do País e em 1995 recebeu os parabéns do ECAD ( Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), por ter sido primeiro lugar em execução no Brasil, juntamente com a SomZoom Stúdio. Foi também nesse ano que foi gravado o primeiro CD intitulado Rita de Cássia, Redondo e Banda Som do Norte, tendo como sucesso a música "No voo da asa branca", em que retratava a saudade dos nordestinos que deixavam sua terra natal e partiam para as grandes cidades. 

Em 1998 Mastruz com Leite volta a fazer sucesso com a música "Tatuagem" de Rita de Cássia, que foi uma das mais tocadas nas rádios de todo o Brasil.

Em 2000 seus méritos também foram reconhecidos no evento "XX - O Século das Mulheres", promovido pela jornal Folha do Comércio, onde ela foi homenageada e recebeu o título de "Compositora do Século XX".

Em 2002 teve novamente a explosão de suas composições na música "Jeito de amar (Porres por você", gravado nas vezes de Solange e Xandy (Aviões do Forró), e mais tarde pela Mastruz com Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog